Buscar

fisiologia do anti-edema, fisiopatologia do edema e exame clinico do edema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fisiologia anti-edema
Sistema circulatório
O ventrículo esquerdo bombeia o sangue à aorta, que, em seguida, preenche a circulação sistêmica e finalmente chega aos capilares, onde ocorrem as trocas com os tecidos orgânicos. Porém, para que aconteçam essas trocas entre o líquido nos capilares e tecidos, são necessárias pressões atuando sobre a membrana capilar
Pressões que atuam sobre membrana capilar
Para falarmos disso, é preciso que você imagine um capilar com sua extremidade arterial e venosa. Na extremidade arterial, atua a pressão hidrostática (ou pressão do capilar), a que faz o líquido sair dos capilares ao interstício na extremidade arterial do capilar, em oposição a ela, nesta mesma extremidade, há pressão do líquido intersticial, que é a força gerada pelo líquido intersticial contra o capilar, mas que é pequena. Ou seja, como predomina a pressão capilar, há filtração. Na extremidade venosa, há pressão coloidosmótica (ou oncótica), que é devido a osmose causada pelas proteínas, as quais não se difundem ao interstício pois os capilares são impermeáveis a ela devido ao tamanho superior delas, sendo a albumina a principal. Evita perda excessiva de líquidos, por isso, quem tem hipoproteinemia apresenta edema. Em oposição a ela, há pressão coloidosmótica do líquido intersticial, que tende a provocar osmose para LI. Entretanto é menor, já que há menos proteínas nesse espaço. Ocorrendo, portanto, reabsorção
Filtração
Essas forças atuam simultaneamente e em conjunto e, somando-se todas, temos a pressão efetiva de filtração (PEF), que é ligeiramente positiva na maioria dos órgãos. Isso significa que predomina a filtração à reabsorção e, além disso, a filtração que irá determinar o tamanho e o número de poros em cada capilar e a quantia de sangue que flui por cada capilar. Esses três fatores são expressos como coeficiente de filtração capilar (Kf), sendo Kf a capacidade da membrana capilar de filtrar água sob determinada PEF e expressa em mL/min/mmHg da PEF, temos a fórmula: Filtração: Kf x PEF
Sistema linfático
Já que predomina filtração em vez de absorção, por que não estamos sempre edemaciados, graças ao sistema linfático esse excesso de líquido filtrado é drenado como linfa, que retorna, posteriormente, ao sangue. Isso faz com que a quantidade de líquido nos tecidos mantenha-se na faixa adequada.
Sistema renal
Os rins controlam o volume de líquido extracelular (LEC) através da atuação de hormônios como aldosterona e ADH e excretando líquidos, o que varia de acordo com a taxa de filtração glomerular (TFG). À medida que aumenta o volume do LEC, a osmolaridade do plasma reduz (cheio de água), causando aumento da pressão de enchimento sistêmico (pq a agua vai voltar pra veia, pq já tem mt agua no meio intersticial), o que faz aumentar o retorno venoso, o qual, por sua vez, eleva o débito cardíaco, já que o coração, dentro de limites fisiológicos, bombeia todo o sangue que a ele retorna, isso eleva a pressão arterial, que aumenta perfusão renal, fazendo com que esse excesso de volume seja filtrado e excretado, normalizando, finalmente, o volume do LEC.
quando há excesso de água no corpo, a urina fica menos concentrada, em função da menor reabsorção de água. Nesse caso, temos a hiposmolaridade, onde o plasma está cheio de água, fazendo com que a água vá para o LIC, para compensar esse desequilíbrio
Fisiopatologia do edema
edema é definido como acúmulo de líquidos no corpo. A maioria dos casos ocorre no LEC, porém pode haver no líquido intracelular (LIC)
Edema intracelular
3 condições principais causam isso: hiponatremia, depressão dos sistemas metabólicos e falta de nutrição adequada. Na hiponatremia, os níveis de sódio reduzidos no sangue, em comparação ao LIC, permitem que a água se difunda às células na tentativa de normalizar a natremia, porém, isso faz com que fiquem edemaciadas. Quando se tem isquemia, faltam nutrientes e O2 para gerar ATP e manter a bomba de sódio potássio funcionante. Em consequência disso, se acumula Na+ intracelular, que, por ser osmoticamente ativo, atrai água e gera edema. Na perna isquêmica isso acontece. Na inflamação, há aumento da permeabilidade da membrana e aumento do influxo de Na+
Edema extracelular
Os mecanismos são aumento da permeabilidade capilar, aumento da pressão hidrostática, diminuição da pressão oncótica, obstrução de vasos, retenção de sódio. As principais patologias que cursam com edema são resposta inflamatória, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), varizes, síndrome nefrótica, síndrome nefrítica, pielonefrite, cirrose hepática, hepatite crônica, desnutrição proteica, câncer, obesidade, gravidez, filaríose linfática, toxemia gravídica, hipotireoidismo, medicamentos (AINE, AIH, antagonistas do cálcio) e edema alérgico.
Aumento da pressão capilar
1 – Retenção excessiva de sal e água pelos rins: insuficiência aguda ou crônica renal e excesso de mineralocorticoides.
2 – Pressão venosa alta e constrição venosa: insuficiência ventricular direita, obstrução venosa e bombeamento venoso deficiente (paralisia muscular, imobilização de partes do corpo, insuficiência das válvulas venosas).
3 – Redução da resistência arteriolar: aquecimento excessivo do corpo, insuficiência do sistema simpático, fármacos vasodilatadores.
Redução das proteínas plasmáticas
1 – Síndrome nefrótica.
2 – Perda de proteínas de áreas desnudadas da pele (queimaduras e ferimentos).
3 – Insuficiência da síntese proteica (cirrose e desnutrição proteica)
Aumento da permeabilidade capilar
1 – Reações imunes com liberação de histamina, toxinas, infecções bacterianas, deficiência de vitaminas, especialmente Vitamina C, isquemia prolongada e queimaduras.
Bloqueio do retorno linfático
1 – Tumores, infecções por filarioses, cirurgias, ausência congênita ou anormalidades dos vasos linfáticos.
Semiologia do edema
A investigação do edema começa na anamnese, devendo identificar o tempo de duração, localização e evolução. 
●Localização do edema.
●Estabeleça um curso de tempo (idade de início e duração dos sintomas) para distinguir uma condição adquirida de uma condição congênita. Por exemplo, edema das mãos e pés de uma menina recém-nascida é sugestivo de síndrome de Turner.
●Queixas associadas que sugerem doença sistêmica ou disfunção orgânica importante. Como exemplo, falta de ar sugere insuficiência cardíaca e/ou edema pulmonar.
●Doenças ou sinais concomitantes adicionais. Uma infecção estreptocócica uma a três semanas antes pode indicar glomerulonefrite pós-estreptocócica.
No Exame Físico, analisam-se os seguintes parâmetros: localização e distribuição, intensidade, consistência, elasticidade, temperatura e sensibilidade da pele circundante, além de outras alterações dessa pele.
Localização e Distribuição
Os edemas podem ser localizados ou generalizados. Caso não se restrinjam a um segmento de membro, diz-se que é generalizado, mesmo que só envolva uma parte do corpo. Mais frequente no membro inferior, porém, é comum na face (região subpalpebral) e região pré-sacra (pacientes acamados, RN e lactentes).
Intensidade
Comprimindo-se de modo sustentado, com a polpa do polegar ou indicador, a região que se suspeita de edema, caso esteja edemaciada, ao retirar o dedo, haverá formado uma fóvea – depressão no local comprimido. A intensidade do edema é dita com base na profundidade da fóvea. Usa cruzes para falar da intensidade (+, ++, +++, ++++). Outras regras podem ser medindo o peso pela manhã e à noite, havendo edema haverá variação do peso, por causa da retenção hídrica. Pode medir o perímetro da região afetada e comparar com a outra.
Consistência
Grau de resistência encontrado ao se comprimir a região edemaciada. Edema mole é o agudo, de curta duração, que o tecido subcutâneo está infiltrado de água. Edema duro é o de longa duração, que houve fibrose ou que se acompanharam de repetidos surtos inflamatórios.
Elasticidade
Ao avaliar a intensidade e consistência, avalia-se também a elasticidade, isto é, após parar a compressão, a velocidade com que o tecido retrai de volta ao normal. Edema elástico éaquele que retorna rapidamente ao normal, ocorre em resposta inflamatória (RI). Edema inelástico é o que a depressão persiste por longo tempo após o fim da compressão, nas outras afecções.
Temperatura da pele circundante
Usa-se o dorso dos dedos ou da mão para verificar a temperatura. Comumente a temperatura será a mesma, porque não costuma alterar em edemas. Pode ainda ter temperatura elevada, a qual ocorre em RI, ou temperatura fria, que indica comprometimento da irrigação sanguínea.
Sensibilidade da pele circundante
Faz-se digitopressão e, se tiver dor, costuma ser edema inflamatório.
Outras alterações
Coloração pode ser observada. Palidez indica alterações da irrigação sanguínea; cianose indica perturbação venosa localizada; vermelhidão indica resposta inflamatoria. Textura e espessura devem ser observadas. Lisa e brilhante é edema agudo; pele espessa é edema de longa data; pele enrugada surge quando o edema está desaparecendo.
Edema característico das doenças
Edema renal- O edema renal, que ocorre nas síndromes nefrótica, nefrítica e pielonefrite) costuma ser generalizado, particularmente facial, acometendo principalmente regiões subpalpebrais, sendo mais evidente no período matutino. São moles, inelásticos, indolores e com temperatura normal. Na síndrome nefrótica, o edema é intenso (+++ ou ++++) e, em geral, acompanha derrames cavitários. Nas outras 2 causas citadas, são discretos a moderados (+ ou ++).
Glomerulonefrite aguda - O edema resultante de glomerulonefrite aguda (AGN) pode ser generalizado ou localizado. O edema é principalmente devido à retenção renal de sódio e água. Os achados clínicos incluem hipertensão, hematúria e proteinúria, urina cor de cola e/ou azotemia. Nem todas essas características estão presentes em cada paciente. 
Edema cardíaco- ICC apresenta edema como sinal importante, sendo generalizado, predominando nos MMII, vespertino (a tarde após paciente manter-se de pé por várias horas), sendo pré-sacral nos pacientes acamados o edema. Varia de intensidade (+ a ++++), inelástico, indolor, pele adjacente pode estar lisa e brilhante.
●Pacientes com função ventricular esquerda prejudicada podem apresentar edema pulmonar, mas não periférico.
●A insuficiência pura do ventrículo direito (VD) pode resultar em edema proeminente nas extremidades inferiores.
Desnutrição proteica - A desnutrição proteica grave ou kwashiorkor pode causar síntese insuficiente de albumina, resultando em hipoalbuminemia. Isso raramente ocorre em países desenvolvidos. Deve ser considerada em uma criança com edema generalizado, erupção cutânea no couro cabeludo e extremidades e hipopigmentação do cabelo (por exemplo, cabelo ruivo em uma criança que deveria ter cabelos escuros).
Edema alérgico- Pode ser generalizado, mas predomina na face. Instala-se súbita e rapidamente, pele, por isso, torna-se lisa e brilhante. Podendo apresentar temperatura aumentada e vermelha. Mole e elástico.
Edema medicamentoso- Edema medicamentoso é associado à retenção de sódio. Predomina nos MMII, mas pode ocorrer na face quando é mais intenso. Um exemplo clássico é ao uso de AINEs, que inibem a síntese de prostaglandinas ao atuarem nas COX. O edema ocorre porque prostaglandinas são vasoprotetoras da arteríola aferente dos néfrons e, com a inibição delas, ocorre vasoconstrição e a TFG é reduzida, o que faz aumentar retenção de líquidos e sódio.
Edema localizado- As principais causas são postura, varizes, flebites e trombose venosa (TV), RI e afecções linfáticas. O edema de postura ocorre nos MMII após permanecer longo tempo na posição de pé ou ficar com as pernas pendentes por horas; discreto, mole, indolor, inelástico e desaparece rapidamente ao deitar-se. O da TV é intenso, mole e a pele pode estar pálida ou cianótica. Varizes não são muito intensas (+ a ++), é mole, porém, nos casos antigos, torna-se cada vez mais duro, inelástico, pele altera coloração, até adquirir tonalidade mais escura e textura grosseira. Surge por insuficiência venosa.
Edema generalizado- Causado por doenças cardiovasculares, renais, hepáticas ou por desnutrição. Inicialmente nos MMII, mas progride a outros segmentos posteriormente.
Exames
Para a maioria dos pacientes com edema generalizado, devem-se solicitar: hemograma completo, eletrólitos séricos, ureia, creatinina, testes hepáticos, proteínas séricas e análise da urina (especialmente se for observada a presença de proteína e hematúria microscópica).

Outros materiais