Buscar

AD1 - Antropologia do Direito 2021 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense Departamento de Segurança Pública
Curso de Tecnólogo em Segurança Pública Antropologia do Direito
AD1- Avaliação a Distância 1
Nos anos 50, o antropólogo Horace Miner elaborou o texto intitulado “O Ritual do corpo entre os Nacirema”. Neste trabalho o antropólogo norte-americano realizou um exercício descritivo de estranhamento, apresentando aspectos da sua própria sociedade como “exóticos”. Na verdade, os Nacirema são os próprios americanos (de trás pra frente, Nacirema vira American).
Vimos na Aula 1 que a Antropologia tem como principal ferramenta para a construção do conhecimento o relativismo cultural, que visa superar possíveis hierarquizações e valorizações morais sobre as práticas para compreendê-las em seus próprios termos e contextos. É através do estranhamento, tal como realizado por Miner, que é possível relativizarmos o mundo e compreendermos as motivações, explicações e justificativas sociais, morais, materiais e simbólicas das formas de se viver e experimentar o mundo.
Neste sentido, nesta AD1 você deverá elaborar uma redação narrativa descrevendo, de forma relativista, algum aspecto ou situação da sua atividade profissional. Descreva-as como se fosse algo “exótico”, tal como feito por Miner no texto lido. Mas atenção, o objetivo não é que vocês contem experiências pessoais, nem que deem opiniões sobre a situação escolhida, emitindo julgamentos sobre ela. A ideia é apresentar alguma situação ou aspecto existente no universo de sua atividade profissional, tomando-a como se fosse algo “estranho” do ponto de vista cultural.
A redação deverá conter, no máximo, 25 (vinte e cinco) linhas, fonte Times New Roman (tamanho 12) e serão considerados critérios para a correção da avaliação:
(a) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
(b) Compreensão da proposta de redação e atendimento ao tema;
(c) Criatividade
Não esqueça de se identificar no cabeçalho!
Boa avaliação!
 A obrigatoriedade do serviço militar no Brasil, assunto que surge na adolescência de muitos homens já vem enraizado em nossa constituição desde 1824. A lei que regulamenta o serviço militar obrigatório no Brasil foi regulamentada em 1966 e sempre despertou pensamentos distintos a cerca do assunto. 
 As Forças Armadas são instituições seculares, perenes e regulares. Contribuem de forma tão significativa na formação do cidadão brasileiro. Mas o que vem a ser “formação do cidadão”? Pra seguir neste assunto, iremos definir cidadania como a prática dos direitos e deveres de um indivíduo. 
 Anualmente as Forças Armadas recebem jovens que estão prestes a ingressarem na vida adulta, com isso serem mais ativos na sociedade onde vivem e as FA tem esse papel social de trazer, ou melhor, relembrar ao jovem certos preceitos que vem caindo em desuso. Não é aquele papo de “todo homem precisa servir pelo menos um ano no quartel”, mas na “caserna” ainda são valorizados e encorajados certos valores, essenciais para a vida em sociedade. 
 Aprofundando no assunto, podem ser citados também os atributos da área afetiva que as FA buscam desenvolver nos recém-chegados de modo a possibilitar que este jovem ao sair esteja situacionalmente melhor do que quando entrou. É desejado que os recrutas desenvolvam atributos como persistência, equilíbrio emocional, resistência a fadiga, disciplina e perseverança. 
 O Brasil, diferente de alguns países de desenvolvidos não vive da guerra, mas em tempos de paz é fundamental que uma Nação forme bem as suas reservas para que enquanto isso elas sejam bons titulares para a sociedade.

Continue navegando