Buscar

APx3 - Antropologia do Direito 2021 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE AVALIAÇÃO PRESENCIAL 3 (APx3) – 2021.2
Consórcio CEDERJ
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social Disciplina: Antropologia do Direito
Desenvolva, com suas palavras, as seguintes questões:
1 - Na perspectiva da Antropologia, a observação participante e a etnografia constituem parte essencial da metodologia de uma pesquisa. Disserte sobre a importância dessa metodologia para a compreensão do objeto de estudo da antropologia. [5 pontos]
RESPOSTA
A palavra antropologia é o resultado da junção de dois vocábulos gregos, “anthropos” (homem) e “logos” (razão, estudo, pensamento). Acredito eu que a tradução mais fiel à junção destas expressões seria: “O estudo do homem”. A antropologia é uma ciência cujos seus estudos visam compreender a formação e evolução da humanidade observando sob os aspectos físicos, culturais e históricos.
As análises antropológicas têm como objeto de estudo o homem, onde seu maior interesse é mapear o comportamento cultural humano, analisando a evolução do pensar do homem e como a comunidade onde ele está inserido faz parte no processo de aprendizagem social.
Diante da necessidade que os estudiosos tinham em entender de forma mais embasada as comunidades e seus vários grupos sociais, surge então no final do século XIX uma especialidade da antropologia denominada etnografia. Nesta parte da ciência, os estudos são norteados sob uma análise melhor aprofundada de certos tipos de comportamentos, valores, crenças e costumes de uma determinada sociedade.
A melhor maneira de aperfeiçoar estes estudos e alcançar resultados mais palpáveis é através de uma coleta de dados baseada na observação participante. Nela, os pesquisadores estarão, durante certo período de tempo, buscando uma maior interação com a sociedade a ser estudada. O resultado dessa pesquisa será fruto da análise cultural das informações que os estudiosos conseguirão colher através das entrevistas e da percepção do pensar e agir desta comunidade.
Somente com pesquisas sem tendências ideológicas, voltadas para o real entendimento das diferenças e na existência de uma vida diferente da sua, que a ciência conseguirá novas análises capazes de alcançar resultados ainda imensuráveis e com isso continuar a contribuir no densenvolvimento da sociedade como um todo.
2 - Considerando os trabalhos de Roberto Kant de Lima e Roberto DaMatta sobre as relações sociais e culturais no Brasil, estabeleça uma relação entre os conceitos de paradoxo legal brasileiro e de dilema brasileiro, os quais são parte importante da contribuição dos referidos autores para a Antropologia do Direito. [5 pontos]
RESPOSTA
Se a antropologia tem como objetivo estudar o comportamento humano, a antropologia jurídica visa estudar a aplicação das regras de uma sociedade, procurando compreender os critérios que lhe estão implícitos.
Roberto Kant de Lima e Roberto DaMatta, foram dois estudiosos que como resultado de suas pesquisas, contribuíram de forma incomensurável para o desenvolvimento desse ramo da ciência. Falando sobre os conceitos de “paradoxo legal brasileiro” e “dilema brasileiro”, temos dois assuntos distintos que em parte se relacionam.
Enquanto DaMatta explicava sobre a busca do brasileiro em conseguir equilibrar o acatamento das regras impostas pela sociedade em que ele vive com a tendência que habita aqui de simplesmente desrespeitar as normas em vigor. Roberto Kant fazia uma abordagem comparativa sobre as diversas formas em nossa sociedade de administrar os conflitos e compreender os direitos dos cidadãos.
O jeitinho brasileiro é tanto do conhecimento de todos que inúmeros filmes estrangeiros têm como destino preferido o Brasil, quando querem que o personagem da sua trama fuja de alguma situação inconveniente imediatamente após realizar algum crime ou ainda findado o cumprimento da pena por algum ilícito cometido. Aqui se vive num eterno dilema entre se preocupar com a comunidade em que está inserido e cumprir as ordens determinadas pelas autoridades e preocupar-se mais com os seus direitos do que com seus deveres, de modo a burlar aquelas leis que não lhe favorecem ou não estiver de acordo.
Prezado estudante, solicitamos que copie este texto e ateste sua ciência na prova a ser entregue.
Declaro assumir o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou da avaliação pessoal que me serão apresentadas durante o curso desta disciplina.
Comprometo-me a não revelar tais informações, reproduzi-las ou dar conhecimento delas, em hipótese alguma, a terceiros, e a não utilizá-las para gerar benefício próprio ou de terceiros. Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me serão apresentados.
Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracteriza infração ética, podendo acarretar punição de acordo com as regras da minha universidade.

Outros materiais