Buscar

Avaliação II - Individual (Cod; 686795) Educação Inclusiva (EDU04)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual (Cod.:686795) Educação Inclusiva (EDU04)
Prova 38969619
Período para responder 23/10/2021 - 14/11/2021
1 - A respeito das pessoas com deficiência auditiva, a orelha é dividida em três partes e lesões em alguma destas partes pode comprometer o bom funcionamento da sensibilidade auditiva. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Quando sofremos alterações na orelha interna, resultam em perdas auditivas do tipo neurossensorial.
B) Existem ainda as perdas auditivas mistas, as quais envolvem problemas tanto no mecanismo de condução como na transdução mecanoelétrica dos estímulos auditivos.
C) Orelhas externa e média com alterações,não influenciam em perdas auditivas.
D) Alterações na orelha externa, seja nas células ciliadas ou no nervo auditivo, resultam em perdas auditivas do tipo neurossensorial.
2 - As causas da deficiência múltipla podem ser pré-natal, perinatal e pósnatal. A respeito delas, associe os itens, utilizando o cógido a seguir:
I- Causas no pré-natal.
II- Causas perinatais.
III- Causas pós-natais.
(III) Efeitos colaterais de tratamentos (ex: oxigenoterapia, antibioticoterapia), acidentes, sarampo, caxumba, meningite etc. Podem ser também acrescentadas situações ambientais causadoras de múltipla deficiência, como acidentes e traumatismos cranianos, intoxicação química, irradiações, tumores, entre outros.
( I ) Eritroblastose fetal (incompatibilidade de RH), microcefalia, citomegalovírus, herpes, sífilis, AIDS, toxoplasmose, drogas, álcool, rubéola congênita, e síndromes, como Charge, Lennox-Gastaut etc.
(II) (Nascimento ou imediatamente após): prematuridade, falta de oxigênio, medicação ototóxica (podem danificar a audição), icterícia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III – I – II.
B) II – I – III.
C) III – II – I.
D) I – II – III.
3 - O sistema braile é um recurso de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo: resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. O sistema Braille é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A leitura é feita da esquerda para a direita.
II- O alfabeto braile possui 63 sinais simples.
III- Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação.
IV- Reglete é um equipamento utilizado para a leitura do Braille.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença III está correta.
B) Somente a sentença I está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
4 - Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras e realizar atividades cotidianas. As causas desta deficiência são variadas e complexas, sendo a genética a mais comum, assim como as complicações perinatais, a má-formação fetal ou problemas durante a gravidez.Deste modo, assinale a alternativa CORRETA que indica quais são as causas perinatais da deficiência intelectual:
A) Fatores genéticos: alterações cromossômicas provocam Síndrome de Down, entre outras; alterações gênicas provocam fenilcetonúria, entre outras.
B) Infecções: meningite, sarampo; intoxicações exógenas: envenenamentos provocados por remédios, inseticidas, produtos químicos como chumbo, mercúrio etc.
C) Fatores que incidem do início do trabalho de parto até o 30º dia de vida do bebê: hipóxia ou anóxia; prematuridade e baixo peso.
D) Acidentes: trânsito, afogamento, choque elétrico, asfixia, quedas etc.
5 - A deficiência física pode ser descrita como a complicação que leva à limitação da mobilidade e da coordenação geral, em diferentes graus. São variadas as causas, lesões neurológicas e neuromusculares até má-formação congênita ou condições adquiridas, como hidrocefalia (acúmulo de líquido na caixa craniana) ou paralisia cerebral.Assinale a alternativa CORRETA que indica no que a criança com deficiência física tem dificuldades, em função do comprometimento da coordenação motora:
A) Escrever.
B) Ler.
C) Soletrar.
D) Interpretar.
6 - A paralisia cerebral é uma lesão que atinge o cérebro quando ainda é imaturo e interfere no desenvolvimento motor normal da criança, compreendendo três principais causas. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pré-natal.
II- Perinatal.
III- Pós-natal.
( I ) Infecções congênitas.
(II) Demora ao respirar, ocasionando lesões no cérebro.
(III) Infecções ou doenças até os três anos de idade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III - II - I.
B) II - I - III.
C) I - II - III.
D) I - III - II.
7 - Deficiência auditiva ou perda auditiva é o nome geral atribuído à diminuição da sensibilidade auditiva. Dentro das perdas auditivas encontramos uma classificação. Há uma em que sons fracos são difíceis de escutar, como o tiquetaque do relógio. Entender os sons da fala é difícil em um ambiente ruidoso, principalmente de consoantes como f, s, p, t e k.Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é essa perda auditiva:
A) Perda auditiva severa.
B) Perda auditiva leve.
C) Perda auditiva profunda.
D) Perda auditiva moderada.
8 - No dia a dia, posturas simples do professor em sala facilitam o aprendizado do aluno surdo. Há algumas ações importantes que podem ser realizadas pelo educador.A respeito delas, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Evitar cobrir a boca ou virar de costas para a turma, para permitir a leitura orofacial no caso dos alunos que sabem fazê-lo.
B) Não fazer uso de recursos visuais nas aulas, como projeções e registros no quadro negro.
C) Não é necessário treinamento para aprender Libras, mas somente o acompanhamento de um intérprete em sala. 
D) Deixar o aluno para as primeiras carteiras e falar com clareza.
9 - Deficiência auditiva ou perda auditiva é o nome geral atribuído à diminuição da sensibilidade auditiva. Ampudia (2011b, s.p.) define deficiência auditiva como “perda parcial ou total da audição, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou nas estruturas que compõem o aparelho auditivo”. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Gil (2009) aponta que a orelha é dividida em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.
II- Lesões em alguma destas partes podem comprometer o bom funcionamento da sensibilidade auditiva e originar problemas de audição.
III- Alterações nas orelhas externa e média dão origem a perdas auditivas do tipo condutiva e alterações na orelha interna, seja nas células ciliadas ou no nervo auditivo, resultam em ganhos auditivos do tipo neurossensorial.
IV- Existem ainda as perdas auditivas mistas, as quais envolvem problemas tanto no mecanismo de condução (orelhas externa e média) como na transdução mecanoelétrica dos estímulos auditivos (orelha interna).
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e III estão corretas.
10 - Entre os fatores que podem causar a deficiência intelectual destacam-se, principalmente, as alterações cromossômicas e gênicas, que causam desordens do desenvolvimento embrionário ou outros distúrbios estruturais e funcionais que reduzem a capacidade do cérebro. Dentre as síndromes que conhecemos se enconta a Síndrome de Down.Assinale a alternativa CORRETA que indica pelo que ela se caracteriza:
A) Distúrbio neurológico que causa deficiência intelectual, comprometimento ou ausência de fala, epilepsia, atraso psicomotor, andar desequilibrado, com as pernas afastadas e esticadas, sono entrecortado e difícil, alterações no comportamento, entre outras.
B) Alteração genética que ocorre na formação do bebê, no início da gravidez. O grau de deficiência intelectual provocado pela síndrome é variável, e o coeficiente de inteligência (QI) pode variar e chegar a valores inferiores a 40. A linguagem fica mais comprometida, mas a visãoé relativamente preservada. As interações sociais podem se desenvolver bem, no entanto podem aparecer distúrbios como hiperatividade, depressão, entre outros.
C) Alteração genética que provoca atraso mental. A criança apresenta face alongada, orelhas grandes ou salientes, além de comprometimento ocular e comportamento social atípico, principalmente timidez.
D) Alteração genética que causa deficiência intelectual de leve a moderada. A pessoa apresenta comprometimento maior da capacidade visual e espacial em contraste com um bom desenvolvimento da linguagem oral e na música.

Continue navegando