Buscar

Educação inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Em 2012, foi instituída a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Nesta política pública, são apontados alguns direitos das pessoas com TEA, e também, a partir de então são consideradas deficientes para todos os efeitos legais. De acordo com essa política, analise as seguintes afirmações.
I. Pessoas com TEA têm direito ao diagnóstico precoce e ao atendimento multiprofissional, ainda que o primeiro não seja permanente.
II. Pessoas com TEA não podem ingressar no mercado de trabalho, devido ao seu comprometimento nas relações sociais.
III.Pessoas com TEA, têm dificuldades com a comunicação, o que dificulta a interação social, mas não impede que elas tenham um trabalho.
IV. Pessoas com TEA, têm direito à medicamentos e a informações adequadas a respeito do seu diagnóstico e tratamento.
Assinale a alternativa correspondente:
Resposta correta: Pessoas com TEA, têm direito ao diagnóstico precoce, ainda que não seja permanente; tem direito ao ingresso no mercado de trabalho e também ao acesso a medicamentos e a informação adequada.
2) Flora tem paralisia cerebral e, devido a isso, não utiliza linguagem verbal. Ela cursou o ensino fundamental, nos anos 90, seguindo o modelo de Educação Especial, previsto na LDB n. 9394/1996. Ela seguiu seus estudos até concluir a formação superior. A trajetória educacional de Flora foi possível porque a Lei garantiu:
Resposta correta: A LDB n. 9394/96 já expressava em seu texto sobre a garantia da educação regular para pessoas com necessidades educacionais especiais. Assim, a Lei garantiu que Flora fosse incluída na escola regular, garantindo as adaptações necessárias e o atendimento educacional especializado.
3) A Deficiência auditiva pode ser entendida de diferentes formas: com uma ideia de doença, já que o sujeito com falta de audição não conseguiria comunicar-se com outros. E também como produção social, a surdez passa a ser considerada uma diferença linguística. Diante dessa variação, existem também diferentes formas de escolarização. As que foram mais utilizadas ao longo da história foram o treinamento auditivo e pronunciação de palavras; e também o chamado comunicação total. Hoje, o método de escolarização dos surdos mais defendido é o:
Resposta correta: O bilinguismo é o método em que o sujeito tem acesso aos conteúdos escolares a partir da língua de sinais, mas aprendem a língua do país de origem na modalidade escrita. As comunidades surdas defendem esse método como o melhor para a aprendizagem.

Continue navegando