Buscar

Avaliação I - Teoria da Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual - Teoria da Contabilidade (CON28)
Período para responder18/08/2022 - 02/09/2022
Parte superior do formulário
1 A escola científica é formada pelos mestres que criam bases doutrinárias, e seus adeptos. No período científico, na história, já se tem a noção de que a informação sobre os fatos contábeis é mais importante do que simplesmente a forma de demonstrá-los. Com relação ao período científico na história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nesse período, a conta contábil, que até então era considerada o instrumento mais importante, passa a ser coadjuvante nessa história, obviamente com seu valor, mas não mais como o centro das atenções contábeis. ( ) Com a invenção da imprensa, não tivemos grandes avanços contábeis provocados por pensadores. ( ) Todas as fases vividas pela contabilidade até o período científico não representaram grande importância para seu amadurecimento como conhecimento. ( ) O centro das atenções no período científico é a informação sobre o movimento patrimonial. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - F - F - V.B)  F - V - V - V.C)  V - F - V - F.D)  V - F - F - V.
2 Referindo-se à evolução que ocorreu gradativamente na história da contabilidade, várias escolas de pensamentos contábeis surgiram. No entanto, nem todas obtiveram consideráveis avanços dentro do estudo da contabilidade. Sobre as Escolas Norte-Americana, Alemã e Moderna Escola Francesa, que deixaram seus registros, seus pensadores e suas características para a evolução contábil, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Escola Norte-Americana. II- Escola Alemã. III- Moderna Escola Francesa. ( ) A grande característica desta escola, que faz dela uma das mais importantes do mundo, é a construção teórica a partir da realidade prática. ( ) Nesta escola, foi editado um plano de contas padrão para ser seguido por todas as empresas, grandes e pequenas, em todo o país, porém este plano foi amplamente criticado. ( ) Criou a disciplina de Economia Comercial, ou seja, a Faculdade de Economia, Direito e Ciências Sociais. Gomberg foi seu principal estudioso. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  I - II - III.B)  I - III - II.C)  II - III - I.D)  III - II - I.
3 A evolução da Ciência Contábil pôde contar com a contribuição racional de grandes pensadores e escritores que pensavam na contabilidade enquanto ciência, registrando em obras escritas suas contribuições. Com relação aos escritores e suas obras, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Bartolomeu Salvaddor de Solorzano Livro Caixa. II- Giovanni Antonio Moschetti Contabilidade Industrial. III- Bastiano Venturi Contabilidade e Gestão Agrícola. ( ) Livro Caixa. ( ) Contabilidade e Gestão Agrícola. ( ) Contabilidade Industrial. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  II - I - III.B)  III - II - I.C)  I - II - III.D)  I - III - II.
4 Ao longo da história, o homem fez registros dos avanços de sua riqueza através da demonstração de seu patrimônio. Neste tempo, surgem o estado, os poderes religiosos e suas riquezas, a arte de escrever e contar e as influências exercidas nos conhecimentos para os registros contábeis e a própria contabilidade. Quanto à contribuição dos mais variados povos para a contabilidade, classifique V para as sentenças e F para as falsas: ( ) O Egito, além do papel, dava uma grande ênfase a um tipo não sintático, um trabalho que se assemelhava à arte do guarda-livros e o cálculo. ( ) De Creta vieram boa parte dos elementos contábeis, como, por exemplo, as tábuas contábeis. ( ) A Grécia contribuiu para a evolução da contabilidade, estabelecendo a doutrina patrimonialista, em função da classificação que faziam dos bens e os conceitos da riqueza. ( ) Roma não tinha interesse na contabilidade, era povo extremamente rico e organizado, e a contabilidade era considerada um retrocesso. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - F - V.B)  F - F - V - V.C)  V - V - V - F.D)  V - F - V - F.
5 A ciência contábil está ligada ao registro do patrimônio, e este, por sua vez, tem maior importância à medida que se acumula mais riqueza. Na medida em que os povos se desenvolviam, os registros contábeis também foram se aperfeiçoando, especialmente com relação ao registro das riquezas. Dessa forma, é possível entender a importância da região da Mesopotâmia e do Egito na evolução dos registros contábeis. Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir: I- O desenvolvimento da escrita cuneiforme está atrelado à necessidade de registros. II- A escrita cuneiforme foi desenvolvida durante o período lógico-racional. III- A escrita cuneiforme consistia em registros feitos em plaquetas de argila fresca. IV- Esses registros em formato cuneiforme eram, na verdade, símbolos. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I, II e IV estão corretas. B) As sentenças I, II e III estão corretas.C)  As sentenças II, III e IV estão corretas.D)  As sentenças I, III e IV estão corretas.
6 A história contábil grega representou um avanço considerável na escrituração contábil, porém, com o passar dos anos, Roma a sucedeu devido a ser um povo de muita riqueza e poder, bem como tendo uma grande extensão de terras muito maior que a Grécia. A história de Roma é conhecida por ser dividida em três períodos: a Monarquia, a República e o Império. Referindo-se à República, analise as seguintes sentenças: I- Com o final da Monarquia, o Senado assumiu o poder em Roma. II- Os plebeus nunca tiveram participação da vida militar nessa época. III- Houve um acentuamento na divisão das classes sociais, que fizeram os plebeus abandonarem Roma. IV- Somente após dez anos os plebeus conquistaram o direito de ter um plebeu como cônsul em Roma. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)  A sentenças I, III e IV estão corretas.B)  A sentenças I e II estão corretas.C)  A sentenças I, II e IV estão corretas.D)  A sentenças II e III estão corretas.
7 Um dos mais importantes pensadores da Moderna Escola Francesa foi Jean Dumarchey, na qual, na época já apresentava um considerável desenvolvimento na área da contabilidade mesmo antes do desenvolvimento teórico da escola neocontista, porém em situações estremadas ligadas à legislação. Algumas regras começaram a ser utilizadas neste período, que se baseavam em fatos modificativos e em fatos permutativos. De acordo com este fato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Fato modificativo é todo o aumento do valor do patrimônio com lucro que dará lugar a um débito em uma das contas concretas e a um crédito em uma das contas abstratas. ( ) Fato permutativo é toda diminuição do valor do patrimônio com prejuízo que dará lugar a um crédito em uma das contas concretas e a um débito em uma das contas abstratas. ( ) Fato modificativo é toda a alteração na composição do ativo ou do passivo que origina um débito na conta que sofre uma variação positiva e um crédito na conta que sofre uma variação negativa. ( ) Fato permutativo é toda a alteração na composição do capital próprio que origina um crédito na conta que sofre uma variação positiva e um débito na conta que sofre uma variação negativa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  F - V - V - F.B)  F - V - F - V.C)  V - F - F - V.D)  V - F - V - F.
8 A evolução da contabilidade aconteceu de forma gradativa, quando várias escolas de pensamento contábil surgiram ao longo do tempo. Apesar do aparecimento de várias escolas, nem todas conseguiram avanços consideráveis. Houve escolas que possuíam uma visão voltada mais para o lado científico, mas seu avanço foi somente de natureza empírica. Tratando-se da Escola Administrativa ou Lombarda, analise as sentenças a seguir: I- A Escola Lombarda, que era originária da Itália, foi muito influenciada pelo domínio político austríaco. II- Destaca-se nessa escola o grande estudioso contador Francisco Villa. III- Villa não tinha como principal objetivo ligar o conceitocontábil com o econômico, devido aos interesses na época. IV- A Escola Lombarda também era denominada de logismográfica. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I, II e IV estão corretas.B)  As sentenças I, II e III estão corretas.C)  As sentenças III e IV estão corretas.D)  As sentenças I e II estão corretas.
9 A escola matemática surgiu para se diferenciar das demais, e a contabilidade como instrumento de registro matemático, sem vínculo algum com a gestão. Também manifestou participação nas escolas da contabilidade. Com relação à Escola Matemática, analise as sentenças a seguir: I- A Escola Matemática teve como seu principal estudioso Giovanni Rossi. II- Esta escola surgiu para auxiliar as demais, vinculando a contabilidade à gestão. III- A contabilidade não era uma ciência social; era uma ciência matemática, seguindo a Física, a Cinemática e a Economia Política. IV- O foco era a representação de valores, a importância das atividades de gestão e a interpretação dos fenômenos patrimoniais, que na teoria tinha uma boa fundamentação. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I e III estão corretas.B)  As sentenças II e III estão corretas.C)  As sentenças II e IV estão corretas.D)  As sentenças I e IV estão corretas.
10 O homem é um ser ambicioso. A natureza de mostrar sua riqueza é inquestionável. A história e a teoria da contabilidade passam por este processo. Havia a necessidade de registros e acompanhamentos, e foi onde nasceu e prosperou a contabilidade, a ciência da riqueza, que mostrou sua evolução, registros e controles. Associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Período paleolítico. II- Período neolítico. III- Período mnemônico. ( ) Os registros contábeis melhoravam na proporção em que os povos se desenvolviam. ( ) As regiões da Mesopotâmia e do Egito têm uma contribuição importante para a evolução dos registros contábeis. ( ) O homem armazenava objetos e animais, e os registros eram feitos através de desenhos, em grutas e rochas. ( ) O homem vivia em cavernas, aprendeu a utilizar utensílios, iniciando as primeiras atividades humanas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  II - II - I - III.B)  III - III - II - I.C)  I - I - II - III.D)  II - I - III - II.
Parte inferior do formulário

Outros materiais