Buscar

Ciclo de Vida de um Produto e Conceitos de Engenharia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção
Semestre: 5º
Disciplina: Engenharia do Produto
Professor (a): Karoline Arguelho
Nome: Igor Ivan Mendes	
RGM: 093.1591
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
ENGENHARIA DO PRODUTO
1) Dê um exemplo prático de ciclo de vida de um produto (escolha um produto de sua preferência e exemplifique as fases). 
O Ciclo de Vida do Produto é uma ferramenta administrativa que permite analisar como um produto se comporta desde o seu desenvolvimento até a retirada do mercado, levando em conta ainda seu lançamento, crescimento e maturidade em vendas. É como uma jornada do produto, para ficarmos próximos de um exemplo mais conhecido em marketing, que é o da jornada do cliente.
2) Se você fosse escolher um produto no mercado quais características chamariam a sua atenção (utilize conceitos utilizados na disciplina)? 
O desenvolvimento de produtos inovadores cada vez mais passa pela utilização do conceito de Design Thinking. No Design Thinking, o foco está na experiência e no comportamento do consumidor, por isso as características do novo produto devem se adaptar a essa necessidade. Pensar como um designer é conseguir ir além da estética do produto para criar algo mais profundo. No Design Thinking, é preciso observar os consumidores e entender a maneira como interagem com produtos já existentes para resolver um problema. Depois disso, criam-se protótipos e as observações continuam, até que se consiga um produto capaz de promover uma experiência verdadeiramente positiva para seu público-alvo.
3) Levando em consideração os conceitos de engenharia sequencial e engenharia simultânea. Comente sobre cada uma e dê exemplos práticos.
Engenharia sequencial: Em uma abordagem tradicional, o projeto de um produto é desenvolvido de forma sequencial, sendo assim todas as etapas só se iniciam após a etapa anterior estar concluída. Esta abordagem seria um reflexo da divisão de trabalho dentro das indústrias, onde o trabalhador é focado somente na sua célula de trabalho. O projeto já se encontra em etapas avançadas onde alterações a serem feitas geralmente tornam-se muito mais difíceis. Essas alterações são aplicadas em produtos de qualidade duvidosa, fazendo com que pessoas responsáveis gastem um tempo considerável com este retrabalho. Podendo citar um exemplo de engenharia sequencial uma montadora de carros onde temos um processo a ser seguido no qual deve ser concluído o posto 1 para começar o posto 2 e assim sucessivamente.
Engenharia simultânea: Apesar de funcionar no passado a engenharia sequencial se tornou algo muito caro além de consumir muito tempo o que nos dias atuais é inadmissível em um mercado tão competitivo. Na Engenharia simultânea os times são compostos com pessoas de diversas áreas relevantes da empresa, e as tarefas são consideradas 
simultaneamente, estando ao mesmo tempo até em contato com fornecedores para evitar o atraso de componentes. Além do tempo e custo como foi mencionado anteriormente, a Engenharia simultânea diminuiu as chances de em um estágio mais avançado ter que modificar o produto, por problemas que não foram previstos.
4) Pensando em desenvolvimento de novos produtos, pensamos em inovação, pensando em inovação, pensamos em novidade claro, qual produto você acha que seria um sucesso? (precisa ser um produto inovador de preferência que não tenha no mercado).
Para conseguirmos obter sucesso no lançamento de novos produtos no mercado, com certeza, este terá que se destacar em meio aos seus concorrentes. Obteremos sucesso ao lançar um produto de qualidade, que proporcione segurança e que seja útil, com um marketing focado na divulgação por meio das redes sociais e meios de comunicação, assim, quanto maior for a divulgação maior será o público atingido. Minha ideia de produto inovador seria algo semelhante as torres de tomadas, já existentes no mercado, adaptando-as para que, ao invés de colocar somente em um ou outro ponto, as mesmas já serem introduzidas na construção do imóvel, estando disponível em todos os cômodos. O produto traria maior segurança, uma vez que seria instalado dentro da parede, sendo acionado somente quando necessário, sua superfície, ao se adaptar com o restante do ambiente por meio da escolha de cor ou textura, permite a criação de um ambiente seguro e inovador
5) O que significa desenvolver produtos?
É quando alguma empresa tem alguma ideia diferente do convencional para realizar determinada tarefa, visando entregar para o cliente o produto melhor desenvolvido e adequado a cada processo.
6) Qual a finalidade do PDP?
A finalidade é atender as expectativas do mercado, visando sempre obter resultados positivos para cada tipo de cliente.
7) Como o PDP pode contribuir para a capacidade competitiva de uma empresa?
Ele contribui fazendo com que a empresa se adeque as necessidades de mercado sempre atendendo prazos, entendendo a necessidade de cada cliente e reduzindo custos. 
BOA SORTE !

Continue navegando