Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Av1 - Sup. de Tec. em Gest. Hosp. - Hotelaria e Arquitetura Hospitalar

Pré-visualização | Página 1 de 2

Av1 - Sup. de Tec. em Gest. Hosp. - Hotelaria e Arquitetura Hospitalar 28/09/2015 
1)Com o desenvolvimento da Hotelaria Hospitalar no Brasil, os serviços de saúde, sobretudo os hospitais, passaram a incorporar outras atividades, além da função preventiva e curativa. A preocupação em acolher e propiciar bem estar e conforto aos clientes fazem parte da rotina de muitas instituições de saúde, que também buscam melhorias na estrutura física e nos ambientes. Em relação aos aspectos conceituais, Cândido, Moraes e Viera (2004, p.52) definem hotelaria hospitalar como:
Alternativas:
#a)A prática de serviços e atividades que visam ao bem-estar, ao conforto, à segurança, à assistência e à qualidade no atendimento a clientes da saúde, representados por pacientes e acompanhantes, desde seu check-in até seu completo check-out em um hospital.
b)A prática de serviços de lazer e confortabilidade ao cliente/paciente e demais acompanhantes desde seu check-in até seu completo check-out em um hospital.
c)Os serviços similares ao do serviço hoteleiro, inclusive ranqueando-os com estrelas por tipologia
d)Um estabelecimento do setor Hoteleiro que apresenta serviços de Emergência
2)Taraboulsi (2006) também menciona que para compreender o perfil dos clientes de saúde atualmente, é preciso se aproximar de três fatores, listados abaixo :Alternativas:
a)Hospedagem, Custo-benefício, Valores #b)Característica, Beneficio, Vantagem
c)Lazer, Hospitalidade, Saúde d)Hospitalidade, Esporte, Lazer
3)Comparando com os clientes se comportavam no passado e na atualidade em relação a essas dimensões. Defina os três Valores de Traboulsi, para a compreensão do perfil dos clientes de saúde:
Alternativas:
a)Fator 1: relação de números de leitos com dormitórios do setor Hoteleiro; Fator 2: Valores fornecidos devem ser comparados ao setor hoteleiro; Fator 3: valores tabelas conforme serviços prestados, similar ao setor hoteleiro.
#b)Fator 1: compreende a missão da empresa, sua principal função; Fator 2: ao serviço oferecido; Fator 3: em comparação a outros serviços os clientes tornaram-se mais exigentes, aumentando a competitividade dos Hospitais.
c)Fator 1: as atividades de esporte em Lazer em primeiro lugar; Fator 2: o Cliente deve ficar sempre satisfeito; Fator 3: o cliente deve sempre restaurar sua saúde;
d)Fator 1: Atendimento do cliente é prioritário; Fator 2: A ergonomia deve ser universal; Fator 3 A arquitetura é importante como gerenciador de espaços
4)A fidelização dos clientes tem sido um desafio cada vez maior nos serviços de saúde, mas é uma empreitada que precisa ser encarada, futuro gestor hospitalar, pois a competitividade exige isso! Investir em qualidade é pensar em como manter os antigos clientes e como atrair novos clientes, buscando inovar e sendo até um modelo para outros serviços.
Colocar em prática novas ideias e estratégias poderá aumentar o valor agregado ao cliente, produzindo experiências bem sucedidas. E certamente a hotelaria e arquitetura hospitalar tem muito que agregar para as instituições que buscam a qualidade e excelência dos seus serviços. Por isso, é interessante que o serviço de hotelaria e arquitetura hospitalar trabalhe em conjunto com o setor de qualidade tendo em vista que as atividades desempenhadas são complementares e que um setor irá potencializar as ações do outro.
Conclua o pensamento adequadamente: Alternativas:
a)O Espaço arquitetônico é mera decoração e modificará sua linguagem conforme gostos pessoais da direção do hospital
b)O espaço arquitetônico proporciona por si só, saúde e recuperação do paciente e integração da equipe de trabalho
c)O espaço arquitetônico leva os clientes a novos comportamentos sociais e terapêuticos voluntariamente
#d)O espaço arquitetônico pode acompanhar as mudanças de mercado e a gestão hospitalar, entretanto a gestão humana deve ser gerenciada continuamente, além do projeto.
5)O serviço de enfermagem é constituído por três categorias de profissionais, sendo o auxiliar e o técnico de enfermagem de nível médio e o enfermeiro de nível universitário, cuja função é planejar e gerenciar a assistência ao cliente, coordenando todo o trabalho da equipe, além de prestar a ele os cuidados mais complexos. É o serviço que está presente 24 horas ao lado do paciente, e a hotelaria hospitalar precisa fornecer o apoio necessário por meio de um atendimento eficiente e eficaz. Os diversos serviços prestados pela hotelaria interferem diretamente na qualidade da assistência de enfermagem, e quando há falhas é para a equipe de enfermagem que o cliente solicita providência. A nova gestão de serviços de hotelaria causa qual impacto entre os enfermeiros?
Alternativas:
a)Benéfica, pois enfermeiros ganharão bonificações pelos serviços prestados, tais quais as gorjetas dos carregadores
b)Benéfica pois enfermeiros são constantemente incomodados pelos seus pacientes
#c)Benéfica, pois enfermeiros e pacientes trabalharão em espaços humanizados em prol da saúde
d)Terrível, pois enfermeiros não são camareiros
Av2 - Sup. de Tec. em Gest. Hosp. - Hotelaria e Arquitetura Hospitalar 05/10/2015 
1)Atualmente, ser bem recebido e acolhido é um fator essencial para o cliente. A preocupação com o ambiente, a hospitalidade, o conforto, a qualidade da alimentação, a disponibilidade de lazer e entretenimento, além de profissionais competentes, são questões relacionadas à hotelaria hospitalar, que, dentre outros objetivos, visa minimizar as dificuldades e sofrimentos inerentes à permanência em um estabelecimento de saúde.
A nomenclatura _________________ está sendo cada vez mais utilizada em serviços de saúde e refere-se ao desenvolvimento de ambientes agradáveis e confortáveis para os clientes (incluindo acompanhantes e familiares) e colaboradores.
Para Taraboulsi (2006), o cliente está mais exigente e não se contenta apenas com um quarto limpo e um bom tratamento a sua saúde. Frente a isso, as unidades de saúde precisam modificar seus processos e se adaptar por meio de uma gestão voltada para a hospitalidade, deixando para o passado a imagem clássica dos serviços de saúde: um lugar frio, com cheiro de éter. O cliente deve se sentir encantado e ser tratado mais como um hóspede do que um paciente/doente. Complete Adequadamente. Alternativas:
a)Arquitetura Hospitalar b)Arquitetura Humanizada
#c)Hotelaria Hospitalar d)Arquitetura como Arte
2)O conceito de hotelaria hospitalar não está totalmente incorporado no Brasil, uma vez que os profissionais de saúde logo associam hotelaria com ______________________ deixando de lado todo o restante dos serviços de apoio que compõem o atendimento ao cliente (GUIMARÃES, 2007, p. 2). Complete Adequadamente: Alternativas:
#a)Conforto e modernas acomodações b)Humanização da arquitetura hospitalar
c)Luxo d)Um serviço distante do hospitalar
3)Além da capacitação e treinamento dos profissionais, é preciso também oferecer condições de trabalho adequadas por meio da disponibilização de produtos e equipamentos de qualidade e que atendam as normatizações vigentes. Torres e Lisboa (2008) mencionam alguns aspectos importantes a serem analisados no momento de comprar um produto, material ou equipamento de limpeza. Liste-os: Alternativas:
#a)Custo-benefício, desempenho, manutenção, garantia, durabilidade, técnica para uso correto, tamanho, ruído, consumo de energia e água e riscos ocupacionais
b)Tecnologia, Vida útil curta, Eco eficiência, riscos de acidentes e EPI´s
c)Não há aspectos importantes
d)Os aspectos importantes devem ser listados caso a caso
4)Dentro do setor de hotelaria hospitalar, é necessário e comum encontramos oSetor de Governança, que, de acordo com Boeger (2008), geralmente envolve a supervisão e responsabilidade operacional das seguintes atividades, dentre os quais cita-se: Alternativas:
Página12