Buscar

Questionário de proficiência Unopar-Serviço Social-7 período

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário de proficiência Unopar-7 Período-Serviço Social
Como instrumental técnico reconstruído criticamente e utilizado à luz dos princípios éticos da profissão, a visita domiciliar pode ser utilizada com várias finalidades. Seja para elaboração do estudo social, para dar retornos e agilizar o encaminhamento de procedimentos institucionais, para realizar o acompanhamento ou para estimular a adesão aos serviços. A necessidade de ampliar a compreensão acerca da realidade social através do conhecimento do ambiente onde vivem os sujeitos e da observação direta das relações familiares é um dos motivos que nos leva a optar pelo uso da visita domiciliar:
A respeito do Estudo Social, o significado da importância da visita domiciliar como instrumento do serviço social.
Resposta: Consiste em um recurso para fazer a primeira abordagem com visitas à elaboração do estudo social e ao estabelecimento de vínculos com os assistidos.
Após a promulgação da carta Constitucional (1988), buscaram um novo modelo de política e gestão da cidade: Democrática em relação às condições e atores de processo decisório governamental, universalista no que diz respeito aos direitos sociais na cidade e redistributiva dos ânus e custos da urbanização. Estavam estabelecidos os parâmetros para a construção dos marcos legais subsequentes.
Resposta 1: A nova orientação influenciou as constituições Estaduais e as leis Orgânicas dos Municípios, obrigatórias para os com mais 20 mil habitantes. Substituindo o planejamento urbano pela concepção de gestão, evidenciando os elementos que as prefeituras dispõem para gerir recursos, e maior equidade.
Resposta 2: A Constituição de 1988 municiou as gestões municipais para a solução de problemas estruturais, a saber: o art 23 dispõe que “ é competência comum da união, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios promoverem programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais.
Resposta 3: Desse modo, os governantes têm mecanismos jurídicos para, se não solucionar, ao menos amenizar um grave problema, que é o de moradia para a população de baixa renda, diminuindo as gritantes desigualdades no acesso ao solo urbano.
Indicador Social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas públicas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre algum aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma, considerando o conceito de indicador social:
Resposta 1: Em políticas públicas, os indicadores são instrumentos que permitem identificar e medir aspectos relacionados a um determinado conceito, fenômeno, problema ou resultado de uma intervenção na realidade.
Resposta 2: Traduzir, de forma mensurável, determinado aspecto de uma realidade dada (situação social) ou construída (ação de governo) de maneira a tornar operacional a sua observação e a avaliação para constituirmos um retrato aproximado de determinadas dimensões da realidade social vivenciada.
Resposta3: Indicadores devem ter origem em fontes confiáveis, que utilizem metodologias reconhecidas e transparentes de coleta, processamento e divulgação.

Continue navegando