Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Microorganismos na despoluição do meio ambiente.
Uso de microorganismos para a biorremediação de ambientes poluídos.
Biorremediação é um processo no qual organismos vivos, normalmente plantas, microorganismos ou suas enzimas, são utilizados tecnologicamente para remover (remediar) ou reduzir poluentes no ambiente. O processo metabólico que tem se mostrado mais apto em biodegradar moléculas xenobióticas (moléculas estranhas ao ambiente natural) recalcitrantes (moléculas de difícil degradação) nos processos de biorremediação, é o microbiano, uma vez que os microorganismos desempenham a tarefa de reciclar a maior parte das moléculas da biosfera,participando dos principais ciclos biogeoquímicos e representando, portanto, o suporte de manutenção da vida na Terra. Segundo Yakubu (2007), o termo biorremediação pode ser definido como um processo biotecnológico no qual se utiliza o metabolismo de micro-organismos para a eliminação rápida de poluentes, com o objetivo de reduzir sua concentração a níveis aceitáveis, transformado-os em compostos de baixa toxicidade. O órgão americano, American Heritage Dictionary, adota a seguinte definição: o uso de agentes biológicos como bactérias e plantas, para remover ou neutralizar contaminantes do solo e da água. A estrutura química dos poluentes orgânicos influência a metabolização destes por microorganismos, especialmente com respeito às taxas e à extensão da biodegradação. Alguns compostos orgânicos são rapidamente biodegradados enquanto outros são recalcitrantes (não biodegradáveis). Se as enzimas que catabolizam a degradação de compostos naturais apresentam baixa especificidade pelo seu substrato, os xenobióticos com estrutura química semelhante a estes compostos naturais podem ser reconhecidos pelo sistema ativo da enzima e, assim, aproveitados pelo micro-organismo como fonte de nutrientes e energia. Assim, a degradação do poluente é baseada em processos nos quais ocorrem reações bioquímicas mediadas por micro-organismos. 
Microorganismos na Alimentação
A importância Benéfica dos Probióticos
Os probióticos são microrganismos vivos que se administrados em quantidades razoáveis, serão benéficos à saúde do ser consumidor ou hospedeiro. Os probióticos possuem ação principalmente sobre o intestino, onde basicamente irão facilitar a digestão e a absorção dos nutrientes.
Eles podem ser considerados grandes aliados da nutrição e da medicina, sendo que o consumo equilibrado é extremamente benéfico à flora intestinal e o nosso organismo.
Os alimentos que possuem em sua composição os microrganismos probióticos são principalmente os laticínios fermentados e os produtos derivados de soja fermentada. Deve-se tomar cuidado ao ingerir esses alimentos, pois os leites fermentados por exemplo, trazem alguns malefícios para a saúde, portanto o ideal é que exista equilíbrio e variação dos produtos consumidos.
Referências
http://drbarakat.com.br/alimentos-probioticos-quais-sao/
https://periodicos.ufsm.br/reget/article/viewFile/4818/2993
https://www.infoescola.com/microbiologia/probioticos/

Mais conteúdos dessa disciplina