Buscar

Formação em Psicopedagogia

Prévia do material em texto

AULAS – HISTÓRIA E FORMAÇÃO
AULAS – COACHING
AULAS – PSICOPEDAGOGA DA EDUCAÇÃO
AULAS - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
AULAS - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 
AULAS – TEORIA PSICANALITICA 
RESPOSTAS:
AULAS – HISTÓRIA E FORMAÇÃO
AULA 3 NO ATENDIMENTO À FAMÍLIA, A PROFESSORA DE PEDRO (4 ANOS) RELATOU QUE APESAR DE NÃO PERCEBER QUALQUER PROBLEMA COM SUA INTELIGÊNCIA E COMPREENSÃO DAS TAREFAS PEDIDAS EM AULA, ELE NÃO REALIZA ESSAS TAREFAS E ESTÁ SEMPRE FAZENDO APENAS "O QUE ESTÁ COM VONTADE". A PROFESSORA PODE APROVEITAR A OPORTUNIDADE PARA ESCLARECER À FAMÍLIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA QUE PRECISA ENCONTRAR UM EQUILÍBRIO ENTRE O PRINCIPIO DE PRAZER E O PRINCÍPIO DE REALIDADE. AO OFERECER ESSA CHAVE DE LEITURA, PARA A SITUAÇÃO DE PEDRO, A PROFESSORA ESTARÁ UTILIZANDO SEUS CONHECIMENTOS:
A) SOBRE A ADAPTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA APRESENTADA NA OBRA DE PIAGET.
AULA 3 COM OS CONCEITOS DE INCONSCIENTE E RECALQUE, A PSICANÁLISE OFERECE, AO PROCESSO EDUCATIVO, FERRAMENTAS PARA A COMPREENSÃO DE SUA COMPLEXIDADE. ASSIM, COMO CONSEQUÊNCIA DESSE DIÁLOGO COM A TEORIA PSICANALÍTICA, A PSICOPEDAGOGIA FUNDAMENTA SUAS PRATICAS QUE ENTENDEM O APRENDER COMO:
A) UM PROCESSO QUE ENVOLVE TANTO A COGNIÇÃO QUANTO OS ASPECTOS EMOCIONAL E RELACIONAL.
AULA 4 PICHON-RIVIÈRE ENTENDE, COM A PSICOLOGIA SOCIAL, QUE O HOMEM É UM SER DE NATUREZA GRUPAL, DEFINE SEU PERCURSO AO TRANSITAR NA FAMÍLIA, AMIGOS, ESCOLA E SOCIEDADE. NESSES GRUPOS, REALIZA SEUS APRENDIZADOS E DESENVOLVIMENTO. NO CONTEXTO EM QUE SE RELACIONA, O HOMEM VIVE DIFERENTES PAPÉIS E PARTINDO DESSAS IDEIAS, PICHON CRIA A TÉCNICA DOS GRUPOS OPERATIVOS. A ALTERNATIVA MAIS COMPLETA PARA SUA DEFINIÇÃO É:
A) PESSOAS REUNIDAS COM OBJETIVO COMUM, COM TAREFA EXPLÍCITA E TAREFA IMPLÍCITA.
AULA 4 NA TÉCNICA DOS GRUPOS OPERATIVOS, A TAREFA SÓ É REALIZADA QUANDO A PRÉ-TAREFA É ELABORADA E SUPERADA. COM ESSE CONHECIMENTO, A PSICOPEDAGOGIA ENTENDE QUE DEVE INTERVIR PARA QUE A PRÉ- TAREFA NÃO COMPROMETA A PRODUÇÃO DE ESTUDANTES E DE TODOS QUE PRECISAM APRENDER. ASSIM, ENTENDEMOS POR PRÉ-TAREFA:
A) TUDO AQUILO QUE É GERADO POR ANSIEDADE E MEDOS QUE ATRAPALHAM O ENVOLVIMENTO COM A TAREFA.
AULA 5 A PSICOPEDAGOGIA É UMA ÁREA DO CONHECIMENTO FOCADA EM ESTUDAR E COMPREENDER O SUJEITO COGNOSCENTE, AQUELE QUE APRENDE, E SUA DINÂMICA DE APRENDIZAGEM. PARA ISSO, SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI DEFINIDA POR JORGE VISCA, PELA EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE, PARTINDO DA INTEGRAÇÃO DE TRÊS TEORIAS JÁ EXISTENTES. SÃO ELAS:
A) PSICANÁLISE, PSICOLOGIA SOCIAL E EPISTEMOLOGIA GENÉTICA.
AULA 5 A PSICOPEDAGOGIA TEM COMO OBJETO DE ESTUDO, HOJE, O SER COGNOSCENTE, OU SEJA, O SUJEITO QUE APRENDE. SOBRE ESSE SUJEITO É INCORRETO AFIRMAR QUE:
A) SUA COMPLEXIDADE PODE SER TOTALMENTE COMPREENDIDA PELA PSICANÁLISE.
AULA 6 DURANTE O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO FOI CONSTRUÍDO UM AMPLO SISTEMA DE HIPÓTESES SOBRE AS QUEIXAS APRESENTADA PELA FAMÍLIA DE RICARDO (9 ANOS), QUE RESISTE ÀS TAREFAS ESCOLARES. O VÍNCULO COM A APRENDIZAGEM APARECEU BEM DESFAVORÁVEL E LIGADO ÀS FIGURAS PARENTAIS. PARA VERIFICAR ESSA HIPÓTESE UM DOS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS QUE A PSICOPEDAGOGA VAI UTILIZAR ENVOLVENDO A FAMÍLIA É:
A) A ANAMNESE OU HISTÓRIA DE VIDA.
AULA 6 O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO PERMITE AO PSICOPEDAGOGO CONHECER A DINÂMICA DE PRODUÇÃO DO PACIENTE E TAMBÉM OS VÍNCULOS QUE CONSTRUIU COM A APRENDIZAGEM. EMBORA O SUJEITO COGNOSCENTE FUNCIONE DE MANEIRA INTEGRADA E SEUS ASPECTOS CONSTITUINTES NÃO POSSAM SER SEPARADOS, DURANTE O DIAGNÓSTICO EXISTEM INSTRUMENTOS QUE FOCAM MAIS DIRETAMENTE ASPECTOS ESPECÍFICOS. PARA CONHECER O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO PACIENTE O INSTRUMENTO MAIS ESPECÍFICO É:
A) PROVA OPERATÓRIA.
AULA 7 “NOS TESTES PROJETIVOS, ESTARÃO SENDO ANALISADOS NÃO O PRODUTO FINAL, MAS TAMBÉM O PROCESSO, A MANEIRA COMO ACONTECEU ESTA PRODUÇÃO”. (ANDRADE, 1998, P. 77).
ESSE TIPO DE INSTRUMENTO PERMITE QUE OS VÍNCULOS INCONSCIENTES SEJAM "PROJETADOS" NA PRODUÇÃO GRÁFICA, ORAL ETC. AO UTILIZAR O TESTE DO "PAR EDUCATIVO" O FOCO OBSERVADO PELO PSICOPEDAGOGO DEVERÁ SER:
A) O VÍNCULO COM A ESCOLA.
AULA 7 PARA FAZER A TESTAGEM PEDAGÓGICA, DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO, FORAM UTILIZADAS AS PROVAS BIMESTRAIS REALIZADAS ANTERIORMENTE NA TURMA DO PACIENTE. A PROFISSIONAL JUSTIFICOU QUE DEVERIA UTILIZAR O MESMO MATERIAL, POIS ELE PERMITIRIA VER EXATAMENTE O QUE A CRIANÇA SABIA. NA TESTAGEM, O MENINO SE RECUSOU A REALIZAR A ATIVIDADE. SOBRE AS PROVAS PEDAGÓGICAS É INCORRETO AFIRMAR QUE:
A) NÃO APENAS OS CONTEÚDOS, MAS A FORMA DESSA TESTAGEM DEVE MANTER O MODELO ESCOLAR.
AULA 8 EMBORA OS PSICOPEDAGOGOS ATUEM NOS ESPAÇOS ESCOLAR, CLÍNICO E EMPRESARIAL DESDE 1970, O RECONHECIMENTO LEGAL DA PROFISSÃO SÓ CHEGOU EM 2014. AGORA, AS GRADUAÇÕES EXIGIDAS PARA A FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS SÃO:
A) PEDAGOGIA, PSICOLOGIA, FONOAUDIOLOGIA E LICENCIATURAS.
AULA 8 NO PERCURSO DA PSICOPEDAGOGIA, NO BRASIL, A IDENTIDADE DO PSICOPEDAGOGO FOI SENDO CONSTRUÍDA, E ESTABELECIDA A NECESSIDADE DE SUA ATUAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. ASSIM, COM A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO, FICOU DEFINIDO COMO SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO: A) ESCOLAS, CLÍNICAS E INSTITUIÇÕES.
AULAS – COACHING
AULA 1 CONSIDERANDO O MATERIAL ESTUDADO, É CORRETO AFIRMAR SOBRE O COACHING: C) É UM PROCESSO QUE VISA AO ALCANCE DE UMA META POR MEIO DA MUDANÇA DE HÁBITOS E COMPORTAMENTOS.
AULA 1 SOBRE A RESPONSABILIDADE DO COACH DURANTE O PROCESSO DE COACHING: D) O COACH ATUA COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE AUTODESENVOLVIMENTO DO COACHEE.
AULAS – PSICOPEDAGOGA DA EDUCAÇÃO
AULA 1 ENCONTRAMOS NA EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE, A BUSCA DE UM NOVO EIXO DE ESTUDO PARA EXPLICAR O COMPORTAMENTO. O PENSAMENTO COMPLEXO É SITUADO NUM TEMPO E NUM MOMENTO. “SÓ ASSIM VAMOS COMPREENDER QUE A SIMPLIFICAÇÃO NÃO EXPRIME A UNIDADE E A DIVERSIDADE PRESENTES NO TODO”. ENCONTRAMOS ESSA CITAÇÃO EM QUE AUTOR ABAIXO:
E) EDGAR MORIN.
AULA 1 A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO COMO DISCIPLINA-PONTE, IMPLICA MUDANÇAS PROFUNDAS NA MANEIRA DE ENTENDER AS RELAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO PSICOLÓGICO, AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS. SENDO ASSIM O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO É ESTUDAR A (OU): D) CULTURA, DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO.
AULA 2 SEGUNDO A PSICANÁLISE A IDENTIFICAÇÃO COM O PROFESSOR É UM PROCESSO DA MAIOR IMPORTÂNCIA TANTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA QUANTO PARA SUA APRENDIZAGEM ACADÊMICA. PODEMOS DIZER QUE, O(OU): D) DESEJO DE SE TORNAR À PESSOA ADMIRADA, DESDE DA IDENTIFICAÇÃO COM A MÃE, É A BASE DA APRENDIZAGEM.
AULA 2 O EDUCADOR TRABALHA COM UM MATERIAL QUE É PLÁSTICO, ABERTO A TODA IMPRESSÃO E TEM DE OBSERVAR PERANTE SI MESMO A OBRIGAÇÃO DE NÃO MOLDAR A JOVEM MENTE DE ACORDO COM SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS PESSOAIS, MAS ANTES SEGUNDO AS DISPOSIÇÕES E POSSIBILIDADES DO EDUCANDO”. (OBRAS COMPLETAS, VOL. XII, P.416 E 417). PODEMOS DIZER QUE O:
AULA 3 SEGUNDO SKINNER, “O QUE PROPICIA A APRENDIZAGEM DOS COMPORTAMENTOS É A AÇÃO DO ORGANISMO SOBRE O MEIO E O EFEITO RESULTANTE, NO SENTIDO DE SATISFAZER-LHE ALGUMA NECESSIDADE”. ESSA CONCEITUAÇÃO DIZ RESPEITO À (AO): D) CONDICIONAMENTO OPERANTE.
AULA 3 AS TEORIAS COMPORTAMENTALISTAS TÊM COMO REFERÊNCIA O EMPIRISMO. O SER HUMANO É FRUTO DE UMA MODELAGEM, ENTRE ESTÍMULO E RESPOSTA (E-R). NESTA PROPOSTA O PROFESSOR SE APRESENTA COMO:
D) ESTIMULADOR DE ASSOCIAÇÕES QUE IMPLEMENTAM E GERAM MUDANÇAS.
AULA 4 A INTELIGÊNCIA PARA OS GESTALTISTAS SE DESENVOLVE MEDIANTE REORGANIZAÇÕES PERCEPTUAIS EXPLICADAS POR MEIO DE ESTUDOS SOBRE A PERCEPÇÃO. ALGUNS PRINCÍPIOS BÁSICOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA FORMAÇÃO DAS GESTALTS A (OU):
C) LEI DA PREGNÂNCIA A NOSSA PERCEPÇÃO TEM TENDÊNCIA A “BOA FORMA”.
AULA 4 SEGUNDO ROGERS, “OBJETIVO DA EDUCAÇÃO É PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICANTE”. COM ISSO A APRENDIZAGEM DEVE SER BASEADA NO SEGUINTE PRINCÍPIO A (OU):
D) APRENDIZAGEM SE PROCESSA NAS ATITUDES EMPÁTICAS DO PROFESSOR FACILITADOR.
AULA 5 A COMPREENSÃO DO SUJEITO E O OBJETO NO ATO DE CONHECER DE PIAGET, É CORRETO AFIRMAR QUE A (OU):
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
AULA 3 AO LONGO DO PRIMEIRO ANO, O DESENVOLVIMENTOOCORRE DE FORMA EXTRAORDINÁRIA A TAL PONTO DE SE PERCEBER O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA EM CADA CRIANÇA. UMA BEBÊ QUE NASCE COM UM APARATO BIOLÓGICO BÁSICO COM COMPORTAMENTO REFLEXOS E NÃO CONSEGUE DOMINAR O PRÓPRIO CORPO, OS ÓRGÃOS SENSORIAIS RECEBEM A ESTIMULAÇÃO EXTERNA, MAS NÃO CONSEGUE EMITIR RESPOSTAS VOLUNTÁRIAS. DE ACORDO COM O TRECHO ACIMA, PODE-SE DIZER QUE: 
B) O ASPECTO DO DESENVOLVIMENTO ABORDADO REFERE-SE AO DESENVOLVIMENTO NEUROFISIOLÓGICO DA CRIANÇA.
AULA 3 POR VOLTA DOS CINCO ANOS, A CRIANÇA QUE JÁ FOI INTRODUZIDA NO MUNDO LETRADO, INICIA “NATURALMENTE” SUA VIDA DE LEITURA. A MESMA COISA NÃO ACONTECE EM SITUAÇÕES ONDE AS CRIANÇAS ESTÃO PRIVADAS DE ESTÍMULOS COM A LÍNGUA ESCRITA. A ESSE RESPEITO, PODE-SE DIZER QUE A DIFERENÇA APRESENTADA REFERE-SE: D) AO AMBIENTE CULTURAL ONDE A CRIANÇA ESTÁ INSERIDA.
AULA 4 AO LONGO DO PRIMEIRO ANO DE VIDA, A MÃE DEVERÁ ESTAR TOTALMENTE DISPONÍVEL PARA O BEBÊ. A CADA NECESSIDADE ORGÂNICA OU EMOCIONAL, A MÃE DEVERÁ ESTAR PRESENTE PARA SATISFAZÊ-LA E AJUDAR NA VOLTA À HOMEOSTASE DO CORPO DA CRIANÇA. É ESTA RELAÇÃO BÁSICA QUE INICIA O PROCESSO, PELO BEBÊ, DE ENTENDIMENTO ENTRE A EXISTÊNCIA DO MUNDO INTERNO E DO AMBIENTE OU MUNDO EXTERNO. MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA: E) O TRECHO ACIMA REFERE-SE À CONSTRUÇÃO DO EGO.
AULA 4 AO NASCIMENTO, O BEBÊ TEM UMA LUTA INICIAL RELACIONADA À SOBREVIVÊNCIA. COMEÇA A TER CONTATO COM O AMBIENTE EXTERNO AO CORPO DA MÃE, O QUE GERA UMA CONSTANTE ALTERNÂNCIA ENTRE DESEQUILÍBRIO ORGÂNICO E HOMEOSTASE (EQUILÍBRIO ORGÂNICO). PARA SE MANTER VIVO, O RECÉM NATO É DOTADO DE ENERGIA PSÍQUICA PRIMORDIAL, QUE O MOBILIZA PARA A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES E RETORNO À HOMEOSTASE. DE ACORDO COM O TRECHO ACIMA, PODE-SE DIZER QUE: B) A PRIMEIRA INSTÂNCIA PSÍQUICA É O ID E O BEBÊ ENCONTRA-SE TOTALMENTE À MERCÊ DA RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE O ID E O AMBIENTE.
AULA 5 ANDRÉ É UM MENINO DE 10 ANOS DIAGNOSTICADO COM TDAH. UMA DAS QUESTÕES PERTINENTES AO AMBIENTE ESCOLAR É UMA ANSIEDADE RELACIONADA À COMIDA, O QUE DEIXA O MENINO MAIS DISPERSO E AGITADO. ELE RELATA FICAR NERVOSO POR TER MEDO DE SENTIR FOME E NÃO TER O QUE COMER DEVIDO AO FECHAMENTO DA CANTINA. DE ACORDO COM A PSICANÁLISE, UMA CRIANÇA QUE APRESENTA COMPULSÃO À COMIDA, PODE TER PASSADO POR UM TRAUMA EM QUE FASE DO DESENVOLVIMENTO? E) FASE ORAL.
AULA 5 JOANA É UMA ADOLESCENTE DE 13 ANOS QUE COMEÇOU A APRESENTAR GRANDE INSEGURANÇA NA ESCOLA. ATÉ ESTA FASE, JOANA SEMPRE FOI BOA ALUNA E SEMPRE TIROU NOTAS BOAS. SEGUNDO O RELATO DA ADOLESCENTE, ELA COMEÇOU A SENTIR PAVOR DE ERRAR NOS DEVERES E TRABALHOS E TIRAR NOTAS BAIXAS. ESTA SITUAÇÃO ESTÁ ACARRETANDO NUM PROCESSO DE FALTAS CONSECUTIVAS DEVIDO À GRANDES CRISES DE ANSIEDADE DA ADOLESCENTE E, CONSEQUENTEMENTE, ATRAPALHANDO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SEU RENDIMENTO ESCOLAR. DE ACORDO COM A PSICANÁLISE, PODE-SE DIZER QUE: C) JOANA DEVE TER PASSADO POR UM TRAUMA NA FASE ANAL.
AULA 6 UMA DAS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS À PUBERDADE É O SURTO DE CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DOS CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS. É COMUM VERIFICAR NOS JOVENS UMA FALTA DE CONTROLE DO CORPO RELACIONADO À MUDANÇA DO ESQUEMA CORPORAL, QUE PODE SER EXEMPLIFICADO PELO MOVIMENTO DESCOORDENADO DE BRAÇOS E PERNAS. ESTAS ALTERAÇÕES ORGÂNICAS MEXEM PROFUNDAMENTE COM O PSIQUISMO DO JOVEM, QUE TERÁ DE ADEQUAR A SUA IDENTIDADE AO NOVO CORPO. DE ACORDO COM A SÍNDROME NORMAL DA ADOLESCÊNCIA, PODE-SE DIZER QUE O SURGIMENTO DOS CARACTERES SEXUAIS SECUNDÁRIOS: A) ESTÃO VINCULADOS AO LUTO PELO CORPO INFANTIL.
AULA 6 UM DOS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM SOBREMANEIRA OS JOVENS É A LIBERAÇÃO DOS HORMÔNIOS SEXUAIS QUE DESPERTAM A ATENÇÃO PARA O RELACIONAMENTO AMOROSO E TIRAM A ATENÇÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. MUITAS VEZES, OBSERVA-SE QUEDA NO RITMO E RENDIMENTO ESCOLAR. NESTE SENTIDO, PODE-SE DIZER QUE: A) O AUMENTO DO INTERESSE RELACIONADO À SEXUALIDADE É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA ADOLESCÊNCIA.
AULA 7 A CRIANÇA PEQUENA, DE 0 A 2 ANOS, DEVE TER A CERTEZA DE QUE TERÁ SATISFEITA AS SUAS NECESSIDADES. SOMENTE DESTA FORMA É QUE PODERÁ CONSTRUIR UMA ESTRUTURA DE PERSONALIDADE ADEQUADA, QUE PERMITE A SEGURANÇA NO MANEJO DA REALIDADE. DE ACORDO COM A ERIKSON, PODE-SE DIZER QUE ESTA É UMA CARACTERÍSTICA DA RESOLUÇÃO DE QUE CONFLITO BÁSICO? D) CONFIANÇA BÁSICA X DESCONFIANÇA BÁSICA.
AULA 7 QUANDO A CRIANÇA INICIA A ESCOLARIZAÇÃO FORMAL É POSSÍVEL VERIFICAR SE ELA APRESENTA ALGUM PROBLEMA DE APRENDIZAGEM PRODUÇÃO E CONCLUSÃO DOS TRABALHOS ESCOLARES. A AQUISIÇÃO DA PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA É FUNDAMENTAL A SUA PRODUÇÃO POSTERIOR NA VIDA, COMO O TRABALHO, RELACIONAMENTO E FAMÍLIA. DE ACORDO COM A ERIKSON, PODE-SE DIZER QUE ESTA É UMA CARACTERÍSTICA DA RESOLUÇÃO DE QUE CONFLITO BÁSICO? A) DILIGÊNCIA X INFERIORIDADE.
AULA 8 A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET APRESENTA ALGUNS CONCEITOS PARA SE ENTENDER COMO A INTELIGÊNCIA SE DESENVOLVE. PARA ELE, O DESENVOLVIMENTO OCORRE ATRAVÉS DO PROCESSO DE EQUILIBRAÇÃO QUE, A PARTIR DA ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO, PERMITE AO INDIVÍDUO CONSTRUIR O CONHECIMENTO PARA LIDAR COM OS DESAFIOS COTIDIANOS. A RESPEITO DOS PROCESSOS DE ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA: B) A ASSIMILAÇÃO REFERE-SE À AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E A ACOMODAÇÃO REFERE-SE À NOVA ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO A PARTIR DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS.
AULA 8 SEGUNDO A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, AS CRIANÇAS, AO NASCIMENTO, NÃO SÃO DOTADAS DE CAPACIDADES MENTAIS PRONTAS, MAS SOMENTE REFLEXOS, COMO CHUPAR E AGARRAR, ALÉM DE TENDÊNCIAS INATAS A EXERCITÁ-LOS E A ORGANIZAR SUAS AÇÕES. NESTE MOMENTO, A CRIANÇA NÃO POSSUI NENHUM CONHECIMENTO DA REALIDADE EXTERNA OU DE SEUS ESTADOS INTERNOS (EMOÇÕES E SENTIMENTOS), PORÉM RELACIONAM-SE COM O AMBIENTE ATRAVÉS DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E DOS ATOS REFLEXOS, QUE VIABILIZAM A CONSTRUÇÃO DOS PRIMEIROS ESQUEMAS MENTAIS. DE ACORDO COM O TRECHO ACIMA, PODE-SE DIZER QUE NA FASE INICIAL DA VIDA AS PESSOAS CONSTROEM ESQUEMAS: A) REFERENTE À ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO FORMAL.
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 
AULA 1 A REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO QUE É APRESENTADO PARA A CRIANÇA E/ OU JOVEM RELACIONA-SE COM OS ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E RELACIONAIS. QUANDO A PESSOA CONSEGUE REFERENDAR A SI MESMA UMA DETERMINADA INFORMAÇÃO, ELA CONSEGUIRÁ PROCESSAR, ARMAZENAR E EVOCAR ESTA INFORMAÇÃO DE FORMA MAIS EFICAZ. SÃO CONSIDERADOS ASPECTOS DA APRENDIZAGEM: AFETIVO, SOCIAL E COGNITIVO
O SINTOMA É A EMERGÊNCIA DE DESARTICULAÇÃO DOS DIFERENTES ASPECTOS DA APRENDIZAGEM, AFETIVO, SOCIAL E COGNITIVO.
AULA 1 VIMOS QUE A PSICOPEDAGOGIA SE DIVIDE EM: CLÍNICA E INSTITUCIONAL
AULA 1 DEFINIMOS COMO SER COGNOSCENTE:  AQUELE QUE ESTÁ EM UM PROCESSO DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO.
"O TRABALHO ACONTECE ENTRE O PSICOPEDAGOGO E O SER EM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, OU SEJA O SER COGNOSCENTE."
AULA 1 DIZEMOS QUE A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA TEM FOCO EM UMA CRIANÇA, ADOLESCENTE OU ADULTO QUE JÁ APRESENTA DIFICULDADES EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM AO CONTRÁRIO DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL QUE: TEM FOCO PREVENTIVO EM QUESTÕES DA INSTITUIÇÃO QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
AULA 2 SÃO QUATRO AS GRANDES ÁREAS DE INSTITUIÇÕES ALVO DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO NÃO É UMA DESSAS QUATRO ÁREAS? FAMÍLIA
AULA 2 POR QUE É NECESSÁRIO ENTENDER A INSTITUIÇÃO ALVO DO TRABALHO DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL? B) PORQUE ESTUDANDO A INSTITUIÇÃO PODEMOS COMPREENDER SUAS QUESTÕES E DIFICULDADES.
AULA 2 NO CONTEXTO DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL SÃO DIVERSOS OS ASPECTOS RELEVANTES DE UMA INSTITUIÇÃO. SELECIONE A ALTERNATIVA INCORRETA: C) OS ASPECTOS RELEVANTES SÃO APENAS O TAMANHO, O LOCAL E A HIERARQUIA.
AULA 2 SOBRE A INTERVENÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL PODEMOS DIZER QUE: D) MUDA EM FUNÇÃO DO TIPO DE INSTITUIÇÃO E A PARTIR DO DIAGNÓSTICO INICIAL REALIZADO PELO PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL.
AULA 3 O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO É PARTE FUNDAMENTAL DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. ELE SITUA A APRENDIZAGEM EM SEU CONTEXTOCONSIDERANDO: B) O LOCAL, SUJEITOS DIRETA E INDIRETAMENTE ENVOLVIDOS, IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS PROBLEMAS, DIFERENTES CONTEXTOS E ÁREAS DE INTERFERÊNCIA DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.
AULA 3 NA ETAPA DE ESTUDO E ESCOLHA DA ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM, A DEFINIÇÃO DA AVALIAÇÃO É: C) FACULTATIVA, POIS, OCORRERÁ AO FINAL DO PROCESSO.
AULA 3 DIZ-SE QUE, AO ABORDAR A INSTITUIÇÃO O PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL DEVE ENCARÁ-LA COMO UM PROBLEMA, POR QUÊ? 
B) PORQUE, ASSIM COMO UM PROBLEMA, EXIGE INTERPRETAÇÃO, ESTRATÉGIA E AVALIAÇÃO.
AULA 3 O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL É, POR NATUREZA: B) INTERDISCIPLINAR
A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO É CONSTRUÍDA A PARTIR DO DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. PARA TANTO É IMPORTANTE CONHECER AS BASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, O QUE NORTEARÁ O PROFISSIONAL NAS SUAS HIPÓTESES E CONCLUSÕES. NESTE SENTIDO, PODE-SE DIZER QUE O DESENVOLVIMENTO HUMANO: A) REFERE-SE AO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DO SER HUMANO VISANDO UMA MELHOR ADAPTAÇÃO AO MEIO EM QUE ESTÁ INSERIDO.
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO OCORRE EM FUNÇÃO DA NECESSIDADE HUMANA DE LIDAR COM OS DESAFIOS AMBIENTAIS QUE SE APRESENTAM NO COTIDIANO. A RELAÇÃO ENTRE MEIO E SUJEITO É RECÍPROCA, ONDE O AMBIENTE É TRANSFORMADO PELO HOMEM PARA A SATISFAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES E IMPÕEM A TRANSFORMAÇÃO DO INDIVÍDUO PARA QUE CONSIGA RESOLVER SEUS DESAFIOS.
UMA SITUAÇÃO CORRIQUEIRA NA EDUCAÇÃO E QUE PODE ACARRETAR PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM É APRESENTAR UM CONTEÚDO DE FORMA ABSTRATA, NEUTRA E DESCONTEXTUALIZADO. A NECESSIDADE DE VINCULAR A APRENDIZAGEM ÀS REFERÊNCIAS PESSOAIS DO SUJEITO É DEBATIDA HÁ DÉCADAS. ENTRETANTO A ESCOLA PERMANECE COM A PRÁTICA DE APRESENTAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SEM A HISTORICIDADE QUE LHE CABE E/OU SEM A VINCULAÇÃO COM A REALIDADE DO ALUNO. A ESSE RESPEITO, PODEMOS REFERENDAR EM QUE ASPECTO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO? SOCIAL E RELACIONAL.
A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO EM UMA ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL TERÁ DIVERSAS ABORDAGENS E CONTEXTOS POSSÍVEIS. ALGUNS DELES SÃO:
· A) VISÃO ESTRATÉGICA; TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO; RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.
AULA CONTAMOS QUE A IDADE CRONOLÓGICA É A TEM COMO BASE A DATA DE NASCIMENTO, ENQUANTO A IDADE BIOLÓGICA TEM A VER COM O METABOLISMO E É DEMONSTRADA PELO ORGANISMO PODENDO, INCLUSIVE, SER AFERIDA QUANDO COMPARADA A VALORES NORMATIVOS ESTIPULADOS PELA MÉDIA OBTIDA EM OUTRAS PESSOAS. E TEMOS, TAMBÉM, A IDADE PSICOLÓGICA PODE SER PERCEBIDA POR OUTROS ASPECTOS LIGADOS A COGNIÇÃO E ADMINISTRAÇÃO EMOCIONAL. SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE A VELHICE SE INICIA: B) AOS 60 ANOS.
AULA A IDADE PSICOLÓGICA PODE SER PERCEBIDA: A) POR ASPECTOS LIGADOS À COGNIÇÃO E ADMINISTRAÇÃO EMOCIONAL.
AULA NO TRABALHO COM A POPULAÇÃO IDOSA, O PSICOPEDAGOGO DEVERÁ NECESSARIAMENTE TRABALHAR EM EQUIPE. A QUE ISSO SE DEVE?
B) A TERCEIRA IDADE IMPLICA EM VÁRIAS POSSÍVEIS MORBIDADES PSIQUIÁTRICAS E DOENÇAS CRÔNICAS.
AULA NO CONTEXTO DA ATUAÇÃO COM A TERCEIRA IDADE O PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA: B) DEVE SERVIR DE MEDIADOR ENTRE O IDOSO E A CONSTRUÇÃO OU RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
AULAS – TEORIA PSICANALITICA 
AULAS EM 1905, FREUD PUBLICA TRÊS ENSAIOS SOBRE A TEORIA DA SEXUALIDADE, ONDE APRESENTA SUA TEORIA SOBRE A SEXUALIDADE INFANTIL, A IMPORTÂNCIA DA VIDA SEXUAL PARA TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS E A AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE SEXUALIDADE. E ESTA AMPLIAÇÃO DO CONCEITO DE SEXUALIDADE, SIGNIFICA DIZER QUE, PARA ELE, A SEXUALIDADE: A) NÃO SE RESTRINGE À GENITALIDADE.
AULAS AS DESCOBERTAS DE FREUD SOBRE A SEXUALIDADE INFANTIL FORAM DE ENCONTRO À MORALIDADE DE SUA ÉPOCA, POIS A INFÂNCIA ERA CONSIDERADA: A) INOCENTE E PURA
AULAS PARA A PSICANÁLISE, EXISTE UMA ENERGIA QUE IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO E DINAMIZA AS ESTRUTURAS MENTAIS. ESTE IMPORTANTE ELEMENTO DA TEORIA PSICANALÍTICA CHAMA-SE: C) LIBIDO

Continue navegando