Buscar

1 Estudo dirigido (2) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
Campus Colorado do Oeste – Técnico em Agropecuária
Disciplina de Solos
Discente: Flávio Alcides Santos Neto
Turma: 1° ano B 
Respostas
1. Mais de 13 milhões de anos.
2. A Crosta Terrestre, Camada superficial e sólida que circunda o planeta indo de 5 a 30 km; O Manto, abaixo da crosta e pastoso por causa das rochas derretidas que são o magma; O Núcleo, parte central e formado por metais em altíssima temperatura.
3. A Terra é formada por três camadas: Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa. Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas. Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.
4. A crosta continental é formada essencialmente de silicatos aluminosos (por isso era antigamente chamada de sial) e tem uma composição global semelhante à do granito. A crosta oceânica é composta essencialmente de basalto, formada por silicatos magnesianos (por isso antigamente chamada de sima).
5. O tempo geológico difere-se do tempo histórico por tratar-se de uma escala de tempo muito mais ampla e abrangente. Quando falamos em tempo geológico, referimo-nos a uma escala de tempo que costuma ser medida nos milhões ou até bilhões de anos, tal a classificação das eras geológicas e seus respectivos períodos.
6. Os agentes "geológicos endógenos", referem-se á interação de forças internas da Terra, tais como: aquecimento provocado por radioatividade; variações de pressão e temperatura provocadas por reações e recristalizações minerais para fases mineiras mais ou menos densas com a emissão ou absorção de calor o que leva a desequilíbrios densitométricos e poderosas movimentações de massas rochosas, magmas e fluidos no interior da terra;
Alguns exemplos de fenômenos ou processos endógenos:
- formação de magma e sua intrusão formando rochas plutônicas e hipabissais;
- tectonismo, dobramentos, falhamentos e metamorfismo em áreas orogênicas;
- subducção; 
- etc….
7. Os agentes exógenos do relevo realizam o desgaste e desagregação do solo e das rochas e também promovem a formação de novas paisagens superficiais.
8. O ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica e propiciam a existência de seus três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares. A existência desse ciclo evidencia o caráter dinâmico da litosfera terrestre, fruto tanto das ações dos agentes endógenos quanto dos agentes exógenos de transformação da superfície. Caso o ciclo não existisse, a litosfera terrestre seria composta apenas por rochas magmáticas, pois elas são oriundas da solidificação do magma, o que faria com que os geólogos tivessem que realizar outra forma de classificação. Por esse motivo, podemos compreender que os demais tipos só podem existir a partir da transformação de tipos rochosos preexistentes.

Continue navegando