Buscar

escalada escolar

Prévia do material em texto

IDJ/Crato
Educação física
Disciplina: Esportes na natureza
Professor: Luciano de Oliveira Ramos
Projeto:
Escalada Lúdica no Chão para crianças na escola
Alunos:
Monique Marques, Jarly Anny, Angélica Sales , Claudia
Introdução
A escalada uma técnica desportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. O terreno vai de alguns metros de escalada, até as centenas de metros para as paredes rochosas. Com a prática desse esporte nas escolas os alunos poderão ter mais interesse em participar das aulas.
As atividades de aventura mostram como uma oportunidade significativa para vivenciar emoções e sensações que podem ser capazes de contribuir para mudanças de comportamento e atitudes atreladas as demais esferas da vida humana. Portanto esta dada uma possibilidade de os seres humanos estabelecerem uma relação com a natureza diferente dessa que vem sendo empreendida nas cidades.
Já é possível encontrarmos atividades de aventura como escalada, arvorismo, rapel e tirolesa em escolas, clubes colocando cada vez mais cedo o contato destas atividades com as crianças e adolescentes em idade escolar. Sabemos ainda que muitos profissionais não tem habilitação para ministra tais aulas, pois a introdução dos esporte radicais nas escola.
A parti disso este estudo vem mostrar a inserção da modalidade esportiva escalada nas aulas de educação Física e quais benefícios físicos e sociais poderão trazer para as crianças e adolescentes praticantes de forma regular.
Objetivos
	O objetivo central deste trabalho é mostrar como foi inserida a modalidade esportiva escalada em uma escola na cidade do Crato desde a concepção a montagem da brincadeira lúdica na escola realizada na quadra a Escalada no chão e rastejo para crianças onde se trabalha a força, coordenação motora ampla de membros inferiores e superiores. Atividade lúdica de excelente aceitação pelos alunos do primeiro ano a quinto ano do ensino fundamental.
	Para que um esporte radical seja bem sucedido é preciso levar em conta o que é preciso, pois há varias coisas que soa necessárias, um exemplo é condicionamento físico. O estado mental e a alimentação, esses são os fatores mais importantes nesse esporte radical, nessa versão o importante é chamar atenção, aplicação da atividade correta de maneira clara e objetiva com intuito de ter um vencedor.
Geral
Sousa afirma (2001) afirma que em sua tese de doutorado que a escala é a atividade motora que estimula a tomada de decisão e resolução de problemas e que melhor apresenta a manifestação da inteligência corporal na educação física.
A escalada indoor se caracteriza como atividade Privilegiada, em situações problemas, nas quais há uma predominante exigência motora, gerando desequilíbrios no comportamento motor e estimulado os alunos a criarem formas de solucionar problemas e estabelecer relações com experiências já realizadas; 
O desenvolvimento da força também está de acordo com Bertuzzi,et.al.(2001) que através de seus estudos demonstrou a necessidade de força para se escalar, principalmente de membros superiores. A escala da ao praticante a capacidade de gerar elevada tensão continuamente com os músculos flexores dos dedos, sendo mínimo o percentual de diferença entre os lados dominante e não dominante.
Realizar diferentes movimentos utilizar músculos nem sempre tão exigidos, pendurar-se por apenas uma das mãos ou um dos pés detonam singulares experiências corporais, expressando uma cumplicidade do escalador com seu próprio corpo, conduzindo as vivencias corporais distintas. A lucidade por sua vez, manifesta – se diante deste entrosamento com o corpo e se diante desde entrosamento com o corpo e se estende ao espaço vivido – o muro de escala ( marinho,2001). Pereira (2007) nós da algum beneficio da escalada quando trabalhada de forma lúdica : desenvolvimento de velocidade resistência, força, estratégia, habilidade motoras, trabalho em grupo, preparação, atenção, equilíbrio dinâmico e precisão de movimentos.
Especifico
	Fortalece os esportes de ação e aventura como elemento didático pedagógico na educação física escolar. Apresentação possibilita a inclusão dos esportes radicais de ação e aventura no ambiente escolar. Executar as atividades de Slackline e escala nas aulas de educação física e acrescentar a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como pratica alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques ou florestas, a atividade que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para execução dos movimentos Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais.
Justificativa
	Atividades de iniciação as técnicas de escalada em escolas com uso de materiais não especificados consistindo atividades de exploração dos espaços existentes na escola e no seu entorno para a pratica de algumas técnicas da escalada essa atividade exige que os alunos construam um novo olhar sobre sua própria escola e entorno e sejam capazes de identificar locais com potencial para pratica da escalada.
Referencial Teórico 
	Com a porem pratica desse esporte nas escolas, os alunos poderão ter maior interesse em participa das aulas, visto que, é notável a falta de interesse dos alunos nas aulas de educação física atualmente principalmente no ensino médio, essa atividade trará mais entusiasmo e competitividade aos alunos, entre eles e com ele próprio, uma vez que, é uma atividade desafiadora.
	As atividades de aventura se mostram como uma oportunidade significativa para a vivência de emoções e sensações que podem ser capazes de contribuir para mudanças de comportamentos e atitudes atreladas as demais esferas da vida humana. Portanto esta dada uma possibilidade de os seres humanos estabelecerem uma relação com a natureza.
 	Este estudo mostra a importância dos esportes radicais na escola e têm sobre a personalidade e os benefícios no desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar do ensino fundamental e médio. São muitas as modalidades dos esportes radicais, porem este trabalho terá importância a escalada esportiva nas aulas de educação esportiva de forma segura e adaptada. 
Metodologia
	A atividade foi realizada na escola do ensino médio e fundamental com crianças entre 10 a 13 anos foi utilizada para pratica esportiva uma quadra adequada, cones para demarcação do local de partida e chegada, giz para marca os locais a serem colocados os pés e mãos, dois ou mais competidores, apito para comando de partida e chegada. Será utilizado técnicas de escalada com movimentos de flexibilidade e força e concentração dos alunos. Para essa pratica lúdica o movimenta será de Spider de forma que apoie – se ao chão. O vencedor chegara em primeiro lugar.
Materiais utilizados
Escola com Espaço (Quadra, cones, bandeirolas, giz, apito )
Cronograma
	Explicar aos alunos os Objetivos de a aula iniciar com aquecimento explicar a atividade realizada de forma clara e objetiva. Forma duas equipes, explicar as técnicas de escalada lúdica. Para essa pratica lúdica o movimenta será de Spider de forma que apoie – se ao chão. O vencedor será a equipe que chegar em primeiro lugar. Com os comentários e observações do professor e alunos estará concluída a aula. Será avaliadas a participação, o respeito, o interesse e as normas da atividade.
Referenciais
www.youtube.com https://youtube.be/acgrizmja_u
Portal do Professor.mec.gov.br
Bertuzzi,et.al.(2001)
( marinho,2001). Pereira (2001)
Anexo
Capa.........................................................................................................01
Introdução/Objetivo..................................................................................02 Geral........................................................................................................03
Especificos/Justificativa...........................................................................04
Justificativa..............................................................................................05Referencial Teórico/Metodologia.............................................................06
Materiais Utilizados/Cronograma/Referenciais........................................07

Continue navegando