Buscar

FATOR REUMATOIDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FATOR REUMATOIDE - FR 
O fator reumatoide (FR) é um autoanticorpo, uma proteína, imunoglobulina M (IgM) que é produzida pelo sistema imunológico do organismo. Os autoanticorpos atacam os próprios tecidos do indivíduo, por engano, identificando o tecido como "estranho". Embora o papel biológico do FR não seja bem compreendido, sua presença é útil como indicador da atividade inflamatória a autoimune. Este teste detecta e mede o FR no sangue.
O teste de FR é válido para ajudar a diagnosticar a artrite reumatoide (AR). Cerca de 80% das pessoas com AR apresentarão teste positivo para FR. No entanto, o FR também pode ser detectado em indivíduos com uma variedade de outras desordens, incluindo outras doenças autoimunes, como a Síndrome de Sjögren, bem como infecções bacterianas, virais e parasitárias persistentes e certos cânceres. Algumas vezes, está presente em indivíduos com doença pulmonar, doença hepática e doença renal, e pode ser encontrado em uma pequena porcentagem (1% a 5%) de pessoas saudáveis.
Quando o exame é pedido?
O teste para FR pode ser solicitado quando o indivíduo apresenta sinais e sintomas de artrite reumatoide. Podem incluir dor, calor, edema e rigidez matinal nas articulações, nódulos sob a pele e, se a doença tiver progredido, evidências nos raios-X de cápsulas articulares edemaciadas e perda de cartilagem e ossos. O teste de Fator Reumatoide pode ser repetido quando o primeiro exame resultar negativo e os sintomas persistirem.
Um teste de anticorpo antipeptídeo citrulinado cíclico (CCP) auxilia no diagnóstico de artrite reumatoide em pacientes com inflamação articular e sintomas que sugerem mas ainda não preenchem os critérios de artrite reumatoide. Pode ser pedido junto com o Fator Reumatoide ou se o resultado deste for negativo.
O exame de Fator Reumatoide também pode ser feito junto com outros testes autoimunes, como fator antinuclear (FAN), e outros marcadores de inflamação, como a proteína C-reativa (PCR) e velocidade de hemossedimentação (VHS), além de hemograma completo (HC) para avaliação das células sanguíneas.
O que significa o resultado do exame?
O teste de Fator Reumatoide deve ser interpretado em conjunto com os sintomas e a história clínica do paciente.
Em indivíduos com sintomas e sinais clínicos de artrite reumatoide, a presença de concentrações importantes de FR indica que é provável que tenham artrite reumatoide. Níveis mais elevados de FR geralmente estão relacionados com maior gravidade da doença e pior prognóstico.
O teste de FR negativo não descarta a doença. Cerca de 20% das pessoas com AR apresentarão níveis muito baixos ou indetectáveis do FR. Nestes casos, o teste de anticorpo anti CCP pode ser positivo e usado para confirmar a AR.
O resultado positivo para o teste de FR também pode ser observado em 1% a 5% de pessoas saudáveis e em algumas com doenças/estados clínicos como síndrome de Sjögren, esclerodermia, lúpus eritematoso sistêmico (lúpus), sarcoidose, endocardite, tuberculose, sífilis, HIV/AIDS, hepatite, mononucleose infecciosa, cânceres como leucemia e mieloma múltiplo, infecções parasitárias ou doenças hepáticas, pulmonares ou renais. O teste de FR não é usado para diagnosticar outras doenças/estados clínicos nem para monitorá-las.

Continue navegando