Buscar

SLIDE BANCO MUNDIAL

Prévia do material em texto

Atuação do Banco Mundial pós segunda guerra mundial
Criação do Banco Mundial
Em 1º de julho de 1944, enquanto as batalhas da Segunda Guerra Mundial aconteciam na Europa e no Pacífico, delegados de quarenta e quatro nações se reuniram no isolado Mount Washington Hotel em Bretton Woods, New Hampshire, para participar do que ficou conhecido como Conferência de Bretton Woods. 
 
2
Isabela (I) - 
3
Seu objetivo era concordar com um sistema de ordem econômica e cooperação internacional que ajudaria os países a se recuperar da devastação da guerra e promover o crescimento global de longo prazo. 
Delegados da Conferência de Bretton Woods, incluindo o delegado do Reino Unido e líder da Comissão II, Lord John Maynard Keynes (centro).
Em sua conclusão, os participantes da conferência produziram os Artigos de Acordo para o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
4
	
Em sua conclusão, os participantes da conferência produziram os Artigos de Acordo para o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Anos de planejamento e discussão precederam Bretton Woods e lançaram as bases para o sucesso da conferência. Enquanto os Artigos finais foram influenciados de forma significativa pelos planos iniciais dos Estados Unidos com contribuições do Reino Unido, outros países participaram de consultas e apresentaram propostas contendo sua própria visão para um banco internacional antes da conferência.
 
ARTIGOS DE ACORDO
5
A conferência, formalmente conhecida como Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas, foi convocada em 1º de julho de 1944 e contou com a presença de 730 delegados.
México, Chile, Brasil, Rússia, Bélgica, Holanda, Tchecoslováquia, Polônia, Canadá, China e Índia estavam entre os participantes ativos. Muitas das discussões giraram em torno dos propósitos duplos de reconstrução e desenvolvimento do banco proposto e sua estrutura de capital.
A Conferência
6
Em 22 de julho de 1944, os delegados assinaram o Ato Final da Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas, que incluía cartas descrevendo os objetivos e mecanismos do FMI e do BIRD, embora muitas decisões ainda tivessem que ser tomadas. O Contrato Social do BIRD foi ratificado em 27 de dezembro de 1945, quando representantes de vinte e um países se reuniram em Washington, DC para se tornarem os primeiros membros do Banco.
ATO FINAL DA CONFERÊNCIA
7
O secretário do Tesouro dos EUA, Henry Morgenthau, dirige-se aos delegados.
 
ABERTURA DAS PORTAS DO BANCO MUNDIAL
O Banco Mundial abriu suas portas em 25 de junho de 1946, quase 2 anos depois que seus Artigos de Acordo foram redigidos na conferência de Bretton Woods em New Hampshire. 
A Segunda Guerra Mundial terminou um ano antes do dia da abertura, e a devastação ainda era sentida: 60 milhões de pessoas morreram e outros milhões foram deslocados; a infra-estrutura na Europa, no Japão e em outros lugares foi destruída; e muitos países estavam lutando financeiramente. 
A promessa de alcançar a paz e a prosperidade por meio do multilateralismo era frágil e nova, e poucas pessoas compreendiam a missão do Banco. Deixando de ser competência dos funcionários e diplomatas dos países, o trabalho de operacionalização do Banco passou a ser responsabilidade de seu primeiro contingente de funcionários.
8
9
O corpo técnico iniciou o trabalho de criação de políticas e práticas que viabilizaram as primeiras operações do Banco, como o primeiro empréstimo à França para reconstrução e os primeiros empréstimos de desenvolvimento ao Chile. 
Eles tiveram que aprender o que seus clientes precisavam, então eles se corresponderam com funcionários do governo, consideraram pedidos de empréstimos e foram em missão para estudar as economias dos países.
No início, a maioria dos funcionários era dos Estados Unidos e da Europa, mas com o tempo isso mudou. Em 1951, havia funcionários de 14 países, e isso aumentou para 107 países em 1971. No lado operacional, os funcionários trouxeram habilidades em finanças, economia e engenharia. Do lado organizacional, a equipe atende às necessidades de folha de pagamento, pessoal, orçamento, assuntos públicos, apoio à Diretoria Executiva e muito mais.
Antes de 25 de junho de 1946, o Banco Mundial era apenas uma ideia, e foi o compromisso dos países membros e do pessoal da organização que formou a base para colocar a ideia em prática. Com o tempo, o quadro de funcionários aumentou e suas habilidades e conhecimentos se expandiram para novos setores e abordagens de desenvolvimento, sempre para atender às necessidades em constante mudança dos membros da organização.
PRIMEIROS PASSOS
FEITOS DO BANCO MUNDIAL
O primeiro empréstimo do Banco foi para a França e os empréstimos para outros países europeus se seguiram. Mas quando o Plano Marshall de 1947 assumiu os esforços de reconstrução do pós-guerra na Europa, o Banco rapidamente passou a financiar projetos de infraestrutura em todo o mundo em setores como energia, irrigação e transporte. 
O primeiro empréstimo a um país não europeu foi para o Chile em 1948 por US$ 13,5 milhões para geração de energia hidrelétrica. 
O Banco também iniciou um programa de assistência técnica e, em 1955, estabeleceu o Instituto de Desenvolvimento Econômico para fornecer treinamento a funcionários dos países membros.
10
11
Durante os primeiros anos, o Banco evoluiu para atender às necessidades de seus membros. Em 1956, a International Finance Corporation (IFC) foi criada para se concentrar exclusivamente no setor privado e, em 1960, a International Development Association (IDA) foi criada para fornecer recursos para membros menos dignos de crédito. O primeiro empréstimo do IFC foi para o Brasil, no valor de US$ 2 milhões, para a fabricação de equipamentos elétricos. 
O Banco também mediou três disputas internacionais que tinham um elemento econômico: a nacionalização da indústria petrolífera iraniana; o desenvolvimento do sistema de água do rio Indo; e o financiamento da Represa Alta de Aswan no Nilo.
O BANCO MUNDIAL ENFRENTA A POBREZA
Na década de 1970, mais de 40% das pessoas nos países em desenvolvimento viviam na pobreza absoluta e, em resposta, os projetos do Banco Mundial visavam ajudar diretamente os pobres. 
O presidente do Banco Mundial, Robert McNamara, cunhou o termo “pobreza absoluta” em seu discurso na Reunião Anual de 1973 e foi o primeiro a comunicar os objetivos duplos do Banco Mundial: “… acelerar o crescimento econômico e reduzir a pobreza”. (Relatório de Desenvolvimento Mundial, 1978). Esses conceitos transformaram o Banco na instituição voltada para o desenvolvimento que conhecemos hoje.
12
13
Os empréstimos aos países membros aumentaram doze vezes entre 1968 e 1981 e se expandiram para novos setores: meio ambiente, desenvolvimento rural, água, saneamento, educação e outros. 
O esforço global para erradicar a oncocercose é um exemplo de como o Banco trabalhou para melhorar a vida dos pobres, diferente dos grandes projetos de infraestrutura realizados nos primeiros 20 anos do Banco. 
O primeiro empréstimo para o meio ambiente foi em 1971 para o controle da poluição no Brasil, e o Banco posteriormente incluiu salvaguardas ambientais em seu processo. 
Durante a década de 1970, os economistas eram os principais conselheiros do Banco, mas funcionários com diferentes habilidades em antropologia, sociologia, ciências ambientais e outros setores foram contratados para fornecer ainda mais conhecimento aos clientes.
ECONOMIAS EM TRANSIÇÃO E AJUSTE ESTRUTURAL
As décadas de 1980 e 1990 trouxeram desafios adicionais relacionados aos choques do petróleo, crises da dívida e ambientalismo, e o Banco reagiu trazendo novas habilidades e salvaguardas em seu trabalho, bem como o ajuste estrutural.
Os empréstimos para ajuste estrutural vieram com condições políticas, como disciplina fiscal, reforma tributária e liberalização do investimento estrangeiro direto; mas, emborase destinassem a melhorar a política e o ambiente institucional em que os empréstimos foram feitos, sua eficácia geral foi debatida internamente e na comunidade de clientes.
Na década de 1990, o Banco ajudou ex-nações soviéticas a redirecionar suas economias após a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e muitas dessas novas nações soberanas tornaram-se membros do Banco Mundial. 
14
15
Em 1991, o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) foi estabelecido para promover o foco na proteção do meio ambiente e, em 1996, a iniciativa da dívida dos Países Pobres Altamente Endividados foi aprovada para permitir que os países pobres se concentrassem no desenvolvimento sustentável e na redução da pobreza.
O Banco Mundial acrescentou outra instituição ao grupo quando a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) foi formada em 1988 para fornecer seguro contra riscos políticos e reforço de crédito para investidores e credores.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PARCERIAS GLOBAIS
Durante o final da década de 1990, o Banco Mundial voltou às áreas de prevenção de conflitos, reconstrução pós-conflito e assistência aos países para redirecionar suas economias após grandes mudanças políticas. 
Esse período também trouxe preocupação com o impacto da corrupção governamental na eficácia das operações de crédito, o que levou o Banco Mundial a adotar uma estratégia anticorrupção sob o presidente James Wolfensohn. Wolfensohn fez um discurso inovador sobre “câncer ou corrupção” nas reuniões anuais de 1996 e, sob sua liderança, o foco na responsabilidade do país e na apropriação do trabalho de desenvolvimento tornou-se central no Quadro de Desenvolvimento Abrangente.
16
17
Em meados dos anos 2000, surgiu a ideia do Banco Mundial como uma instituição de conhecimento e, em 2010, a Agenda Aberta orientou o Banco a uma abordagem mais transparente do desenvolvimento. 
Em colaboração com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas em 2000 e, posteriormente, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2015, o Banco Mundial entrou no novo século enfatizando o desenvolvimento comunitário e a coordenação da ajuda, trabalhando para proteger grupos vulneráveis ​​e mitigar o impacto de das Alterações Climáticas.
18
https://www.worldbank.org/en/archive/history
https://www.worldbank.org/en/archive/history/exhibits/Bretton-Woods-and-the-Birth-of-the-World-Bank
REFERÊNCIAS

Continue navegando