Buscar

1 VERIFICANDO APRENDIZADO AULA- 1 Arte e Educação - Fundamentos, Metod

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 1- MÓDULO 1
1. Marque a alternativa correta a partir da análise das afirmativas listadas:
I. Art Déco e Art Nouveau foram dois estilos que se fizeram presentes no entresséculos XIX-XX, especialmente na arquitetura, frutos da implementação de processos e produtos decorrentes da Revolução Industrial.
II. Ferro e Carvão é uma obra produzida pelo artista escocês William Bell Scott, que foi um dos primeiros artistas a descrever detalhadamente em suas obras os processos da Revolução Industrial.
III. Considerado como o “Michelangelo da caricatura”, Honoré Daumier (1808-1879) transmitiu em suas obras o romantismo da Revolução Industrial.
IV. A Segunda Revolução Industrial foi um período de grande prosperidade econômica, de fé inabalável na Ciência, na técnica e no progresso da civilização.
V. Apesar da importância da classe operária para a expansão da produção industrial do período, poucas são as produções artísticas que a retratam.
Assinale a alternativa correta:
R: A" está correta.
Considerado como o “Michelangelo da caricatura”, Honoré Daumier (1808-1879) transmitiu, em suas obras, seu olhar crítico às injustiças e desigualdades sociais provocadas pela industrialização. Muitos artistas da época buscaram representar a classe operária, fosse exaltando sua força produtiva, fosse representando sua desigualdade perante a elite burguesa.
2. A incorporação de novas tecnologias, assim como a divisão social do trabalho, trouxe para o campo das artes um aprofundamento da dicotomia entre criar e fazer. A fotografia, o cinematógrafo, o telescópio, o microscópio, entre outras tecnologias contribuíram com o repensar da produção artística e impulsionaram novos movimentos de vanguarda. Ao mesmo tempo, podemos considerar que a reprodutibilidade técnica da arte trouxe um dilema para a importância atribuída aos originais. Tal dilema ocorre por quê:
R: "B" está correta.
Uma concepção importante sobre os debates do papel da arte é que as obras de arte tinham uma função ritual e, por isso, um “valor de culto”, ligado essencialmente à unicidade. Mas, com a entrada do processo industrial na produção artística e o advento da reprodutibilidade técnica, ocorreu a emancipação das obras de arte da sua função ritualística. E, por conseguinte, o “valor de culto” deu lugar ao “valor de exposição”.
1. A Belle Époque (“Bela Época”, em francês) foi o período de cultura cosmopolita que abrangeu o final do século XIX e início do século XX e caracterizou-se, sobretudo, pelo otimismo gerado pela modernização tecnológica derivada da Segunda Revolução Industrial (1850-1945). Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde ao estilo artístico muito apreciado durante esse período:
R: O Art nouveau é um estilo decorativo da época e sua relação com a Segunda Revolução Industrial se dá, sobretudo, pelo uso de novos materiais, tais como o ferro e o vidro. Caracteriza-se formalmente pelo uso de formas orgânicas (flores, folhagens, animais), linhas curvas e assimetria.
2. A atmosfera de decadência e destruição vivida e deixada pelos conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) inspirou a criação da arte como negação, como um engajamento que, de alguma forma, desprezava o ideal de arte anterior, burguesa, um movimento artístico de reação negativa aos horrores e à insensatez da guerra. Assinale a alternativa que corresponde ao movimento artístico mencionado:
R: "B" está correta.
O dadaísmo foi um movimento artístico formado em Zurique, durante a Primeira Guerra Mundial. As produções artísticas desse movimento buscavam desafiar a racionalidade, a lógica, no intuito de romper com os valores tradicionais que levaram a sociedade europeia a dar início e prolongar a guerra mundial. Propunha a “antiarte” – através da espontaneidade, do humor, e também da irracionalidade na produção – para provocar, chocar e indignar a sociedade da época em relação à sua própria condição de habilitadora da destruição em massa.
1. A ascensão dos regimes totalitários na Alemanha e Rússia provocou uma mudança radical na direção das tendências artísticas correntes na Europa do início do século XX. Com essas mudanças políticas, a efervescência e a experimentação artística desses países foram suprimidas:
R: "D" está correta.
A ascensão dos regimes totalitários manifestou-se na Alemanha e Rússia através das políticas culturais de Estado, que buscavam, a partir da centralização e da prescrição das linguagens artísticas, contribuir com a propaganda desses regimes. Na Alemanha, essa política caracterizou-se pela revalorização dos estilos acadêmico, neoclássico e romântico. Na Rússia, o realismo socialista foi o estilo artístico adotado pela propaganda totalitária e traduziu-se na produção de obras em torno da política stalinista.
2. A Bauhaus, escola de arquitetura fundada na Alemanha, em 1919, por Walter Gropius, tornou-se o centro da produção do moderno desenho industrial, adaptando a forma dos objetos às novas técnicas de produção. Foi fechada pelos nazistas em 1933, quando seus professores começaram a se espalhar pelo mundo, divulgando os preceitos ali elaborados. Sobre a Bauhaus, não podemos afirmar que:
R: A" está correta.
A Bauhaus é considerada precursora do modernismo. Foi influenciada pelo construtivismo russo e buscava a junção da arte e do artesanato para a produção de designs industriais que fossem funcionais e, ao mesmo tempo, esteticamente chamativos.

Continue navegando