Buscar

brasil colonia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Brasil periodo colonial
indios usam a sociedade tribal: desconheciam a propriedade privada, pequenas quantidde de pessoas, divisao social do trabalho, homem cacçava e mulher coleta e criar filhos, eram sedentarios que é fixo, e seminomades que se movimentavam, agricultura redimentar, usavam muito a mandioca, coivara era a queima de arvores para abrir espaço, o indio usava a antropofagia, os europeus abominavam isso, a carne do inimigo para os indios eram importante pois eles acreditavam que o poder desse guerreiro era transmutado para quem comia.os primeiros indios morreram por arma de fogo e doenças dos europeus, principalmente doença em especifico a gripe. os indigenas foram escravizados o tempo todo, chamados de negros da terra, mesmo os padres jesuitas defendendo os indios, mas os padres nao se opunha a escravização dos africanos. portugal nunca apoiou a escravização dos indios, porem nunca houve uma fiscalização. o banho diario e o vocabulario sao herança dos indigenas.
1500 a 1530 periodo pre colonial, monopolio do pau brasil é chamado de estanco, o primeiro a receber foi fernao de noronha, porem ninguem respeitava o estanco, os indigenas eram quem tiraravam os primeiros paus brasil através do escambo que são trocas de produtoos sem moedas, e tambem havia o cunhadismo, os portugueses casavam com as indias e formavam varios cunhados fortalecendo a relação de indios com portugueses, essa madeira era armezadas nos fortes militares ou feitorias.
os portugueses foram obrigados a colonizar o brasil devido as constantes invasoes francesas, o Brasil colonizou para nao perder, espanha começou mais tarde mas foi muito ascendente, antes era só portugal, depois espanha, frança, portugal. martim afonso de souza começou o processo de colonização e o transplanyte da legislação portuguesa.
as capitanias hereditarias foi a ideia dos portugueses para colonizar e usaram a cana de açucar como o cultivo, muitos donatarios nem vieram tomar posse das terras, a coroa estava em decadencia e por isso transferiu a colonização para a iniciativa privada, as capitanias hereditarias ja havia sido usada na ilha da madeira
os dois principais documentos juridcos eram a carta de doação e o foral, carta de doaçao era o direito de exploração e o foral estabelece os direitos e deveres do capitao donatarios, direitos era cobrar imposto e deveres doar terras para gerar povoamento.
duarte coelho foi o fundador da capitania de pernambuco e sao vicente tambem deu certo inicialmente, todas as outras quebraram, os indigenas resistiam ao povoamento dos europeus, o capitao era a autoridade maxima e era subordinado ao rei. 
3 fatores do fracasso das capitanias em 1534: administração descentralizada, dificuldades de comunicação, resistencia dos indigenas, só foram extintas em 1759 por marques de pombal.
PARA CENTRALIZAR O SISTEMA DE CAPITANIAS FOI CRIADO O GOVERNO GERAL. 1548
TOME DE SOUZA FOI O PRIMEIRO GOVERNADOR GERAL
OUVIDOR MOR : juiz PROVIDOR MOR: arrecadação de impostos CAPITAO MOR:DEFESA
NO GOVERNO DE MEN SA HOUVE AS INVAÇOES FRANCESAS, PARA TENTAR FUNDAR UMA COLONIA, frança antartica, 
duarte de costa foi quem expulsou os franceses
Os três primeiros governadores gerais que administraram o Brasil Colônia foram: Tomé de Souza (1549 a 1553), seguido de Duarte da Costa (1553 a 1558) e Mem de Sá (1558 e 1572).
foi fundada as cameras municipais quem trabalhavam la era os homens bonhs, ricos, donos de terra.
ciclo da cana de açucar, a demanda era tao alta que o que produzia era exportado, o platation era o modelo de plantaçoa, é a monocultura realizado em latifundios voltadas para exportação, a mao de obra era proveniente de mão de obra escrava, o comercio atlantico portugues movimentavam um comercio muito grande, por isso era mais interssante o negro e nao o indio, mas a demanada do brasil por braços eram muito grande, a opçao pelo escravo negro foi comercial. o que caracteriza o escravo é ser propriedade e nao a quantidade de trabalho, trabalho arduo etc...grecia e roma a escravidao ocorriam por prisioneiros de guerra, nao era com intençaõ de vender e nao tinha carater etnico.roma tinha escravos que gerenciavam negocios. a escravidao tribal era uma escravidao temporaria. a escravidao da europa era por comercio. os islamicos na africa tambem praticavam a escravidão.
o tabaco era moeda de troca com os escravos, era regra separar as familias de escravos, mesma tribo, e quem falava a mesma lingua, de preferencia colocar inimigos juntos para evitar fugas e revoltas, os navios tumbeiros eram referencia as altas taxas de mortes. a cada 100 escravos morriam 89 escravos, em torno de 11 apenas chegavam a trabalhar. porem era luvrativo, os escravos eram mercadorias muito valiosas.
padre anchieta foi o principal jesuita, um nome imporante tambem foi o padre antonio vieira, as principais missoes eram no sul do brasil e amazonia, eles catequizavam os indios e o ensinvam os indios a coletar as drogas do sertao na parte norte,nordeste.

Continue navegando

Outros materiais