Buscar

Tecnologia e Educação: Modelos de Ensino a Distância e o Papel do Professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS	 
Disciplina: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD - Semestre: 1º SEMESTRE Professora: Maria Dolores Bortolança
Atividade referente às aulas 01-02-03 e 04 - Enviar no Portfólio 1
01. Considerando o que foi visto nas aulas 1 e 2, leia as afirmativas abaixo: (1,0)
( ) As mudanças na tecnologia da informática têm três momentos distintos no seu desenvolvimento: o primeiro e o segundo ocorrem durante a década de 70, quando a introdução da informática pareceu algo inusitado e até traumatizante, pois o acesso era restrito a um grupo pequeno e altamente especializado. 
( ) No segundo momento, com o surgimento do microprocessador e da CPU, as mudanças começaram a desmantelar os sistemas centralizados. Hoje em dia, a sociedade tecnológica se organiza em rede.
( ) As novas tendências no uso do computador são muito amplas e essa tecnologia, além de fazer parte do cotidiano da maioria das pessoas, revolucionou o modo de vida delas e a maneira de estudar. 
( ) De acordo Silva (1998) as correntes de pensamento vão desde empirismo até os teóricos da psicologia cognitiva, passando ainda pelas teorias clássicas de Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Freire como um referencial importante. As teorias citadas são: Empirismo, Inatismo ou nativismo, Associacionismo.
( ) Para compreender o ensino-aprendizagem em educação mediada pela tecnologia, Andréa Filatro propõe a apresentação de um panorama geral das três perspectivas dominantes, a saber: a associacionista, a construtivista (individual e social) e a situada. 
Assinale a alternativa correta:
a) (X) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. b) ( ) Apenas as afirmativas II e V estão corretas. c) ( ) Todas as afirmativas estão corretas. d) ( ) Todas as afirmativas estão incorretas.
02. Sobre Tecnologia e Educação, leia os segmentos abaixo. (1,0)
I – As novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo ensino-aprendizagens sendo as ferramentas atuais utilizadas por nossas escolas na construção do conhecimento. 
II - Assim, com o advento das novas tecnologias de comunicação e de informação, o convívio social passa a ter outras maneiras de se relacionar e de se organizar e também de fazer educação.
III - Dentro desse novo cenário, é necessário pensar na formação dos professores, bem como nas correntes teóricas para embasar esse processo de ensino, o acesso e a democratização do uso das novas tecnologias.
IV - Zona de Desenvolvimento Real (ZDR), entendida enquanto aquelas funções psíquicas e habilidades já dominadas pelo sujeito. 
V - Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), entendida como o conjunto de habilidades que poderão vir a ser exitosas na solução de problemas, se orientadas por adultos.
Marque a alternativa correta:
( ) As afirmativas I e II são verdadeira, a III e IV são falsas. ( ) A afirmativa III é verdadeira, a I e VI são falsas. ( ) A afirmativa II é verdadeira, a I, IV e V são falsas. ( ) Todas as afirmativas são verdadeiras. ( X ) Todas as afirmativas são falsas
04. Sobre os modelos de ensino a distancia no Brasil responda:
a) Como é o modelo de ensino a distancia Via Satélite? Qual o material utilizado nesse tipo de modelo? (mínimo 4 linhas e máximo 8 linhas) (1,0)
R: Esse modelo de aula é ao vivo, transmitida na Internet, o material usado é variado por exemplo é utilizado muitos vídeos, até trechos de filmes, mas também material impresso. 
b) Como é o modelo de ensino a distancia Totalmente Web? Qual o material utilizado nesse tipo de modelo? (mínimo 4 linhas e máximo 8 linhas) (1,0)
05. Quanto ao professor no contexto da educação informatizada, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas: (1,0)
I- Pensar na dinamização da aprendizagem na aula presencial é compreender o contexto econômico, político, social e cultural no momento atual no qual o mundo esta inserido no processo de globalização.
II- A educação não pode ficar refém dos grupos empresariais que atuam na área educacional e tecnológica, já que tem interesses distintos, assim ela pode não simplesmente comprar as ferramentas sem pensar sobre elas.
III- As novas tecnologias vêm atrapalhar a mudança das práticas na escola, pois elas demandam reorganizações das metodologias utilizadas, para que de fato ocorra a tão falada interatividade.
IV- A novidade do mundo globalizado não é apenas as tecnologias, mas o alcance que elas tomaram e as novas ferramentas postas à disposição da sociedade. As novas tecnologias têm pautado várias áreas como a saúde, a cultura, as relações e em especial a educação.
a) ( ) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. b) ( X ) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. c) ( ) Apenas a assertiva I está correta. d) ( ) Apenas a assertiva II está correta.
e) ( ) Todas as assertivas estão corretas.
Bom trabalho!

Outros materiais