Buscar

04 Atividade de Estudo-II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1
Completo
Vale 7 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Ao longo da história o trabalho pedagógico sempre precisou ser organizado para atender as necessidades dos períodos históricos. A partir da leitura do texto que trata dessa trajetória histórica da organização do trabalho pedagógico, descreva as principais modificações que ocorreram no contexto pedagógico a fim de que os objetivos da sociedade pudessem ser contemplados.
Ao longo do século XX, a educação brasileira passou por diversas mudanças, com alguns avanços e alguns retrocessos, mas também vale lembrar que a educação sempre esteve vinculada às políticas nacionais dos países hegemônicos e que sua organização sempre dependeu de interesses políticos. Dessa forma, inicia-se a organização dos espaços escolares para que as pessoas possam se alfabetizar e adquirir os conhecimentos de que necessitam para participar da sociedade. Um pouco avançado na história, Libâneo (2007) considera o período correspondente a 1930 a 1945 um período de concentração na organização da política nacional e do sistema educacional. Nesse período, o número de escolas primárias e secundárias aumentou significativamente, criando as primeiras diretrizes educacionais para o sistema educacional brasileiro, mas sempre com o objetivo de atender aos interesses políticos e econômicos da época.
O Colégio passou por diversas transformações, adequações e reorganizações ao longo de sua história com vistas à formação da cidadania, porém, tal adequação e reorganização estão condicionadas ao alcance dos objetivos pretendidos. Ao ler sobre a trajetória da organização do sistema de ensino e os objetivos da educação, a relação é geral, o Plano Nacional de Educação, a Lei de Diretrizes e Fundamentos, as Diretrizes do Programa Nacional de Diretrizes para a construção de currículos escolares, são documentos importantes, extraídos de a lei por si só, indicando não apenas o que ensinar, mas como ensinar.
Questão 2
Completo
Vale 8 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A escola é a instituição com a responsabilidade de transmitir o saber sistematizado que foi anteriormente produzido, mas não apenas isso, a escola tem como uma das suas funções contribuir para a formação do indivíduo de maneira integral. Com isso, apresente argumentos que mostrem de que maneira a escola pode contribuir para a formação do indivíduo? Quando isso ocorre?
O papel da escola é socializar o conhecimento, sua missão é atuar na formação moral dos alunos, são esses esforços que promoverão o desenvolvimento integral de cada indivíduo como indivíduo, cidadão. A escola é um lugar onde a criança terá que encontrar os meios para se preparar para realizar seus projetos de vida, então a educação de qualidade é condição necessária tanto para a formação intelectual quanto moral, senão formação. seus projetos falham no futuro.

Outros materiais