Buscar

CONTEX METODOLOGIA DA PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA METODOLOGIA DA 
	PESQUISA
Nome Completo: Urania Santos Oliveira
Matrícula: 01474833 Curso: Nutrição
Segundo Nogueira (2011), a publicação de um artigo científico ou técnico é uma forma de transmitir à comunidade técnico-científica o conhecimento de novas descobertas, e o desenvolvimento de novos materiais, técnicas e métodos de análise nas diversas áreas da ciência. Com isso, muitos pesquisadores desejam ser citados em trabalhos científicos, pois além de produzir conhecimento, encontrar soluções ou explicar algum tema, eles buscam levar o conhecimento a sociedade através dos seus estudos, das suas pesquisas, que elevam, enriquecem e dão credibilidade ao autor citado, gerando assim, satisfação, reconhecimento e contribuição com todos os interessados e com novos pesquisadores.
Na pesquisa científica compõe métodos, que são formas de utilizar etapas para analisar as situações e, a partir dessa análise, concluir se as informações são verdadeiras ou falsas, também temos elementos para construir conhecimentos, com o planejamento, a investigação, buscando informações fidedignas, leitura de obras a autores considerados como referência no assunto, seguir estrutura e normas. Além disso, ela deve permitir ser testada, além de ter validade racional e uma justificativa para realização para que possa ser replicada em estudos futuros.
O método dedutivo é um meio, processo de pesquisa, que obtém conclusão através de premissas necessariamente verdadeiras, o processo se baseia em analisar as informações, situações especificas e segue estruturando a forma lógica de pensamentos até chegar no resultado.
Ex: Sempre que chove e faz frio, eu fico resfriado. Hoje choveu e fez frio, logo ficarei resfriado.
Já o método indutivo, analisa uma situação a partir de um dado específico e finaliza com um resultado geral, ou seja, considera o conhecimento baseados nas experiências, observa casos da realidade concreta e são elaborados a partir de verificações e comprovações particulares.
Ex: Lucas é mortal, Miguel é mortal, Paulo é mortal. Ora, Lucas, Miguel e Paulo são homens. Logo, todos os homens são mortais.
As citações diretas e indiretas são recursos, que são utilizados nos textos para fazermos referências aos autores que já escreveram sobre aquele tema que está sendo desenvolvido. Portanto, as citações são usadas para embasar, credibilizar seu trabalho e incluir o ponto de vista de uma outra pessoa que já tem referência para incrementar o texto. Vale ressaltar, que se fizer o uso da citação sem referenciá-las seu trabalho será considerado como plágio, que nada mais é que uma cópia, ou seja, copiar sem citar a fonte.
As citações diretas, é quando transcrevemos um trecho completo de uma obra. Para fazer uma citação direta, deve-se copiar o trecho do autor que quer inserir no seu texto e colocá-lo entre aspas para deixar destacado que a fala não é sua e referenciar o autor.
Ex: Segundo Minayo, 2007, p.44. No entanto, embora não sejam a mesma coisa, teoria e método são dois termos inseparáveis “devendo ser tratados de maneira integrada e apropriada quando se escolhe um tema, um objeto, ou um problema de investigação”.
As citações indiretas nada mais é que a reprodução de ideais do autor, ou seja, é dizer com suas próprias palavras o que o autor disse.
Ex: O questionamento do mundo e do homem quanto à origem, liberdade ou destino, remete ao conhecimento filosófico (TARTUCE, 2006).
A pesquisa científica é de grande importância e relevância para a sociedade, ela proporciona soluções de problemas, busca respostas, formula teorias, específica e orienta comprovações com estudos e muita pesquisa, identifica correlações entre causa e efeito, tem como objetivo melhorar algum processo e buscar respostas.
REFERÊNCIAS:
BITTENCOURT MACHADO DE SOUZA, Felipe. Qual a importância de uma publicação científica? UNITPAC Araguaiana, 2019. Disponível em: < https://www.unitpac.com.br/noticias/2019/12/17/qual-a-importancia-de-uma-publicacao-cientifica >. Acesso em: 24, agosto, 2022.
B. ALMEIDA, Maurício. Noções básicas sobre metodologias de pesquisa científica. UEFMG. Disponível em: < https://mba.eci.ufmg.br/downloads/metodologia.pdf > Acesso em: 24, agosto, 2022.
ANDERSSON, Guilherme. Pesquisa científica: entenda o que é, as classificações e como fazer. Vai de bolsa, 2019. Disponível em: < https://vaidebolsa.com.br/blog/graduacao/pesquisa-cientifica/ >. Acesso em: 24, agosto, 2022.
CITAÇÕES (citação diretas, indireta e citação de citação). Regras ABNT, 2021. Disponível em: < https://www.normasabnt.org/citacoes/ >. Acesso em: 24, agosto, 2022.
ENTENDA COMO FAZER CITAÇÃO DIRETA E INDIRETA SEGUNDO A ABNT. Faesa Centro Universitário, 2019. Disponível em: < https://ead.faesa.br/blog/entenda-fazer-citacao-direta-indireta-segundo-abnt >. Acesso em: 24, agosto, 2022.
ENGEL GERHARDT, Tatiana. TOLFO SILVEIRA, Denise. Métodos de pesquisa. Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf >. Acesso em: 24, agosto, 2022.

Continue navegando