Buscar

AOL 5 - Parasitologia

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada Parasitologia
NOME: Neylane Paz Ribeiro Bezerra 
MATRICULA: 04097603
CURSO: Farmácia
Com o estudo da disciplina Parasitologia conseguimos identificar o desenvolvimento das epidemias parasitárias. Compreendendo as formas de transmissão, profilaxia e tratamento de cada parasitose estudada. Sendo assim de grande importância para o crescimento pessoal e profissional, tendo grande importância na qualidade de vida. No entanto existem várias dúvidas relacionadas aos termos usados na disciplina. Porém com o estudo da disciplina conseguimos identificar as diferenças. 
Os termos infecção e infestação causam bastante dúvida ao estudar a disciplina, devido serem parecidos, porém existem diferenças. A infecção se refere ao desenvolvimento ou multiplicação de uma agente infeccioso no organismo de um animal, desencadeando do sistema imunológico, com objetivo de defender o local afetado. Contudo infestação consiste na proliferação de parasitas na superfície da pele.
Outros termos bastante falado na disciplina é hospedeiro e reservatório, existindo grande diferença. Sendo hospedeiro o organismo hospeda o parasita, onde se desenvolve as fases. No entanto reservatório é a capacidade de manter a infecção, onde o agente etiológico vive e se multiplica, sendo capaz de atingir outros hospedeiros. 
E por fim a diferença de vetor biológico e vetor mecânico. Sendo vetor biológico o local que serve para multiplicação do agente causador da doença. No entanto vetor mecânico é aquele em que agente causador da doença não se multiplica, servindo apenas forma de transporte. 
Com o estudo conseguimos observar o motivo de causar tantas dúvidas ao estudar a disciplina, isso ocorre devido a semelhança ou ligação dos termos estudados. Sendo assim, com o trabalho proposto conseguimos diferenciar alguns. 
Referências bibliográficas:
· NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 11 ed. São Paulo: Atheneu, 2004.
· LESER, W.; BARBOSA, V.; BARUZZI, R. G.; RIBEIRO, M. B. D. & FRANCO, L. J. Eementos de Epidemiologia Geral. Rio de Janeiro, Livraria Atheneu, 1985.

Continue navegando