Buscar

Estudo de Caso Orientação de Produto

Prévia do material em texto

Atualmente, para a sobrevivência de uma organização em um mercado tão competitivo, se faz necessário, está atenta aos movimentos e mudanças de tendências, para saber como agir, substituir o seu produto ou serviço, e rever a sua necessidade ou não para seus clientes.
Diante do contexto apresentado, e dos estudos feitos, é nítido a importância da Orientação do Marketing dentro e fora das empresas, na sua necessidade de planejar e executar estratégias e ferramentas que acompanhe essas tendências do mercado, com o objetivo de fidelizar os clientes e garantir a lucratividade da organização.
Compreender que o marketing vai além de uma simples área que promove um produto ou serviço, é fundamental para o profissional, uma vez que o marketing é direcionado para atender ao consumidor de forma que a empresa destaque suas ações e consiga estabelecer estratégias essenciais para garantir ganhos efetivos
O presente trabalho tem como objetivo a importância de avaliar os dois tipos de orientações que podem serem mais relevantes para alcançar o objetivo da empresa BETA.
 A empresa Beta sempre teve o seu foco voltando para o seu cliente, deixando de atualizar os seus principais produtos, por anos, tendo como consequência a perda de interesse de um número significativo de clientes. A miopia em marketing é uma visão curta que a organização tem sobre o seu próprio negócio, limitando eles ao seu produto. Assim se foca no produto e na alta eficiência e esquece as reais necessidades e satisfação do consumidor.
Segundo Kotler (2007, p.764), num contexto mais especifico “marketing e o processo pelo qual empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca”. Satisfação para um cliente ao comprar um produto ou um serviço. 
Sendo assim, não basta só oferecer produtos e sim implantar estratégias de como vende-los e atender os anseios dos clientes que buscam cada vez mais aparelhos que estão em tendência no mercado. Os consumidores estão cada dia mais exigentes e necessitam terem sempre um leque de opções dos produtos que eles compram, com preços variados, ainda mais quando se trata de aparelhos tecnológicos. É notório que a empresa precisa acompanhar a tendência do mercado, observar os padrões de consumo, novos modelos de aparelhos e fazer pesquisas com os seus clientes. 
Salientando que, a orientação de produto tem como objetivo principal é oferecer produtos de qualidade e desempenho superiores e com características inovadoras. Tendo em vista, Beta deverá investir em uma nova reformulação de Marketing, que proporcione uma nova linha aparelhos atualizados e interessantes para o consumidor, visando assim o aumento de vendas e da lucratividade com produtos de qualidade e mais avançados no mercado.
Ao concluir o presente trabalho, pôde-se perceber que, a orientação de produto procura investir na atualização de novos produtos e a de Marketing criar preferências nas relações da organização com seus clientes. Quando a empresa conhece as duas orientações, consegue tomar as melhores decisões, rever as prioridades, sabe como agir e criar novas estratégias, para alcançar os objetivos organizacionais. 
Referências Bibliográficas
KOTLER, P. Administracao de Marketing: A edição do novo milênio- Traducao Bazan Tecnologia e Linguistica, revisão técnica Arao Sapiro -10.ed -Sao Paulo: Prentice Hall,2000. Pag. 764.

Continue navegando