Buscar

OBJETIVA Etica - (Nov 2014)

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças, observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. São elas:
 
Anomia.
Heteronomia.
Socionomia.
Autonomia.
 
Assinale a alternativa que apresenta qual delas é ilustrada na figura a seguir.
	
	A
	Autonomia
	
	B
	Heteronomia
	
	C
	Anomia
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.36) um adulto em estado de anomia, por exemplo, agiria puramente pelo prazer que sua ação lhe causa sem qualquer preocupação ou respeito com as pessoas afetadas pela sua atitude. Não apresenta qualquer senso de responsabilidade e respeito, nem por si, nem pelo outro ou patrimônio público. A figura ilustra duas pessoas poluindo o meio ambiente com lixo, situação esta que indica ausência de senso de responsabilidade para com o patrimônio público da humanidade.
	
	D
	Socionomia
Questão 2/10
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Assinale a alternativa que apresenta a etapa de formação da consciência moral dos indivíduos que corresponde ao trecho a seguir.
 
A criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
	
	A
	Anomia
	
	B
	Heteronomia
	
	C
	Socionomia
	
	D
	Autonomia
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.36-39) a ANOMIA é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor; na HETERONOMIA a criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo; a SOCIONOMIA seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças; e, na AUTONOMIA a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
Questão 3/10
Em artigo publicado na revista Exame, Clauss Möller, citado por Alencastro (2013), faz uma associação entre as virtudes lealdade, responsabilidade e iniciativa e as aponta como fundamentais para o sucesso em qualquer carreira. 
Assinale a alternativa que descreve, corretamente, a virtude da lealdade.
	
	A
	Está relacionada à pessoa que possui preocupação com os resultados da equipe. Esta pessoa terá maior probabilidade de agir de maneira mais favorável aos interesses da empresa e de seus clientes, dentro e fora da organização.
	
	B
	Trata-se do estabelecimento do compromisso de iniciar, complementar e implementar um projeto.
	
	C
	É sinônimo de obediência cega, ou seja, significa agir com a convicção de que o comportamento desempenhando não vai promover os legítimos interesses da organização.
	
	D
	Uma pessoa com esta característica se alegra quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte dela, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p.107) um funcionário leal alegra-se quando a organização ou seu departamento é bem sucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte dela, fala positivamente sobre ela e a defende contra críticas.
Questão 4/10
Leia atentamente o texto a seguir.
 
Apenas o ser humano trabalha e educa. A existência humana não é garantida pela natureza, mas sim um produto do trabalho dos próprios homens, o que significa que o homem não nasce homem, ele forma-se homem. Analisando os fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação, descobre-se que é necessário propor uma busca para nos despir de todo orgulho e para verificarmos que a história nos apresenta características constantes do homem e da inteligência, que poderia culminar em uma mudança de denominações: talvez não devêssemos ser o homo sapiens, mas sim homo faber. Como a existência humana não pode ser garantida pela natureza, mas deve ser produzida pelo próprio homem, podemos entender que a produção do homem é, ao mesmo tempo, a formação do homem, isto é, um processo educativo. (Adriano Freitas)
 
Alencastro (2013) complementa a discussão anterior ao argumentar que o ser humano é um animal racional, da ordem dos mamíferos, que se diferencia dos outros animais pelo dom da palavra articulada e pela inteligência. O ser humano também pode ser visto como um ente material, porque possui um corpo, tem instintos e impulsos inconscientes e, principalmente, porque interage constantemente com o meio físico em que habita. O homo sapiens, o ser humano dotado de inteligência, é também o homo faber, aquele que, pelo manejo da técnica, transforma o mundo material e é por ele transformado.
 
A partir da leitura do texto identifique nas ilustrações que seguem aquelas que fazem menção, respectivamente ao conceito de ser humano, de homo sapiens e de homo faber.
 
	Figura 1
	Figura 2
	Figura 3
 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as figuras com seus respectivos conceitos.
	
	A
	Figura 1 – ser humano, figura 2 – homo sapiens, figura 3 – homo faber
	
	B
	Figura 1 – homo sapiens, figura 2 – homo faber, figura 3 – ser humano
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p. 28), o ser humano pode ser visto como um ente material, porque possui um corpo, tem instintos e impulsos inconscientes e, principalmente, porque interage constantemente com o meio físico em que habita. A única figura que apresenta o ser humano apenas como um corpo, dotado de reações fisiológicas básicas e involuntárias é a figura 3. Para Alencastro (2013), o homo sapiens é o ser humano dotado de inteligência. A figura 1 traz, à frente, a imagem ilustrativa de Albert Einstein, ainda que o aluno não faça a relação com o físico, poderá observar a presença de um professor, em uma sala de aula, com uma fórmula matemática atrás, que busca explicar o movimento do objeto em sua mão, ou seja, a figura 1 expõe a inteligência do ser humano sem explorar o poder de transformação do mundo a partir da mesma. Alencastro (2013) defende o homo faber como aquele que, pelo manejo da técnica, transforma o mundo material e é por ele transformado. A figura 2 apresenta um ser humano que, pelo manejo da técnica, trabalha em um determinado objeto transformando o mesmo pela aplicabilidade da inteligência humana. Pelo exposto admite-se a seguinte alternativa como correta: Figura 1 – homo sapiens / figura 2 – homo faber / figura 3 – ser humano.
	
	C
	Figura 1 – homo faber, figura 2 – ser humano, figura 3 – homo sapiens
	
	D
	Figura 1 – ser humano, figura 2 – homo faber, figura 3 – homo sapiens
Questão 5/10
Leia atentamente o texto a seguir e assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas.  
Joaquim Magalhães Moreira, citado por Alencastro (2013, p.72), justifica a necessidade de se adotar um __________, em razão das pessoas possuírem perspectivas e entendimentos diferenciados sobre os fatos da vida. Isso acontece porque suas experiências sociais e formações científicas e culturais são diferentes. Dessa forma, um __________ teria a missão de padronizar e formalizar o entendimento da organização empresarial em seus diversos relacionamentos e operações. O autor reafirma assim a ideia de que o __________ evita que os julgamentos subjetivos deturpem, impeçam ou restrinjam a aplicação plena dos princípios.
	
	A
	comportamento ético – comportamento ético – comportamento ético
	
	B
	comportamento ético do consumidor – comportamento ético do consumidor – comportamento ético do consumidor
	
	C
	código do consumidor – código do consumidor – código do consumidor
	
	D
	código de ética – código de ética – código de ética
Você acertou!
Joaquim Magalhães Moreira, citado por Alencastro (2013, CAP.2, p.72), justifica a necessidade de se adotar um código de ética, em razão das pessoas possuírem perspectivas e entendimentos diferenciados sobre os fatos da vida. Isso acontece porquesuas experiências sociais e formações científicas e culturais são diferentes. Dessa forma, um código de ética teria a missão de padronizar e formalizar o entendimento da organização empresarial em seus diversos relacionamentos e operações. O autor reafirma assim a ideia de que o código de ética evita que os julgamentos subjetivos deturpem, impeçam ou restrinjam a aplicação plena dos princípios.
Questão 6/10
Sobre os estilos de liderança é muito interessante a tipologia proposta por William Hitt, citado por Alencastro (2013), que identifica quatro estilos particulares de liderança, que têm correspondência com quatro sistemas éticos distintos: 
I. Líder manipulador.
II. Administrador burocrático.
III. Administrador profissional.
IV. Líder transformador.
Esses sistemas são descritos aleatoriamente a seguir. 
A. É aquele que, por meio da motivação, procura retirar o melhor de cada pessoa. É um tipo de líder que percebe o potencial de cada pessoa e tem prazer no seu crescimento. Sua ética é personalística e justificada por fortes valores morais.
B. Procura conseguir que as coisas sejam feitas com o propósito de atingir objetivos da organização. Ele vê seu trabalho como uma carreira a ser trilhada profissionalmente e seus valores sustentam-se numa ética do tipo contrato social, a partir da qual todos se comprometem a atingir os objetivos da empresa, e os recursos e materiais devem ser utilizados com eficácia para alcançar esses objetivos.
C. É aquele que comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa. Ele representa uma ética de regras. É o tipo ideal para as organizações que têm descrições detalhadas de cargos e funções e devem continuar a funcionar normalmente e na mesma direção, independentemente de quem está na liderança.
D. Para esse líder, os fins justificam os meios. Adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los. Sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos. Está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os sistemas éticos de liderança com suas respectivas descrições.
	
	A
	I-A – II-B – III-C – IV-D.
	
	B
	I-B – II-C – III-D – IV-A.
	
	C
	I-D – II-C – III-B – IV-A.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, P.114) o líder transformador é aquele que, por meio da motivação, procura retirar o melhor de cada pessoa, é um tipo de líder que percebe o potencial de cada pessoa e tem prazer no seu crescimento, sua ética é personalística e justificada por fortes valores morais; o administrador profissional procura conseguir que as coisas sejam feitas com o propósito de atingir objetivos da organização, ele vê seu trabalho como uma carreira a ser trilhada profissionalmente e seus valores sustentam0se numa ética do tipo contrato social, a partir da qual todos se comprometem a atingir os objetivos da empresa, e os recursos e materiais devem ser utilizados com eficácia para alcançar esses objetivos; o administrador burocrático é aquele que comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa, ele representa uma ética de regras, é o tipo ideal para as organizações que têm descrições detalhadas de cargos e funções e devem continuar a funcionar normalmente e na mesma direção, independentemente de quem está na liderança; e, o líder manipulador é adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los, sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos, e está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes.
	
	D
	I-D – II-B – III-C – IV-A.
Questão 7/10
A empresa tem uma série de obrigações morais e legais para com seus empregados, que se materializam nas tomadas de decisão em relação a ações relacionadas ao recrutamento e seleção, contratação, promoção e remuneração, rescisão de contrato etc. Para tanto, ela deve, além de cumprir a lei, garantir a liberdade de seus empregados, não permitir abusos e assédios (moral e sexual), garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho e não permitir que preconceitos ou discriminações possam interferir no dia a dia organizacional. Nash, citado por Alencastro (2013), em seus dilemas éticos, apresenta outras situações para a discussão dos deveres para com os empregados. Analise as sentenças apresentadas em sequência:
I. O sacrifício do inocente e do mais fraco para que as coisas sejam feitas.
II. A humilhação das pessoas no trabalho por meio de estereótipos.
III. A mentira aos empregados pelo “bem” da empresa.
IV. Oferecer comissão para o comprador.
V. A concordância com fantasias corporativas que desperdiçam tempo e dinheiro.
Assinale a alternativa que apresenta as sentenças possíveis de serem selecionadas como exemplos de situações para a discussão dos deveres para com os empregados.
	
	A
	Apenas I e II.
	
	B
	Apenas I, II e III.
	
	C
	Apenas I, II, III e IV.
	
	D
	Apenas I, II, III, e V.
Você acertou!
Nash, citado por Alencastro (2013, p.91), em seus dilemas éticos, apresenta outras situações para a discussão dos deveres para com os empregados. Ela cita, por exemplo, o sacrifício do inocente e do mais fraco para que as coisas sejam feitas; a humilhação das pessoas no trabalho por meio de estereótipos; a mentira aos empregados pelo bem da empresa; a não cooperação com as outras áreas e a concordância com fantasias corporativas que desperdiçam tempo e dinheiro. Portanto, oferecer comissão para o comprador, é um exemplo de prática antiética.
Questão 8/10
Empregados, consumidores, fornecedores e comunidade em geral são stakeholders importantes e devem ter seus interesses respeitados pela organização. O resultado positivo de uma empresa também é consequência do bom relacionamento que ela mantém com seus stakeholders e isso passa pela junção dos ganhos de seus investidores ou proprietários com as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2013), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável. Este modelo trabalha com quatro dimensões.
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita a seguir. 
“É a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.”
	
	A
	Responsabilidade discricionária.
	
	B
	Dimensão econômica.
Você acertou!
De acordo Alencastro (2013, CAP.4, p.133) a dimensão econômica é a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.
	
	C
	Dimensão legal.
	
	D
	Dimensão ética.
Questão 9/10
Leia com atenção o parágrafo a seguir.
 
As éticas que visam às consequências das nossas atitudes estão em sintonia com um tipo de racionalidade que caracteriza as atuais sociedades industriais capitalistas. Trata-se da orientação das ações humanas sempre de forma racional com o objetivo de se atingir certos fins pretendidos. Um importante sociólogo, Max Weber, ao estudar as motivações para a vida nas modernas sociedades industriais capitalistas, teria identificado esse modo de agir baseado no cálculo, na adequação de meios e fins, na lógica do mínimo de perda e da maximização dos resultados. Dessa forma, quem age inspirado poresse tipo de ética sintoniza suas convicções e princípios a uma conduta que considere prioritariamente os efeitos e consequências do que faz, de modo que seus atos não provoquem catástrofes ou resultados negativos a longo alcance.
 
Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem ética discutida no parágrafo anterior.
	
	A
	Ética das virtudes.
	
	B
	Ética religiosa.
	
	C
	Ética da responsabilidade.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.45), pela “ética da responsabilidade” deve-se responder pelas previsíveis consequências de nossos atos. Dessa forma, quem age inspirado por esse tipo de ética sintoniza suas convicções e princípios a uma conduta que considere prioritariamente os efeitos e consequências do que faz, de modo que seus atos não provoquem catástrofes ou resultados negativos a longo alcance.
	
	D
	Ética do dever.
Questão 10/10
Empregados, consumidores, fornecedores e comunidade em geral são stakeholders importantes e devem ter seus interesses respeitados pela organização. O resultado positivo de uma empresa também é consequência do bom relacionamento que ela mantém com seus stakeholders e isso passa pela junção dos ganhos de seus investidores ou proprietários com as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2013), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável. Este modelo trabalha com quatro dimensões: 
I. Dimensão econômica.
II. Dimensão legal.
III. Dimensão ética.
IV. Responsabilidade discricionária.
Estas dimensões são descritas aleatoriamente a seguir. 
A. Compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental.
B. É a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.
C. Representa o compromisso de se fazer o que é devidamente correto, mesmo que tais ações não estejam contempladas formalmente nas leis determinadas pela sociedade.
D. Consiste no respeito às regras do jogo, ou seja, a obrigação que a empresa tem de respeitar as leis da sociedade em que está inserida.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as dimensões do modelo conceitual proposto por Archie Caroll com suas respectivas descrições. 
	
	A
	I-A – II-B – III-C – IV-D.
	
	B
	I-B – II-D – III-C – IV-A.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.4, p.133) a responsabilidade discricionária compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental; a dimensão ética representa o compromisso de se fazer o que é devidamente correto, mesmo que tais ações não estejam contempladas formalmente nas leis determinadas pela sociedade; a dimensão legal da responsabilidade social consiste no respeito às regras do jogo, ou seja, a obrigação que a empresa tem de respeitar as leis da sociedade em que está inserida; e, a dimensão econômica é a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.
	
	C
	I-D – II-B – III-A – IV-C.
	
	D
	I-C – II-B – III-A – IV-D.
Conheça o novo AVA

Continue navegando