Buscar

Aividade Responsabilidade Social, Ambiental e Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Administração
Disciplina: Responsabilidade Social, Ambiental e Empresarial
Prof: Dra. Andrea Bulgakov Klock
( TODAS RESPOSTAS ESTÃO CORRETAS ).
Atividades 1 – 2 - 3 e 4
Aula 1 - A ideia de Desenvolvimento é alvo de divergentes teorias, que apontam para diferentes ângulos o que é efetivamente considerado desenvolvimento. Com suas palavras e com base na aula, em no mínimo 5 linhas, explique as principais teorias sobre o que se entende por Desenvolvimento. ( RESPOSTA CORRETA LOGO ABAIXO ).
R: O desenvolvimento apresenta-se como temática alvo de diversas correntes teóricas, as quais, independente de seus apontamentos, visam estabelecer uma definição que contemple a compreensão desse importante e recorrente termo presente nos mais variados debates da Geografia Econômica, bem como de outros ramos do conhecimento. Ou seja, o desenvolvimento relaciona-se com a alteração dos padrões de produção, as quais propiciam não apenas alterações nos padrões econômicos, mas também transformações sociais. 
Sendo assim: a condição de desenvolvimento ou não de uma nação está diretamente associada basicamente a três componentes imprescindíveis: o homem, seus recursos e suas técnicas. Portanto pode se concluir que, o desenvolvimento é considerado como um fenômeno de natureza social, o qual, em diversos momentos, é marcado pela dificuldade de compreender sua concepção e sua forma de aferimento. Essa condição se dá pelo fato de que, enquanto fenômeno social, o desenvolvimento passa a ser percebido a partir do momento em que este promove mudanças em uma determinada coletividade.
Aula 2 – Indique e explique com base na aula, em no mínimo 5 linhas, quais são os fatores que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano. ( RESPOSTA CORRETA LOGO ABAIXO ).
R: O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento (BRASIL, 2017). Além disso, é importante destacar que daí decorre a vinculação de que os aspectos componentes do desenvolvimento compõem o mínimo necessário para a existência humana digna, dando origem ao chamado mínimo existêncial humano. O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.
Aula 3 - A sustentabilidade envolve muitas questões, como a proteção ambiental, o bem-estar coletivo, as relações humanas, o crescimento econômico, entre outras. Tendo isso em mente, cite e explique sucintamente cada um dos três pilares da sustentabilidade.
( RESPOSTA CORRETA LOGO ABAIXO ).
R: Os pilares da sustentabilidade se assentam sobre as premissas sociais, econômicas e ambientais. Dessa forma, uma empresa deve operar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma inteiramente harmoniosa.
Vejamos logo a abaixo um pouco mais de cada um desses pilares:
· Social→ É o capital humano relacionado, direta ou indiretamente, às atividades desenvolvidas por determinada empresa. É composto por seus funcionários, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade a seu entorno e a sociedade em geral. Sobretudo, deve-se criar um ambiente harmônico com a finalidade de estimular a criação de relações de trabalho favoráveis ao desenvolvimento pessoal e coletivo de todos os envolvidos.
· Econômico→ Ao se falar em empresa economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado.
· Ambiental→ Finalmente, o desenvolvimento sustentável ambiental responsável está ligado à ideia de que as relações humanas devem se preocupar com os impactos causados ao meio ambiente, direta ou indiretamente, a curto, médio eu longo prazos.
Aula 4 - Explique de maneira resumida, o que é o Neoliberalismo.
( RESPOSTA CORRETA LOGO ABAIXO ).
R: "O Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia, através de sua retirada do mercado, que, em tese, autorregular-se-ia e regularia também a ordem econômica. Sua implantação pelos governos de vários países iniciou-se na década de 1970, como principal resposta à Crise do Petróleo." Ou seja, resumidamente o Neoliberalismo: doutrina, desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo.
1

Outros materiais