Buscar

PROVA AVALIAÇÃO FINAL - PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação3,00
Prova47255960
Qtd. de Questões12
Acertos/Erros9/3
Nota9,00
Questão 1
A educação a distância não é uma modalidade de ensino nova. A principal diferença do ensino a distância em relação aos primórdios dessa atividade é a ampliação e a diversificação dos meios de comunicação e aparatos tecnológicos que permitem uma intensificação do processo de comunicação. Assinale a alternativa CORRETA que se refere ao relevante evento da história ocorrido em 1960:
A
Na Argentina, nasce a Tele-escola Primária do Ministério da Cultura e Educação, que integrava os materiais impressos à televisão e à tutoria.
B
A Chicago TV College, nos Estados Unidos, inicia a transmissão de programas educativos pela televisão.
C
Na Noruega, é criada a primeira legislação para escolas por correspondência.
D
Nasce a Universidade de Sudáfrica, atualmente a única universidade a distância da África, que se dedica exclusivamente a desenvolver cursos nessa modalidade.
Questão 2
Pode-se classificar as IES como Organizações Acadêmicas. As IES brasileiras podem ser públicas ou privadas. As instituições públicas de ensino são aquelas mantidas pelo Poder Público, na forma Federal, Estadual ou Municipal. Essas instituições são financiadas pelo Estado, e não cobram matrícula ou mensalidade. Já as IES privadas são administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem finalidade de lucro. As instituições privadas sem finalidade de lucro são classificadas, em geral, em três tipos. A respeito deles, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Comunitárias.
II- Confessionais.
III- Filantrópicas.
(    ) Atendem a determinada orientação confessional e ideológica.
(    ) Incluem em sua entidade mantenedora representantes da comunidade.
(    ) Prestam serviços à população, em caráter complementar às atividades do Estado (art. 20 da LDB).
Assinale a alternativa CORRETA:
A
III - I - II.
B
II - III - I.
C
II - I - III.
D
I - III - II.
Questão 3
Um bom profissional é aquele que desenvolve, entre as competências específicas exigidas pelo seu emprego atual, um hábito de contínua avaliação de si. Muitas empresas atualmente realizam avaliações rotineiras de seus funcionários. Estes dados devem ser analisados pelo profissional, para que possa aperfeiçoar-se. Franco (1997) apresenta vários itens que são centrais no processo avaliativo profissional. Sobre estes itens, assinale a alternativa INCORRETA: FONTE: FRANCO, S. Criando o próprio futuro: mercado de trabalho na era da competitividade total. São Paulo: Ática, 1997.
A
Capacidade de persuasão.
B
Liderança.
C
Facilidade de comunicação verbal.
D
Introspecção.
Questão 4
As avaliações permitem tanto a manutenção dos empregos como decisões, eventuais, sobre demissões. Todos os funcionários devem ter em mente que as avaliações são parte de uma rotina - semanal ou mensal. Os seus resultados podem ser utilizados para buscar o constante aperfeiçoamento. Essas avaliações podem assumir diversas configurações, de forma geral, as em grupo apresentam melhores desempenhos, já que cada pessoa pode apresentar impressões diferenciadas sobre atitudes e auxiliar no planejamento e reformulação pessoal. Existem dez itens que são fundamentais para essa avaliação, os quais estão listados a seguir: apresentação pessoal, facilidade de relacionamento, facilidade de comunicação verbal, rapidez de raciocínio e decisão, criatividade, liderança, capacidade de observação, capacidade de persuasão, determinação e resistência emocional. Sobre a facilidade de comunicação verbal, analise as afirmativas a seguir:
I- É importante tanto para contato com profissionais da própria empresa quanto para o público externo.
II- É a capacidade de se comunicar adequadamente com qualquer pessoa.
III- A clareza na comunicação permite que os problemas sejam melhor compreendidos e tenham soluções mais rápidas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa III está correta.
B
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C
Somente a afirmativa I está correta.
D
Somente a afirmativa II está correta.
Questão 5
No mercado de trabalho há várias formas de relações de trabalho, variando conforme as especificidades de cada organização. Assim, o trabalho assalariado passou a ser regido pela CLT, estruturando o trabalho temporário, autônomo, terceirizado, cooperativado, conforme suas leis e normas específicas. Sobre as características das diversas formas de trabalho assalariado, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Profissional autônomo. II- Profissional terceirizado. III- Profissional temporário. IV- Profissional cooperado. ( ) Presta serviço para atender às necessidades transitórias de substituição de pessoal regular e permanente. ( ) Atua por meio de cooperativa que deverá ser instituída e prestar serviços de acordo com a legislação. ( ) Presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego. ( ) São profissionais colocados à disposição de uma empresa contratante, realizando serviços contínuos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III - IV.
B
III - IV - I - II.
C
II - I - IV - III.
D
I - III - II - IV.
Questão 6
As formas de contratação de docentes também diferem entre as Instituições de Ensino Superior, possibilitando mais uma forma de classificação, além das já conhecidas. Sobre os docentes das IES, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Horista: docente contratado pela instituição exclusivamente para ministrar aulas, independentemente da carga horária contratada, ou que não se enquadre nos outros regimes de trabalho definidos.
B
Tempo integral: docente contratado com 48 horas semanais de trabalho na mesma instituição, reservado o tempo de pelo menos 10 horas semanais a estudos, pesquisa, trabalhos de extensão, gestão, planejamento, avaliação e orientação de estudantes.
C
Tempo parcial: docente contratado atuando com 12 ou mais horas semanais de trabalho na mesma instituição, reservado pelo menos 25% do tempo para estudos, planejamento, avaliação e orientação de estudantes.
D
Tempo integral: docente contratado com 40 horas semanais de trabalho na mesma instituição, reservado o tempo de pelo menos 20 horas semanais a estudos, pesquisa, trabalhos de extensão, gestão, planejamento, avaliação e orientação de estudantes.
Questão 7
No ano de 2006, a modalidade de ensino a distância correspondia a apenas 4,2% das matrículas realizadas naquele ano, enquanto o restante, 95,8%, era de domínio do ensino presencial. Em virtude de inúmeros motivos (avanços tecnológicos, quebra de preconceitos, oferta desta modalidade de ensino em instituições conceituadas etc.), essa realidade está sendo modificada. Após um período de descrédito, essa modalidade de ensino está sendo bem vista pela sociedade. Referente à modalidade de ensino a distância, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A demanda por educação a distância (EAD) cresce, impulsionada pelos avanços da tecnologia e pela necessidade de o aprendiz ter seu próprio tempo e ritmo de aprendizagem. As plataformas de ensino a distância são aplicações, isto é, softwares desenvolvidos para apoiar o ensino-aprendizagem.
PORQUE
II- Normalmente, incluem ferramentas que visam ajudar o professor a organizar, construir e gerenciar uma disciplina ou um curso on-line. Em geral, incluem também ferramentas de apoio ao aluno durante a sua aprendizagem. Funcionalidades comuns nessas plataformas são, por exemplo, ferramentas de comunicação como chats e fóruns.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
 
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 
C
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
 
D
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 
Questão 8
Algumas características do nativo digital, quando se trata da relação com as TICse a informação, devem ser consideradas no mercado de trabalho. Sobre essas características, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Nativos digitais são imediatistas.
B
Nativos digitais são digitalmente analfabetos.
C
Nativos digitais são orientados para resultados.
D
Nativos digitais são conectados.
Questão 9
Ao estar na etapa das entrevistas, é fundamental que você entenda que os profissionais de recrutamento contam com inúmeras técnicas, procedimentos e critéros para realizar a seleção de candidatos a uma determinada posição dentro da empresa. Alguns pontos importantes: adaptabilidade; motivação; personlidade, caráter e temperamento; valores morais; raciocínio; atitude; capacidade de trabalhar em equipe; comando; facilidade para a tomada de decisão; adequação ao cargo proposto etc. Assinale a alternativa CORRETA que define "capacidade de trabalhar em equipe":
A
Você fará testes que visam perceber sua facilidade para formulação e exposição de ideias, cálculos (quando for pertinente) e encadeamento lógico de ideias.
B
Vão ser observados sinais de liderança e manifestação de autoridade, principalmente se o cargo for de supervisão.
C
Existem funções que requerem absoluta individualidade e isolamento, e os recrutadores vão buscar esses candidatos. Porém, na maioria das vezes, também há aqueles em que o trabalho em equipe é central, e, por isso, é necessário que o avaliador procure essas características nos entrevistados.
D
Você será avaliado em várias situações, com o objetivo de verificar seu modo de agir e proceder.
Questão 10
São diversas as partes de um projeto de pesquisa em caráter de iniciação científica.
Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
A
Nos objetivos, os autores explicam em detalhes onde e como será realizada a pesquisa ou o experimento.
B
Os objetivos se dividem em geral e específico. O primeiro trata de forma bem generalizada o que se pretende fazer, e nos específicos, que podem ser dois, três ou mais, se delimita o que se pretende alcançar na pesquisa.
C
Nos objetivos, se destaca ao interlocutor o universo do tema que está sendo estudado, não importa se essa for uma pesquisa de campo, qualitativa ou, ainda, quantitativa.
D
Nos objetivos, os autores ou proponentes do projeto devem deixar clara, através de muitas fontes bibliográficas, a importância da sua pesquisa.
Questão 10
São diversas as partes de um projeto de pesquisa em caráter de iniciação científica.
Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
A
Nos objetivos, os autores explicam em detalhes onde e como será realizada a pesquisa ou o experimento.
B
Os objetivos se dividem em geral e específico. O primeiro trata de forma bem generalizada o que se pretende fazer, e nos específicos, que podem ser dois, três ou mais, se delimita o que se pretende alcançar na pesquisa.
C
Nos objetivos, se destaca ao interlocutor o universo do tema que está sendo estudado, não importa se essa for uma pesquisa de campo, qualitativa ou, ainda, quantitativa.
D
Nos objetivos, os autores ou proponentes do projeto devem deixar clara, através de muitas fontes bibliográficas, a importância da sua pesquisa.
Questão 11
(ENADE, 2018) No cenário atual, o desenvolvimento e a construção das carreiras dos funcionários deve se dar de forma compartilhada entre as organizações e os próprios funcionários. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os profissionais devem planejar suas carreiras de forma a garantirem sua competitividade no mundo do trabalho. PORQUE II- A motivação dos profissionais com as suas carreiras resulta também no crescimento da organização onde trabalham. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FRANÇA, A. C. L. Práticas de Recursos Humanos: ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2011 (adaptado).
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C
As asserções I e II são proposições falsas.
D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Continue navegando