Buscar

PRÁTICA DE ENSINO junho

Prévia do material em texto

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO, CULTURA E
TECNOLOGIA SÃO FIDÉLIS LTDA - EPP
CNPJ: 10.158.686/0001-05
Portaria de Recredenciamento nº 768 de 22 de junho de 2017 – DOU de 23 de junho de 2017
Retificada na DOU de 12 de setembro de 2017.
PRÁTICA DE ENSINO 
PROJETOS EDUCACIONAIS -VOLUNTARIADO
PEDAGOGIA - EAD
Guiratinga – MT
2022
Sumário
Introdução ------------------------------------------------------ 03
Desenvolvimento --------------------------------------------- 04
Conclusão ------------------------------------------------------- 06
Referências ----------------------------------------------------- 07
Anexos ----------------------------------------------------------- 08
Introdução
No século XXI a maior tendência da população é o envelhecimento. A partir de 1960 houve um declínio na taxa de crescimento da população, os asilos possuíram um cenário que em muitas das vezes os idosos eram abandonados e não tinham a presença dos familiares.
Atualmente essa mudou, a maioria das famílias recorrem aos asilos para terem os cuidados, assistência e atenção necessária para seus entes queridos.
Tende em mente este cenário, a população idosa irá aumentar, onde os casais estão tendo menos filhos e estão cada vez mais ativos no mercado de trabalho, dificultando no cuidado dos familiares idosos. 
Desenvolvimento
A casa de repouso Gaetana Sterni localiza-se no interior do Mato Grosso, na cidade de Guiratinga. Gaetana Sterni era uma religiosa, professora católica e fundadora das irmãs da Vontade Divina.
O lar recebeu esse nome em homenagem a professora. A fundação foi inaugurada em 1977, ou seja, estão prestando serviços há mais de 45 anos. O local é obra da Igreja Católica Santa Maria Bertila, antigo e famoso hospital da cidade que hoje não existe mais, onde com sua ação social e com a ajuda do Padre Cornélio foi criada a casa de repouso Gaetana Sterni. O estabelecimento funciona de forma totalmente particular e própria.
A entrevista ocorreu na data de 06/06/2022 pela Irmã e Coordenadora do lar “ Casa de Repouso Gaetana Sterni” Das Dores Aparecida dos Santos que hoje reside e presta serviços à comunidade a mais de uma década.
Hoje os lares constam 36 idosos, sendo 14 mulheres e 22 homens. Das Dores é uma religiosa e formada em técnica de enfermagem onde dedica amor e determinação e sobretudo com respeito ao próximo, relata ainda que a casa hoje passa por graves situações financeiras, pois todos idosos não recebem a aposentadoria apenas auxílio, e isso compromete na dificuldade do dia – a – dia, todos dependem de medicação que muitas das vezes não conseguem nas farmácias básica do município, e por isso acarreta na vida financeira.
A casa hoje sem mantem totalmente de doações, alimentação, fraldas (quase todos acamados). O quadro de funcionários por período é de 5 pessoas por turno, e 1 técnica de enfermagem para cada turno.
A instituição conta com o auxílio médico que atende mensalmente cedido pela unidade de saúde do PSF I (Programa de Saúde da Família) na sua micro- área residente.
São servidas 6 refeições diárias, com café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde jantar e lanche da noite. As refeições são preparadas no próprio local, pelas cozinheiras. Os idosos são divididos em dois grupos, o primeiro são os que necessitam da atenção dos ajudantes e o segundo grupo é os idosos mais independentes.
Das Dores relata: “ existe um preconceito e grande resistência em relação às casas de repouso para idosos, já que para muitos elas representam um lugar de exclusão social, dominação e isolamento.
No entanto, é necessário combater esse estereótipo: estes locais na realidade são os responsáveis por abrigar e cuidar de pessoas que estão desemparadas ou que estão impossibilitadas de estarem ao lado de suas famílias. É por essa razão que muitas instituições tentam oferecer aos seus residentes um espaço que reproduza a vida em família e se autodenominam lares.
Conclusão
Após todos os estudos e pesquisas realizadas sobre o tema deste presente trabalho, conclui-se a necessidade de funcionários voltados para idosos. O aumento da expectativa de vida dos idosos, nos confirma que necessitam de melhorias na qualidade de vida, de ambientes adequados, conforme as normas de acessibilidade, tendo a privacidade necessária, mas também espaços de integração e convivência. 
Referências
http://www.postulazionecausesanti.it/pb/gaetana-sterni/
Anexos
Casa de repouso Gaetana Sterni
Entrada
Cozinha
Refeitório
Francisco (Conhecido como Chico poeira)
Nossa Senhora
Recepção
ANEXO II
ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO
1. IDENTIFICAÇÃO:
Nome do acadêmico: Maria Tereza Carvalho de Araújo 
Polo: Guiratinga 
Curso: Matemática
Semestre: 5 Semestre
2

Continue navegando