Buscar

A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem”, de Juares da Silva Thiesen
O Artigo: “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem”, de Juares da Silva Thiesen, trás como principal discussão o papel da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem, através de duas análises: o epistemológico e o pedagógico.
A interdisciplinaridade surgiu na segunda metade do século XX, devido a necessidades detectadas nos campos das ciências humanas e na educação: superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento, causada por uma epistemologia de caráter Positivista.
O estudo da epistemologia abarca a produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; métodos de mediação entre sujeito e realidade. Enquanto que, o pedagógico, discute questões de ensino e aprendizagem no âmbito escolar.
A interdisciplinaridade no campo educativo vem sendo discutida por vários autores. Mas, de modo geral, a finalidade do tema é consensual a todos.
“Ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Trata-se de um movimento que caminha para novas formas de organização do conhecimento ou para um novo sistema de sua produção, difusão e transferência”. (GIBBONS, Michael 1997)
O principal ponto de reflexão de todo o artigo é o papel da interdisciplinaridade no processo de ensinar e aprender na escolarização formal. Buscando unir as abordagens pedagógicas e epistemológicas, seus avanços, limitações, conflitos e consensos.
No início, a interdisciplinaridade foi objeto de estudo da Filosofia. Posteriormente, todas as correntes do pensamento se interessaram pela interdisciplinaridade, e só mais tarde na década de 1980 que começou a ganhar lugar nas ciências humanas e na educação.
Quanto à definição de conceito para a interdisciplinaridade, seria um ato de condicionamento à disciplina; fugiria da óptica interdisciplinar, ou como afirma Leis (2005) “a tarefa de procurar definições finais para a interdisciplinaridade não seria algo propriamente interdisciplinar senão disciplinar”.
Mais do que identificar um conceito para a interdisciplinaridade, o que os autores buscam é encontrar seu sentido epistemológico, seu papel e suas implicações sobre o processo do conhecer.
Com base nas abordagens teóricas apresentadas pelos autores deste artigo, fica claro que as práticas do pensamento interdisciplinar propõe o fim da fragmentação das disciplinas, das ciências, enfim, do conhecimento.

Continue navegando

Outros materiais