Buscar

Ciência e Sustentabilidade MARCELIANO COSTA

Prévia do material em texto

Ciência e Sustentabilidade:
sua importância e as relações na prática docente
Francisco Marceliano da Costa
08/09/2022
RESUMO
Este artigo possui a finalidade de apresentar uma pequena discussão sobre a sustentabilidade em uma aula de 9º ano do ensino fundamental na escola EEF NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO no município de Jaguaruana Ceará, onde também foi apresentado em caráter de exposição alguns recursos sustentáveis que a ciência já desenvolveu e vem trabalhando ao longo das últimas décadas. 
Palavras chave: Sustentabilidade, Docência, Práticas pedagógicas. 
ABSTRACT
This article aims to present a small discussion about sustainability in a 9th grade elementary school class at the EEF NOSSA Senhora DO LIVRAMENTO school in the municipality of Jaguaruana Ceará, where some sustainable resources that science already developed and has been working over the last few decades. 
Keywords: Sustainability, Teaching, Pedagogical practices.
Introdução 
Utopia do grego “lugar que não existe” é uma palavra que para muitos céticos foi atribuída ao tema sustentabilidade. O ceticismo exacerbado sobre a temática se constrói ao longo de fracassadas tentativas da ciência de equilibrar a taxa de consumo com a velocidade com que os recursos são reabastecidos na natureza. Assim como a paz mundial ou o extermínio da fome do mundo, para alguns estudiosos da sustentabilidade a pauta é simplesmente uma beleza inalcançável (PEREIRA CARLOS, 2017). 
Partindo dessa ideia do impossível podemos nos questionar sobre o porquê de se estudar o tema em salas de aula. O fato, é que temas tão delicados e importantes, pela sua relevância para o bem estar social, não podem ser simplesmente abandonados pelos pesquisadores, uma vez que seja um objetivo tão esperado. Também existe a reflexão sobre a ideia de que embora nossa geração ou gerações anteriores não tenham sido capazes de promover a sustentabilidade, nada impede que a ciência e as sociedades futuras não sejam capazes de promover tal feito. Daí a importância de se promover o tema sustentabilidade em sala de aula e compartilhar com nossos alunos as esperanças e frustrações existentes sobre o tema. 
Com o avanço significativo da ciência e a tecnologia nos últimos séculos, o próprio desenvolvimento humano tem total participação na questão e problemática acerca da sustentabilidade (REIGOTA MARCOS, 2007). Para tanto, como a ciência tem sua parcela de culpa, nada mais justo que a construção, discussão e tecnologias para o desenvolvimento sustentável, tenham prioridade nas ciências a serem desenvolvidas nos próximos anos. 
Este artigo possui a finalidade de apresentar uma pequena discussão sobre a sustentabilidade em uma aula de 9º ano do ensino fundamental na escola EEF NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO no município de Jaguaruana Ceará, onde também foi apresentado em caráter de exposição alguns recursos sustentáveis que a ciência já desenvolveu e vem trabalhando ao longo das últimas décadas. 
Biotecnologia e os Organismos Geneticamente Modificados 
 
Dentre nossas práticas de consumo constante, a alimentação faz parte de uma das prioridades de qualquer ser vivo na terra. Com isso a sustentabilidade e a alimentação dos seres humanos não podem ser temas dissociados. 
Nessa exposição fizemos uma pequena demonstração de como seria na prática os chamados Transgênicos, alimentos que são geneticamente modificados para atender necessidades de produção e de consumo. 
Embora o tema seja amplamente complexo, considerando a falta de estudos acerca de seus potenciais riscos a saúde humana, os organismos geneticamente modificados são uma promessa da ciência para o fim da fome no mundo (MOURA LUIS, 2009)
Os alimentos geneticamente modificados são resistentes a pragas e microrganismos, podem ser construídos para serem cultivados com o mínimo de água possível, além de poderem crescer mais que os alimentos naturais. Todas essas características diminuem o custo de produção e de cultivo, o que possibilita que eles cheguem aos mercados com preços mais acessíveis. 
Além da exposição de pimentões que apresentam características distintas, para similar um pimentão geneticamente modificado ou outro natural, na mesma aula e sobre o mesmo tema foi apresentado um episódio de Os Simpsons na temporada 25 em que Lisa Simpson inicia o episódio criticando os organismos geneticamente modicados, mas depois percebe sua importância para uma sociedade sustentável e acaba mudando completamente seu posicionamento. 
Desenvolvimento do eletromagnetismo e as fontes sustentáveis de Energia 
Dentro desse tópico discutimos sobre as fontes de energia que os seres humanos utilizam que não são renováveis, como por exemplo as fontes provindas de combustíveis fósseis. Para tanto demonstramos a importância e a participação da ciência no desenvolvimento das fontes de energia renováveis. 
O dínamo é um motor que fornece energia a partir da variação do campo magnético de seus componentes internos. Como estamos no ensino fundamental, não temos as habilidades necessárias para que possamos discutir o funcionamento do dínamo com muita profundidade. Mas o seu funcionamento e a sua demonstração servem para a explicação de como funciona grande parte das usinas elétricas do mundo. Como energia eólica e as usinas Hidrelétricas que são, em parte, usinas sustentáveis de energia.
Energia Solar e a Sustentabilidade energética 
Com ajuda de uma plaquinha solar portátil, pudemos observar a conversão de energia solar em energia elétrica ao acender uma pequena led. A discussão sobre a energia solar é profunda no Brasil, considerando que ela ainda é pouca utilizada por ser muito cara, porém vale salientar e destacar suas potencialidades para se obter boas fontes renováveis de energia e a sua relevância para uma sociedade sustentável. A energia solar apresenta diversas características que a torna umas das melhores fontes de energia sustentável, considerando seu baixo impacto no meio ambiente, e por ter uma fonte renovável vitalícia, o sol. 
Conclusões
A exposição de forma lúdica e a participação direta dos estudantes na prática de ensino e aprendizagem está sendo cada vez mais evidenciada pelos estudiosos da educação. Embora, quanto professores, sejamos constantemente expostos a dificuldades demasiadas, uma vez que desistirmos da prática docente, a educação estará perdida. Desse modo, os profissionais da educação têm seus papeis a serem desempenhamos como fatores primordiais no desenvolvimento da educação em todos os âmbitos. 
Está ciente das dificuldades, mas ao mesmo tempo ser o incentivadores de novas práticas é um papel complexo e cansativo, mas ao mesmo tempo que desafia, constrói um profissional que possui conhecimento para todos os campos de batalha que a educação eventualmente nos coloca. 
Nessas práticas pedagógicas os estudantes interagem, questionam, se desenvolvem. Dessa forma o professor cumpre com seu juramento de fazer parte do desenvolvimento do país, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento de habilidades dos novos integrantes de uma sociedade em pleno desenvolvimento. 
REFERÊNCIAS 
MOURA LUIS. A questão dos transgênicos e a sustentabilidade da agricultura. 2009
REIGOTA MARCOS. Ciência e Sustentabilidade: a contribuição da educação ambiental. 2007
PEREIRA CARLOS. Sustentabilidade – uma utopia ?. 2017

Continue navegando