Buscar

Jogos Matematicos Atividade 3_Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A ideia de relação é comum em nosso cotidiano; porém na matemática, para a relação entre dois conjuntos denominados por A e B ser qualificada como função é necessário que exista qual propriedade entre os seus elementos:
R: cada elemento do conjunto A deve ter um único correspondente no conjunto B.
2 - A dinâmica do jogo Bingo das Equações é a mesma de um bingo comum, o que diferencia é o que neste jogo as cartelas são compostas por oito equações polinomiais do segundo grau no lugar dos números convencionais.
 Qual habilidade é trabalhada com a execução deste jogo?
R: Relacionar linguagem literal a linguagem algébrica.
3 - Funções exponenciais são caracterizadas pela posição da variável, que se apresenta no expoente; sua representação gráfica retrata o comportamento desta variável no plano cartesiano. Sobre as características do gráfico da função exponencial avalie as asserções a seguir:
 
R: I e II, apenas
4 - A definição de função estabelece condições somente para os elementos do conjunto domínio, assim cada elemento de um conjunto deve ter apenas uma imagem. Contudo há a possibilidade do contradomínio e imagem se coincidirem, tal situação classifica a função como:
R: sobrejetora
5 - Uma função pode ser classificada como: injetora, sobrejetora e bijetora de acordo com as relações entre os elementos dos conjuntos: domínio, imagem e contradomínio. Neste contexto a função bijetora reúne as características de qual(s) função(s):
R: injetora e sobrejetora.
6 - Para praticar o jogo Pino Vivo é necessário um tabuleiro, que contenha o caminho a ser percorrido pelos jogadores, pinos, que representam as equipes, um dado e cartelas com o conteúdo de funções.
 Quais habilidade são exploradas com a utilização deste jogo?
R: Identificar o plano e reconhecer o domínio e imagem de uma função a partir de sua lei de formação e representação gráfica.
7 - Estudar o sinal de uma função consiste em determinar os valores de x para os quais , e , essa analise é fundamental para entender o comportamento da função. Sob o ponto de vista gráfico é possível definir estudo de sinal como:
R: estudar o sinal de uma função graficamente é localizar os intervalos sobre o eixo das abcissas para os quais a curva está acima, abaixo ou tocando este mesmo eixo.
8 - O jogo Envelopes Matemáticos é uma atividade que deve ser realizada em grupos, indicados por cores diferentes, e um tabuleiro cujas casas são representadas por envelopes das respectivas cores de cada equipe. O objetivo deste jogo, sob o ponto de vista matemático é trabalhar a habilidade de:
R: identificar características da função através da interpretação do diagrama de flechas.
9 - Através do diagrama de flechas, artificio que permite a visualização entre dois conjuntos, é permitido identificar o domínio, imagem e contradomínio de uma função. Interpretando a ligação das flechas, também é possível encontrar:
R: a lei de formação da função
10 - A função logarítmica é a inversa da função exponencial, devido a essa característica é possível a partir da representação gráfica de uma destas relações conseguir traçar o gráfico da outra, isso porque existe uma propriedade que afirma que:
R: o gráfico da função exponencial e logarítmica são simétricos em relação a reta bissetriz do primeiro e terceiro quadrante do plano cartesiano.

Outros materiais