Buscar

03 atividade NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL E RELAÇÕES MULTICULTURAIS

Prévia do material em texto

MPEs ou PMEs são os maiores empregadores do mundo, depois, obviamente, da Administração Pública das nações, inclusive nas nações mais liberais do planeta. São empresas que adentram a mercados onde as grandes corporações não conseguem se sobrepor e, com isso, atuam em nichos específicos de mercados. Veja o caso das empresas born globais que atuam em nicho de mercado selecionadíssimos.
Hoje, a boa doutrina de internacionalização preconiza que a atuação de MPEs no mercado externo é exatamente em nichos onde as grandes empresas multinacionais e transnacionais não terão como atuar, e, como aquelas empresas tem uma menor capilaridade e capacidade financeira, em comparado a estas, precisam de um target de mercado bastante bem definido.
Assim, tendo em vista a explanação do texto, responda o seguinte:
1. Na sua compreensão há espaço para MPEs brasileiras se tornarem empresas internacionais? 2. Quais as vantagens de as MPEs brasileiras ao utilizarem os consórcios de exportação para o início de sua internacionalização? Indique um caso que você conheça ou pesquise-o.
Não há dúvidas da possibilidade das MPEs se tornarem empresas 
internacionais, pois, não é à toa que elas vêm ganhando cada vez mais espaço
no mercado externo. Apesar disso, encontram-se muitas dificuldades no percurso, 
principalmente no que diz respeito às estruturas burocráticas brasileiras. As vantagens
das MPEs brasileiras ao utilizarem os consórcios de exportação são: a possibilidade 
de uma diminuição dos gastos aduaneiros, custos de internacionalização em geral e 
aumento da possibilidade de conquista de mercados estrangeiros. Um exemplo disso 
é a empresa gaúcha Ecotelhado, que, após sete anos atuando apenas no mercado 
doméstico, se lançou ao exterior em 2012. Agora, a Ecotelhado vende para México, 
Peru, Uruguai e Colômbia, este considerado o maior cliente.
Não há dúvidas da possibilidade das MPEs se tornarem empresas 
internacionais, pois, não é à toa que elas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado externo. Apesar disso, encontram-se muitas dificuldades no percurso, principalmente no que diz respeito às estruturas burocráticas brasileiras. As vantagens das MPEs brasileiras ao utilizarem os consórcios de exportação são: a possibilidade de uma diminuição dos gastos aduaneiros, custos de internacionalização em geral e aumento da possibilidade de conquista de mercados estrangeiros. Temos vários exemplos dessas empresas como: Gerdau, Construtora Norberto Odebrecht, Metalfrio, Marfrig, JBS etc.

Continue navegando