Buscar

Geografia_A urbanização na atualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A produção e o consumo do espaço urbano estão relacionados com o movimento de capitais para a produção dos imóveis em atendimento às exigências e ao mercado consumidor, como também ao consumo, em que os capitais são imprescindíveis.
Sobre o consumo do espaço urbano, é correto afirmar que:
E. o consumo do espaço urbano é ditado pelo poder de compra de cada grupo social, que, associado à especulação econômica e aos interesses de mercado, determinam as classes que podem consumir o espaço, originando a segmentação e a segregação do espaço.
2. A produção do espaço urbano, ao mesmo tempo que incrementa o consumo devido ao aumento da oferta, incentiva a produção de novos espaços, resultando em um ciclo de produção — consumo — produção.
Sobre as mudanças do padrão de produção e consumo dos espaços urbanos, marque a alternativa correta.
D. O padrão de produção e consumo do espaço urbano atende, primeiramente, aos interesses do capital, que buscam, por meio da especulação imobiliária, o aumento da lucratividade dos seus investimentos, independentemente de quem consome o espaço.
3. As áreas periféricas das cidades são objetos de ocupação desde o processo de urbanização brasileiro, que se tornou mais intenso e acelerado a partir da década de 1930, promovendo a ocupação dessas áreas.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a informação correta sobre as razões para o surgimento das periferias.
C. As periferias são o resultado da especulação imobiliária, que promoveu a valorização das áreas centrais, aumentando os custos de moradia das classes média e baixa, que passaram a buscar as áreas periféricas como alternativa aos preços praticados nos centros urbanos.
4. A valorização das áreas próximas a regiões centrais, no decorrer do processo de urbanização, promoveu um aumento do custo de vida nessas áreas, o que ocasionou mudança das classes média e baixa para a periferia das cidades. Com as mudanças econômicas, as classes média e baixa passaram a ser o público-alvo dos investimentos imobiliários. 
Sobre essa afirmação, é correto afirmar que:
B. as classes média e baixa tornaram-se público-alvo dos investimentos imobiliários devido ao aumento da concessão de crédito pessoal, que passou a financiar os imóveis, aumentando os consumidores do espaço urbano e movimentando o mercado imobiliário.
5. A origem das cidades e a sua expansão no decorrer das décadas ocasionou uma série de impactos aos sistemas naturais, o que também trouxe consequências para o meio ambiente urbano.
Sobre essas consequências, marque a alternativa correta.
A. A expansão das cidades de forma desordenada, sem o planejamento adequado, permitiu que os diversos impactos causados ao meio ambiente também atingissem as cidades, como inundações, fenômenos climáticos em pequena escala, entre outros.

Mais conteúdos dessa disciplina