Buscar

Existe relação entre desigualdade de renda com a tributação- RESPOSTA

Prévia do material em texto

Aluna: Érica Bortolini Vicari
Direito Tributário I
Existe relação entre desigualdade de renda com a tributação?
A tributação está interligada com a desigualdade de renda, porquanto é a ferramenta capaz de reduzir a desigualdade. Alguns dos mecanismos eficazes para essa redução seriam os impostos direitos e as transferências de renda. 
As transferências diretas de renda, como bolsa família, benefício e prestação continuada (BPC), aposentadorias e pensões vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS), exerceram um papel importante, a maior parte da queda da desigualdade ocorreu em virtude das transferências em espécie, isto é, da provisão pública de saúde e educação. 
O crescimento econômico tem um efeito positivo ao combate à pobreza extrema, contudo este crescimento tende a reduzir a pobreza, mas geralmente não reduz a desigualdade, visto que a renda de todas as classes tende a aumentar na mesma proporção.
Embora a desigualdade de renda e a pobreza sejam problemas com soluções distintas, é demonstrado que o combate a pobreza é o que está, de fato, reduzindo a desigualdade de renda. 
A tributação apareceu como uma das formas de promover a preservação ambiental, uma vez que possibilita uma espécie de controle, especialmente sobre as atividades que apresentam risco à conservação do meio ambiente.
 O ordenamento jurídico atualmente vigente no Brasil prevê a incidência do chamado princípio do poluidor-pagador que visa a imposição de uma espécie de indenização a ser paga pelo causado do dano ambiental, objetivando a recuperação do ambiente deteriorado. Todavia, tal princípio deve ser pensado como uma forma não somente de sancionar aquele que já causou um dano, mas também como uma maneira de se evitar a degradação ambiental. 
Nesse sentido, a extra fiscalidade surge como uma opção mais adequada à manutenção do equilíbrio do meio ambiente, devendo ser elaborada de maneira seletiva, visando assegurar a todos um meio ambiente preservado, de forma a garantir o direito previsto no artigo 225 da CF.
Assim, não há como negar a existência de relação entre a desigualdade de renda e a pobreza, visto que uma influência na redução da outra, fazendo-se necessário uma reforma tributária que tivesse como objetivo principal a tributação universal de renda e do patrimônio.

Continue navegando