Buscar

Teste História Econômica Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Parece provável que, sem a procura e preços crescentes, os quais refletiam, entre outras coisas, o crescimento da população, teria havido menos incentivo para os produtores britânicos se expandirem e inovarem e, por conseguinte, que se perderia parte do dinamismo que impulsionou a Revolução Industrial.
 
DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. p. 88.
 
A Revolução Agrária nos solos ingleses, também denominada Revolução Agrícola, foi fundamental na dinâmica da Revolução Industrial. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O horizonte econômico em termos de tempo e espaço se ampliou, à medida que os agricultores, em geral, se tornaram mais interessados em produzir para um mercado nacional ou internacional do que em fazê-lo para fins de consumo regional ou doméstico.
Pois:
II. Novas formas de rotação de culturas que permitiram a utilização constante da terra exemplificam as transformações da agricultura no contexto da Revolução Industrial, assim como a aplicação do conhecimento científico e métodos experimentais às atividades que tinham sido anteriormente reguladas rigidamente pela tradição, pela prática comunitária ou por métodos empíricos.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
2. O sistema capitalista fez uma aliança com a indústria e a tecnologia refletidas na Revolução Industrial, por volta do século XVIII. Depois de consolidada, essa relação mudou o mundo de forma muita intensa e rápida. Sobre o aspecto de transformação da sociedade, oriundo desse fenômeno revolucionário, assinale a alternativa correta.
Essa revolução alterou profundamente a forma de produção de bens mmateriais e imateriais nas sociedades , tendo como consequências mudanças efetivas nas configurações sociais que organizavam os grupos humanos desde então. 
3. Leia o excerto a seguir:
“[...] é da mais alta impertinência e presunção, entre reis e ministros, pretender interferir na economia das pessoas particulares e restringir os seus gastos, seja por leis suntuárias, seja pela proibição da importação de objetos de luxo estrangeiros [...]. Que vigiem bem as próprias despesas e poderão confiar tranquilamente nas dos particulares”.
 
SMITH, A. et al. A Economia Clássica: textos. São Paulo: Forense Universitária, 1978. p. 41.
 
Adam Smith, em 1776, publicou a sua magnus opus: “A Riqueza das Nações”. Embora o panorama que envolveu o trabalho intelectual de Adam Smith seja o mercantilista, suas ideias ajudaram a promover um clima político e econômico contrário ao pensamento atribuído ao Estado Absolutista, característico do capitalismo mercantil. A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
1. Smith contribui na promoção da Revolução Industrial ao ilustrar o enorme aumento da produtividade possibilitado pela divisão do trabalho.
Pois:
1. Para o pensador escocês, a riqueza advinda dos metais preciosos, defendida pelo mercantilismo, e a divisão do trabalho promoviam a riqueza das nações.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
As asserções I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

Continue navegando