Buscar

Áreas de conflito e terrorismo no mundo globalizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Áreas de conflito e terrorismo no mundo globalizado
Atividade 
1. Considera-se terrorismo o intento em induzir medo na sociedade, não visando somente sua vítima direta, buscando que o governo ou a sociedade mude seu comportamento político. Sobre o assunto, julgue as afirmativas a seguir: 
I- A definição do fenômeno atual do terrorismo, que é consensual, está vinculada aos resultados da ação violenta empreendida por grupos insatisfeitos com seus governantes.
II- A ação do terrorismo internacional, na atualidade, assusta a opinião pública mundial, eleva consideravelmente os gastos governamentais com segurança e dissemina o temor ante a expectativa de ataques a qualquer tempo e lugar.
III- Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, um dos vetores da globalização, reduzem-se as possibilidades de expansão das atividades do crime organizado, como o terrorismo, as máfias e o tráfico de drogas ilícitas.
Fala-se a verdade:
a) Apenas em I 
b) Apenas em II 
c) I e III 
d) I e II 
e) II e III 
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra b.
I- Incorreto: O terrorismo também pode ser praticado de Estado para sociedade e de sociedade para sociedade. II- Correto. III- Incorreto: Na verdade, aumenta as chances.
2. (FEPESE- 2013). É um movimento fundamentalista islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e, sobretudo, no Afeganistão, país que governou durante algum tempo. Luta contra a influência ocidental. Assinale a alternativa que indica este movimento:
a) Xiita 
b) Al-Qaeda 
c) Talibã 
d) Haredim 
e) Sunita 
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra c.
O Talibã tem atuação principalmente no Afeganistão e apoia a Al-Qaeda.
3. Após 2001, ano do atentado às torres do World Trade Center, nos Estados Unidos, o terrorismo internacional passou a se destacar cada vez mais, ano após ano, contribuindo como uma séria ameaça à paz mundial e à segurança. No continente africano, há a atuação do grupo Boko Haram, que apesar de promover atos que vão contra os valores e princípios fundamentais do século XXI, como direitos humanos e liberdades, pauta-se em fundamentos que considera corretos de acordo com suas ideologias e concepções de sociedade.
Considerando estes aspectos, é correto afirmar, sobre o Boko Haram, que:
a) O grupo busca reordenar o território africano, visto que a atual divisão é feita com base em aspectos políticos. 
b) Desde que realizou o atentado ao World Trade Center, o grupo vem promovendo atos que indicam sua total repulsa à cultura ocidental. 
c) Busca repelir a influência ocidental na Nigéria e implantar a Sharia (lei islâmica) no país. 
d) O grupo deseja unir os países de influência muçulmana sob um mesmo domínio, sobretudo na região do Magrebe (Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia, Líbia). 
e) É um grupo dissidente da rede Al-Qaeda e que vem conseguindo ampliar sua atuação por todo o planeta. 
Parabéns! Você acertou!
Resposta correta: letra d.
Atualmente, sofrendo forte influência do Estado Islâmico, O Boko Haram tem uma ação mais intensa no nordeste da Nigéria, local de sua fundação, e tem atuação controlada nos países vizinhos, como Camarões, Chade, Níger e Benin. O grupo prega uma versão do Islã que proíbe que os muçulmanos tomem parte em qualquer atividade política ou social relacionada com a sociedade ocidental. Isso inclui votar em eleições, vestir camisas e calças ou receber uma educação secular. Um dos objetivos do Boko Haram é a formação de um califado na África e aplicar a Sharia, como constituinte do território. A Sharia é o conjunto de leis que regem a religião islâmica, sendo consideradas imutáveis pelos adeptos mais radicais. Desta maneira, o Estado Nacional em que se implanta a Lei Islâmica passa a ser regido pelos dogmas da religião.

Continue navegando

Outros materiais