Buscar

Pesquisa Mercadológica, Tendência e Comportamentos CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PESQUISA MERCADOLÓGICA, TENDÊNCIA E COMPORTAMENTOS
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
JUSCELINO OLIVEIRA DE SOUSA
MATICULA - 01542686
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
Para entender um pouco sobre a pesquisa mercadológica é primeiro necessário saber como 
funciona o mercado, o mercado pode ser comparado a um grande “ecossistema” onde existem 
pessoas que compram(presas) e pessoas que vendem(predadores), e a avidade mercadológica é
o que liga esses dois grupos fazendo com que a economia tenha movimento
Bons gerentes sabem que necessitam realizar um bom trabalho de análise de dados, para definir estratégias alinhadas com os perfis dos consumidores e seus desejos de consumo, para isso é necessário lançar mão de pesquisas de consumo.
Existem vários tipos de pesquisa, são aplicados de acordo com o objetivo e abordagem que o pesquisador deseja utilizar como método científico do seu estudo. Para saber qual o tipo mais adequado, o investigador precisa considerar a finalidade e o objetivo do seu trabalho, a abordagem que deseja usar, e os procedimentos escolhidos.
A pesquisa mercadológica é uma ferramenta fundamental para o planejamento estratégico de uma empresa. Tem como finalidade identificar aspectos que precisam de maior cuidado por parte dos gerentes, questões do comércio e novas possibilidades para o negócio. 
Há quatro tipos de pesquisas que podemos utilizar: 
- Pesquisa de satisfação: que procura apontar os níveis de agrado entre clientes e empresas para que o gestor buscar melhorias na prestação de serviços;
- Pesquisa de opinião: também utilizada nos campos políticos e sociais, mas também podem ser aplicadas à assuntos referentes ao mercado de consumo;
- Pesquisa de segmentação de mercado: estudo que busca mostrar aspectos como características dos compradores, demanda, canais de comunicação e distribuição. Onde possibilita adequar e posicionar empreendimento às suas realidades.
- Pesquisa conjuntural: busca identificar comportamentos de um mesmo fenômeno ou grupo através de levantamento de informações de cunho econômico.
Cada pesquisa tem um método diferente. O modelo quantitativo, busca resultados estatísticos que permitam análises sobre informações distintas, usado em questões mais específicas. Geralmente, é aplicado com um questionário para muitos participantes. No modelo qualitativo, busca encontrar conteúdo e estruturas de pensamentos mais profundos e informações subjetivas. É utilizado em entrevistas com pequenos grupos de pessoas. 
É importante que o empreendedor tenha, de forma bem clara, os objetivos e necessidades que o levaram a realizar uma pesquisa mercadológica. Desta forma, terá maior chance em entender os resultados e tomar decisões assertivas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Sensenova.com.br;
- Mindminers.com/blog/tipos-de-pesquisa-de-mercado;
- Hotmart.com/pt-br/blog/pesquisa-mercadologica.

Outros materiais