Buscar

A massagem do seio carotídeo

Prévia do material em texto

Massagem do seio carotídeo
A massagem do seio carotídeo é uma técnica simples, tem diversas indicações diagnósticas e terapêuticas, no campo das indicações diagnósticas, destaca-se a pesquisa da hipersensibilidade do seio carotídeo e da chamada síncope do seio carotídeo. Através dessa manobra é possível reverter alguns problemas, como por exemplo, as crises de taquicardia paroxística supraventricular. 
Essa massagem aciona o reflexo barorreceptor e causa aumento pressórico pela estimulação do X nervo cranial. Esse aumento da pressão arterial nos seios carotídeos e no arco aórtico acontece de forma transitória e ocorre da seguinte forma: O reflexo aumenta o débito parassimpático no coração pelo nervo vago (NC X), por meio da transmissão aferente do nervo glossofaríngeo (NC IX) ao núcleo do trato solitário na medula.
Os núcleos vagais da medula enviam resposta parassimpática eferente pelo nervo vago direito, que estimula o nó sinoatrial, e esquerdo, que inerva o nó atrioventricular. Desse modo, há redução da frequência cardíaca, podendo retardar ou mesmo interromper taquiarritmia. E embora as complicações neurológicas sejam muito raras, é importante evitar a manobra em pacientes que já tiveram acidente isquêmico cerebral, que apresentam sopro carotídeo ou importante vasculopatia carotídea.
Referências: 
LACERDA, G. C. et al. Incidência de complicações relacionadas à massagem do seio carotídeo em 502 pacientes ambulatoriais. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 92, n. 2, p. 82-87, 2009.
MATEOS, J. C. P. Massagem do Seio Carotídeo na Avaliação da Síncope: Um Método Diagnóstico Inespecífico e Duvidoso. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 111, n. 1, p. 92-93, 2018.

Continue navegando

Outros materiais