Buscar

TICs, APG: O que ocorre com o paciente quando o médico realiza a manobra de massagem do seio carotídeo?

A massagem do seio carotídeo é uma técnica simples, de baixo custo, realizada à beira do leito, com índice de complicações muito reduzida, que requer para a sua realização apenas um eletrocardiógrafo e um médico familiarizado com o método.As indicações diagnósticas e terapêuticas são diversas.Tem como função diminuir o ritmo cardíaco quando ele atinge níveis perigosos, e também para diagnosticar transtornos na frequência do coração.

A massagem é realizada com o paciente em decúbito dorsal com o pescoço virado para um dos lados e estendido. Achando o seio carotídeo, devemos pressioná-lo, continuamente, com movimentos circulares por 5 a 10 segundos, tentando por, no máximo, 1 minuto.

No seio carotídeo estão presentes os barorreceptores, neurônios sensíveis a pressão, com impulsos nervosos que se propagam dessas estruturas até os nervos, oxigenando o encéfalo.A massagem desse seio faz com que através da ação dos barorreceptores, a frequência cardíaca diminua.

Com a diminuição da pressão arterial, os barorreceptores ficam menos distendidos e enviem os impulsos ao centro cardiovascular de uma forma mais lenta, diminuindo a estipulação do Sistema Nervoso Parassimpático, e aumenta a estimulação no Sistema Nervoso Simpático.A estipulação do Simpático promove a secreção de adrenalina e noradrenalina que aumentam a pressão arterial. Com aumento da pressão arterial, os barorreceptores ficam distendidos e enviam os impulsos de forma mais rápida, desestimulando o Sistema Nervoso Simpático, e estimulando o Parassimpático, que promove liberação de acetilcolina, que diminui a frequência cardíaca, assim como o débito cardíaco e a pressão arterial.

REFERÊNCIAS: TORTORA, Gerard. J.:DERRYCKSON, Bryan. Princípios da anatomia e fisiologia. 14. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. TAVARES, Caio de Assis Moura. Manobra vagal — como eu faço? Abordagem do REVERT trial. Temas em cardiologia, 2016.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais