Buscar

Roteiro_EstudoDirigido_ClnicadoIdoso_20220418122810

Prévia do material em texto

Roteiro de Estudo Dirigido da Disciplina Clínica do Idoso
Professora: Melissa de Oliveira Pereira
ESTUDO DIRIGIDO
1. Quais são os marcadores sociais/relações sociais importantes a serem considerados quando nos voltamos para “idosos”? Por que podemos dizer que nem todas as pessoas envelhecem da mesma maneira, a partir das interseccionalidades?
2. Quais são as possíveis idades elencadas por Schneider e Irigaray (2008)?
3. Selecione uma das idades elencadas pelos autores acima e apresente suas principais características;
4. Quais são os principais aspectos a serem considerados na relação com a família na Clínica do Idoso?
5. Selecione um dos quadros clínicos discutidos em sala de aula (depressão, demência e Alzheimer) e apresente os principais sintomas e recursos diagnósticos;
6. Conceitue capacidade funcional;
7. Exemplifique AVD e AIVD
8. Conceitue qualidade de vida;
1) Família, saúde mental e políticas públicas. A partir das interseccionalidades é necessário que haja um olhar analítico, envelhecer vai depender de questões como território, religião, relações sociais, classe, raça, gênero, orientação sexual, deficiência, etnia. Não há idoso padrão. 
2) Cronológica, Biológica, Social e psicológica 
3) Idade Biológica, com aspectos físicos de exercícios, alimentação, saúde. Ela não se reduz a idade cronológica, tem a ver com disposição vida ativa.
4) Existe uma feminização do cuidado, as mulheres que geralmente ficam com essa função de cuidar. Questão não instrumental, idoso como alvo do cuidado. Noção ampliada de família nem sempre serão laços biológicos as vezes é um vizinho que cuida, uma amiga.
5) As demências 90% são quadros de Alzheimer. Elas podem ser reversíveis, chamados de quadros falsos, quando a questão biológica se encontra em desequilíbrio, por exemplo um esquecimento ou perder as coisas, porém não chega a ser crítico. Irreversíveis, quando chamado de quadro de quadro verdadeiro, quando há uma dificuldade em realizar tarefas diárias normais, como dirigir ou cozinhar.
6) É o que define a possibilidade da pessoa realizar tarefas e atividades para o cuidado de si próprio e viver de forma independente. 
7) Atividade de vida diária, tem a ver com cuidados básicos de sobrevivência e vinculados ao corpo, como por exemplo levar a comida até a boca, pentear o cabelo, se vestir, deitar e levantar. Já atividade instrumental da vida diária, são atividades que podem ser terceirizadas, como cozinhar a comida, alguém pagar as contas, alguém fazer as compras do mercado...
8) Envelhecimento saudável ou ativo, com objetivo e bem estar subjetivo, culturalmente construído, tem a ver com saúde física e mental, nível de independência do indivíduo suas relações sociais.

Continue navegando