Buscar

Síntese Proteica: Do RNA aos Aminoácidos

Prévia do material em texto

Tradução
· “Mudança de linguagem”: de nucleotídeo para aminoácidos.
· A molécula de RNA vai servir de molde para a produção de proteínas.
· Cada trio de bases do RNA vai determinar a entrada de um aminoácido.
TRIO DE BASES = CÓDON 
TABELA DO CÓDIGO GENÉTICO 
Informa qual aminoácido entrará em função de cada trio de bases.
RESUMO
A tradução consiste na leitura dos códons (trinca de bases nitrogenadas) do RNAm para a realização da síntese proteica. A síntese proteica é feita no ribossomo, uma máquina catalítica complexa feita a partir de mais de 50 diferentes proteínas e diversas moléculas de RNA, os RNAs ribossomais (diferentemente do que se pensava, não possui apenas uma função estrutural, mas serve como uma ribozima que constrói a ligação peptídica entre os aminoácidos e auxilia a união do RNAm 
com o ribossomo). 
TRADUÇÃO
A tradução inicia-se com um códon de iniciação AUG que corresponde a um tRNA iniciador que transporta sempre a metionina. Este tRNA iniciador liga-se à pequena subunidade ribossomal. 
A pequena subunidade ribossomal liga -se à extremidade 5’ do mRNA e percorre-o até encontrar o primeiro. Após a leitura do códon de iniciação AUG, com a chegada do anticódon UAC, associados à fatores de iniciação, a grande subunidade ribossômica liga-se à pequena subunidade, formando um ribossomo funcional.
O RNAt iniciador encontra- se no sítio P deixando o sítio A vazio, pronto para que outra molécula o ocupe, iniciando a síntese proteica. Apenas o RNAt inicial entra no sítio P, enquanto todos os demais entram no sítio A.
A metionina se solta do RNAt iniciador e liga-se por ligação peptídica aos aa recém-chegado no local A. O RNAr, funcionando com o ribozima, realiza essa ligação entre os AA. Em seguida, ocorre a translocação, em que o ribossomo se move 3 nucleotídeos ao longo do mRNA, posicionando próximo códon num sítio A vazio.
O alongamento da cadeia polipeptídica prossegue até que um códon de STOP (parada) seja translocado no sítio A do ribossomo.
Após vários ciclos de alongamento surge um códon STOP (UAA, UAG, UGA) no local A. Estes códons não são reconhecidos por nenhum RNAt.

Continue navegando