Buscar

2 - CIÊNCIAS - 7 GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
	UEB 
	ALUNO(A):
	PROFESSORA: 
	DATA:
	ANO: 
HIDROSFERA
A hidrosfera é a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios, lagos e oceanos até lençóis de água subterrânea, geleiras e o vapor de água da atmosfera. É uma camada descontínua que engloba a água em todos os seus estados físicos (líquido, sólido e vapor).
A vida só é possível na Terra graças à presença da água no estado líquido, característica essa que diferencia o planeta no sistema solar, sendo conhecido como “planeta azul” tamanha a abundância da água. O maior reservatório são as águas oceânicas (cerca de 97%), não sendo a água um recurso tão disponível ao consumo e inesgotável como pode parecer. Portanto, saber usar os recursos hídricos, evitando os desperdícios e a poluição dos solos e contaminação das águas é fundamental.
BIODIVERSIDADE
Biodiversidade significa a variedade de vida e engloba a riqueza das espécies, dos genes que contém e dos ecossistemas que constituem o meio ambiente. O conceito foi inicialmente conhecido por Diversidade Biológica. Porém, a partir da década de 80, ficou mais comum utilizar biodiversidade como sinônimo para o termo. Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis: Diversidade de espécies: É a riqueza de espécies existentes. Inclui todos os organismos da Terra, dos mais simples aos mais complexos. Diversidade genética: É a diversidade de genes entre os indivíduos de uma espécie. Diversidade de ecossistemas: É a diversidade de ecossistemas nos quais as comunidades biológicas habitam e interagem. Todos os níveis são fundamentais para a sobrevivência das espécies, incluindo da espécie humana. Os ambientes mais ricos em quantidade de espécies no planeta são: as florestas tropicais, os recifes de corais, os grandes lagos tropicais e as profundezas do mar.
DESENVOLVIMENTO DE ECOSSISTEMAS
Ecossistema é o conjunto dos organismos vivos e seus ambientes físicos e químicos. O termo ecossistema é originado a união das palavras "oikos" e "sistema", ou seja, tem como significado, sistema da casa. Ele representa o conjunto de comunidades que habitam e interagem em um determinado espaço. Os componentes dos ecossistemas são: Fatores bióticos: Todos os organismos vivos. Produtores primários, consumidores, decompositores e parasitas. Fatores abióticos: Ambiente físico e químico que fornece condições de vida. Nutrientes, água, chuva, umidade, solo, sol, ar, gases, temperatura, etc. O ecossistema é a unidade básica de estudo da Ecologia.
EFEITO ESTUFA
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada. Quando os raios solares atingem a superfície terrestre, devido à camada de gases de efeito estufa, em torno de 50% deles ficam retidos na atmosfera. A outra parte, atinge a superfície terrestre, aquecendo-a e irradiando calor. Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra. O que acontece é que nas últimas décadas a liberação de gases de efeito estufa, em virtude de atividades humanas, aumentou consideravelmente. Com esse acúmulo de gases, mais quantidade de calor está sendo retida na atmosfera, resultando no aumento de temperatura. Essa situação dá origem ao aquecimento global.
ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. O que é a Hidrosfera?
a) A camada composta por todas as águas do planeta.
b) A camada da Terra composta por rochas e minerais.
c) A esfera de gases que envolve a Terra.
d) A esfera dos seres vivos.
2. Podemos classificar a biodiversidade em três grandes níveis. Quando nos referimos às espécies de uma área, o papel ecológico dessas espécies e como as composições das espécies variam, estamos falando de
a) diversidade genética.
b) diversidade orgânica.
c) diversidade ambiental.
d) diversidade ecológica.
e) diversidade sistemática.
3. Representa o conjunto de interações dos diversos seres vivos entre si, e desses seres com fatores do ambiente físico, como luz temperatura, solo, umidade, salinidade e ar. Alimentação, busca de abrigo e respiração são algumas dessas interações. O texto está falando sobre :
a) biodiversidade.
b) comunidade.
c) ecossistema.
d) biosfera.
4. O efeito estufa pode ser definido como
a) um fenômeno natural que ocorre apenas em grandes centros urbanos, fazendo com que a temperatura nessas regiões seja maior que nas áreas florestadas ao redor.
b) um fenômeno natural responsável por manter o planeta aquecido ao impedir que o calor proveniente da energia solar volte para o espaço.
c) um fenômeno causado como consequência da poluição atmosférica, pois os gases se concentram na atmosfera e diminuem a qualidade do ar.
d) um fenômeno atmosférico provocado pelo homem com o aumento da industrialização e utilização de combustíveis fósseis.
5. O efeito estufa é uma das principais preocupações ambientais da humanidade, uma vez que os seus efeitos causam prejuízos para a biodiversidade e para as atividades humanas. Esse fenômeno tem como uma de suas consequências o
a) aumento da temperatura terrestre.
b) elevado nível de poluição.
c) processo de formação de vulcões.
d) desenvolvimento de tornados.
e) crescimento dos índices de chuva.