Logo Passei Direto
Buscar

Gabarito da prova de saúde preventiva e promoção da saúde com ênfase na estrategia saúde da família

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A comissão nacional dos determinantes sociais da saúde fez uma análise profunda dos determinantes sociais da saúde no Brasil e uma série de políticas e ações, cuja finalidade final é a promoção da saúde. Cabe ressaltar que a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem uma definição a respeito dos DSS. No que apresenta essa definição abordada na contextualização, assinale a alternativa CORRETA:
A) Completo bem-estar psicossocial do ser humano.
B) Completo bem-estar biológico do ser humano do ser humano.
C) Completo estado de recuperação da saúde do ser humano.
D) Completo estado de ausência de doença do ser humano.

É fundamental que os/as profissionais da saúde sempre busquem se aprimorar para o exercício profissional e tenham conhecimento a respeito dos conceitos que tangenciam os estudos em saúde. Ampliar o conhecimento é ampliar a possibilidade de análise e intervenção diante das inúmeras demandas de atendimento.
Em relação ao conceito de promoção de saúde podemos dizer que se tem três grandes resultados quando é trabalhado nessa perspectiva. Desse modo, no que apresente um dos três resultados que podemos conferir a promoção de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A) Bem-estar empregatício.
B) Bem-estar regional.
C) Bem-estar financeiro.
D) Bem-estar social.

Acerca da rede de atenção à saúde elas tem por característica a constituição de relações pautadas na horizontalidade, e deve ter como cerne da comunicação a atenção básica em saúde, além de ter como foco atender as demandas inerentes a saúde da população, e o desenvolvimento de atendimento na perspectiva do acompanhamento contínuo em rede, analisando a pessoa a partir dos fatores sociais que podem interferir no processo de saúde.
Sendo assim, no que corresponde a rede de atenção à saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Ser base.
B) Coordenar cuidado.
C) Ser resolutiva.
D) Garantir rápido atendimento.

A saúde coletiva, no campo da saúde, reorganiza as coordenadas deste campo, conduzindo para seu interior as perspectivas simbólica, ética e política. Além de estabelecer limites do social e do biológico e auxilia a compreensão e interpretação das questões determinantes da produção social das doenças e da organização social dos serviços de saúde.
Sendo assim, para que a saúde coletiva tenha todo esse alcance de compreensão e ação é necessário incorporar uma determinada área do conhecimento. Quanto ao tipo dessa área, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ciências humanas.
B) Ciências artísticas.
C) Ciências cênicas.
D) Ciências exatas.

Quando falamos em saúde, implica considerar um padrão adequado de alimentação, de habitação e de saneamento, boas condições de trabalho, acesso à educação, ambiente físico limpo, apoio social para famílias e indivíduos e estilo de vida responsável.
Desse modo, sobre o conceito de saúde que está relacionado a contextualização apresentada, assinale a alternativa CORRETA:
A) Reabilitar saúde.
B) Prevenir saúde.
C) Recuperar saúde.
D) Promover saúde.

Sabemos que existem alguns tipos de modelo de atenção à saúde. Alguns modelos mais voltados para a perspectiva biopsicossocial de saúde e outros pautados no binômio saude – doença. No que diz respeito ao modelo de prevenção de saúde proposto originalmente para elucidar a história natural da doença, oferece três níveis de prevenção.
Desse modo, no que apresenta um dos referidos três níveis, assinale a alternativa CORRETA:
A) Primeiro.
B) Movimentação.
C) Primário.
D) Estagnação.

Ao analisarmos a história da população brasileira no que tange acesso a direitos, podemos perceber que muitos dos direitos foram com base em manifestações populares e pressão política. Sabe-se que a promulgação da Carta Magna em 1988 assegurou o acesso a saúde pública que durante anos, não era concedido a todos os cidadãos brasileiros.
Assim, como o Estado garantirá o acesso à saúde para a população? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Mediante políticas sociais e econômicas.
B) Por meio de políticas neoliberais.
C) Por meio de ações assistencialistas.
D) Mediante políticas compensatórias.

Sabemos que existem diversas concepções a respeito do entendimento de saúde com relação a doença, mas que em uma visão integral e universal, devemos nos aportar da concepção de promoção da saúde. Cabe ressaltar que existem uma gama de modelos de atenção à saúde. E iremos destacar aqui a medicina preventiva.
Desse modo, analise as afirmativas a seguir:
I. Especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos.
II. Motivado por interesses agroexportadores no começo do século XX – fundamentou-se em campanhas sanitárias.
III. Influenciado pela medicina liberal, e seu objetivo ofertar assistência médico-hospitalar para os trabalhadores urbanos e industriais.
IV. Surgiu em meados do século XX como um movimento que propunha uma abordagem diferente da medicina.
A) As afirmativas II e IV estão corretas.
B) As afirmativas II e III estão corretas.
C) As afirmativas I e IV estão corretas.
D) As afirmativas I e III estão corretas.

No Brasil, surgiu um modelo de medicina na década de 1920 influenciado pela medicina liberal, e seu objetivo ofertar assistência médico-hospitalar para os trabalhadores urbanos e industriais, na modalidade de seguro-saúde/previdência.
Esse modelo é ainda conhecido também pela sua dimensão hospitalocêntrica. Desse modo, quanto ao tipo de modelo que surgiu no Brasil na referida década, assinale a alternativa CORRETA:
A) Biomédico.
B) Previdenciário privatista.
C) Campanhista.
D) Sanitarista.

A partir da concepção ampliada do processo saúde-doença, a atenção à saúde diligência conceber e organizar as políticas e as ações de saúde numa perspectiva interdisciplinar, partindo da crítica em relação aos modelos excludentes, seja o biomédico curativo ou o preventivista.
No âmbito do SUS, há três princípios doutrinários fundamentais a serem considerados em relação à organização da atenção à saúde. Assim, sobre um desses três princípios fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
A) Transversalidade.
B) Financeirização.
C) Universalidade.
D) Economicidade.

Algumas soluções imprescindíveis para ter saúde de modo pleno como por exemplo: alimentação adequada, recursos sustentáveis, paz, renda, moradia, educação, ambiente saudável, equidade e justiça social, com toda a complexidade que sugerem quaisquer desses quesitos.
Sendo assim, como podemos considerar a promoção da saúde? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Decorrência de uso contínuode medicamentos.
B) Consequência do uso de próteses e órteses.
C) Consequência de ausência de doença.
D) Decorrência de um conjunto de fatores sociais.

O movimento da medicina social definia que um aspecto fundamental enquanto o principal meio estratégico de mudança da realidade de saúde, na perspectiva de que as revoluções populares garantissem justiça, igualdade e cidadania.
Sendo assim, qual aspecto a contextualização se refere? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Participação política.
B) Participação partidária.
C) Participação monetária.
D) Participação financeira.

No que diz respeito a criação do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), eles são de fundamental importância para prestarem apoio técnico e operacional as equipes de estratégia de saúde da família (ESF), além disso, os NASF materializam o incremento dos atos da atenção básica em saúde e expande a oferta de atendimento de saúde na rede.
Desse modo, qual o an o e a portaria que o Ministério da Saúde instituiu o respectivo programa? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Portaria ministerial 154 de 2008.
B) Portaria ministerial 053 de 2005.
C) Portaria ministerial 170 de 2010.
D) Portaria ministerial 142 de 2000.

Nasceu em meados do século XX como um movimento que sugeria uma abordagem díspar da medicina. A ideia basilar era alterar o foco da prática médica, que até então se aplicava tão somente no tratamento das doenças, para uma visão mais voltada à promoção da saúde.
Sendo assim, quanto ao tipo de medicina surgida nesse período e com os propósitos assinalados, assinale a alternativa CORRETA:
A) Medicina do trabalho.
B) Medicina social.
C) Medicina preventiva.
D) Medicina urbanista.

A intersetorialidade constitui um dos princípios da Política Nacional de Promoção de Saúde (PNPS) e pressupõe a articulação dos saberes para a promoção de saúde.
Desse modo é muito importante considerarmos a integração dos setores que constitui a base do conceito da intersetorialidade em saúde e tem o objetivo de alcançar a integralidade.
A) Desenvolver estratégias paliativas.
B) Desenvolver boas relações pessoais.
C) Solução para situações mais simples de se resolver.
D) Solução de um problema complexo e multicausal.

A respeito do conceito de determinação social incidindo no processo saúde doença temos um importante profissional que contribuiu com estudos a esse respeito - Henry Sigerist que no ano de 1942, este pronunciava que o profissional de medicina tinha quatro amplas tarefas a ser adimplidas para auxiliar nesse processo.
Sendo assim, sobre as quatro tarefas citadas por Henry Sigerist, assinale a alternativa CORRETA:
A) Desenvolver ações curativas.
B) Restabelecer o doente.
C) Induzir ao uso de medicamentos.
D) Considerar saúde ausência de doenças.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A comissão nacional dos determinantes sociais da saúde fez uma análise profunda dos determinantes sociais da saúde no Brasil e uma série de políticas e ações, cuja finalidade final é a promoção da saúde. Cabe ressaltar que a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem uma definição a respeito dos DSS. No que apresenta essa definição abordada na contextualização, assinale a alternativa CORRETA:
A) Completo bem-estar psicossocial do ser humano.
B) Completo bem-estar biológico do ser humano do ser humano.
C) Completo estado de recuperação da saúde do ser humano.
D) Completo estado de ausência de doença do ser humano.

É fundamental que os/as profissionais da saúde sempre busquem se aprimorar para o exercício profissional e tenham conhecimento a respeito dos conceitos que tangenciam os estudos em saúde. Ampliar o conhecimento é ampliar a possibilidade de análise e intervenção diante das inúmeras demandas de atendimento.
Em relação ao conceito de promoção de saúde podemos dizer que se tem três grandes resultados quando é trabalhado nessa perspectiva. Desse modo, no que apresente um dos três resultados que podemos conferir a promoção de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A) Bem-estar empregatício.
B) Bem-estar regional.
C) Bem-estar financeiro.
D) Bem-estar social.

Acerca da rede de atenção à saúde elas tem por característica a constituição de relações pautadas na horizontalidade, e deve ter como cerne da comunicação a atenção básica em saúde, além de ter como foco atender as demandas inerentes a saúde da população, e o desenvolvimento de atendimento na perspectiva do acompanhamento contínuo em rede, analisando a pessoa a partir dos fatores sociais que podem interferir no processo de saúde.
Sendo assim, no que corresponde a rede de atenção à saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Ser base.
B) Coordenar cuidado.
C) Ser resolutiva.
D) Garantir rápido atendimento.

A saúde coletiva, no campo da saúde, reorganiza as coordenadas deste campo, conduzindo para seu interior as perspectivas simbólica, ética e política. Além de estabelecer limites do social e do biológico e auxilia a compreensão e interpretação das questões determinantes da produção social das doenças e da organização social dos serviços de saúde.
Sendo assim, para que a saúde coletiva tenha todo esse alcance de compreensão e ação é necessário incorporar uma determinada área do conhecimento. Quanto ao tipo dessa área, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ciências humanas.
B) Ciências artísticas.
C) Ciências cênicas.
D) Ciências exatas.

Quando falamos em saúde, implica considerar um padrão adequado de alimentação, de habitação e de saneamento, boas condições de trabalho, acesso à educação, ambiente físico limpo, apoio social para famílias e indivíduos e estilo de vida responsável.
Desse modo, sobre o conceito de saúde que está relacionado a contextualização apresentada, assinale a alternativa CORRETA:
A) Reabilitar saúde.
B) Prevenir saúde.
C) Recuperar saúde.
D) Promover saúde.

Sabemos que existem alguns tipos de modelo de atenção à saúde. Alguns modelos mais voltados para a perspectiva biopsicossocial de saúde e outros pautados no binômio saude – doença. No que diz respeito ao modelo de prevenção de saúde proposto originalmente para elucidar a história natural da doença, oferece três níveis de prevenção.
Desse modo, no que apresenta um dos referidos três níveis, assinale a alternativa CORRETA:
A) Primeiro.
B) Movimentação.
C) Primário.
D) Estagnação.

Ao analisarmos a história da população brasileira no que tange acesso a direitos, podemos perceber que muitos dos direitos foram com base em manifestações populares e pressão política. Sabe-se que a promulgação da Carta Magna em 1988 assegurou o acesso a saúde pública que durante anos, não era concedido a todos os cidadãos brasileiros.
Assim, como o Estado garantirá o acesso à saúde para a população? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Mediante políticas sociais e econômicas.
B) Por meio de políticas neoliberais.
C) Por meio de ações assistencialistas.
D) Mediante políticas compensatórias.

Sabemos que existem diversas concepções a respeito do entendimento de saúde com relação a doença, mas que em uma visão integral e universal, devemos nos aportar da concepção de promoção da saúde. Cabe ressaltar que existem uma gama de modelos de atenção à saúde. E iremos destacar aqui a medicina preventiva.
Desse modo, analise as afirmativas a seguir:
I. Especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos.
II. Motivado por interesses agroexportadores no começo do século XX – fundamentou-se em campanhas sanitárias.
III. Influenciado pela medicina liberal, e seu objetivo ofertar assistência médico-hospitalar para os trabalhadores urbanos e industriais.
IV. Surgiu em meados do século XX como um movimento que propunha uma abordagem diferente da medicina.
A) As afirmativas II e IV estão corretas.
B) As afirmativas II e III estão corretas.
C) As afirmativas I e IV estão corretas.
D) As afirmativas I e III estão corretas.

No Brasil, surgiu um modelo de medicina na década de 1920 influenciado pela medicina liberal, e seu objetivo ofertar assistência médico-hospitalar para os trabalhadores urbanos e industriais, na modalidade de seguro-saúde/previdência.
Esse modelo é ainda conhecido também pela sua dimensão hospitalocêntrica. Desse modo, quanto ao tipo de modelo que surgiu no Brasil na referida década, assinale a alternativa CORRETA:
A) Biomédico.
B) Previdenciário privatista.
C) Campanhista.
D) Sanitarista.

A partir da concepção ampliada do processo saúde-doença, a atenção à saúde diligência conceber e organizar as políticas e as ações de saúde numa perspectiva interdisciplinar, partindo da crítica em relação aos modelos excludentes, seja o biomédico curativo ou o preventivista.
No âmbito do SUS, há três princípios doutrinários fundamentais a serem considerados em relação à organização da atenção à saúde. Assim, sobre um desses três princípios fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
A) Transversalidade.
B) Financeirização.
C) Universalidade.
D) Economicidade.

Algumas soluções imprescindíveis para ter saúde de modo pleno como por exemplo: alimentação adequada, recursos sustentáveis, paz, renda, moradia, educação, ambiente saudável, equidade e justiça social, com toda a complexidade que sugerem quaisquer desses quesitos.
Sendo assim, como podemos considerar a promoção da saúde? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Decorrência de uso contínuode medicamentos.
B) Consequência do uso de próteses e órteses.
C) Consequência de ausência de doença.
D) Decorrência de um conjunto de fatores sociais.

O movimento da medicina social definia que um aspecto fundamental enquanto o principal meio estratégico de mudança da realidade de saúde, na perspectiva de que as revoluções populares garantissem justiça, igualdade e cidadania.
Sendo assim, qual aspecto a contextualização se refere? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Participação política.
B) Participação partidária.
C) Participação monetária.
D) Participação financeira.

No que diz respeito a criação do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), eles são de fundamental importância para prestarem apoio técnico e operacional as equipes de estratégia de saúde da família (ESF), além disso, os NASF materializam o incremento dos atos da atenção básica em saúde e expande a oferta de atendimento de saúde na rede.
Desse modo, qual o an o e a portaria que o Ministério da Saúde instituiu o respectivo programa? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Portaria ministerial 154 de 2008.
B) Portaria ministerial 053 de 2005.
C) Portaria ministerial 170 de 2010.
D) Portaria ministerial 142 de 2000.

Nasceu em meados do século XX como um movimento que sugeria uma abordagem díspar da medicina. A ideia basilar era alterar o foco da prática médica, que até então se aplicava tão somente no tratamento das doenças, para uma visão mais voltada à promoção da saúde.
Sendo assim, quanto ao tipo de medicina surgida nesse período e com os propósitos assinalados, assinale a alternativa CORRETA:
A) Medicina do trabalho.
B) Medicina social.
C) Medicina preventiva.
D) Medicina urbanista.

A intersetorialidade constitui um dos princípios da Política Nacional de Promoção de Saúde (PNPS) e pressupõe a articulação dos saberes para a promoção de saúde.
Desse modo é muito importante considerarmos a integração dos setores que constitui a base do conceito da intersetorialidade em saúde e tem o objetivo de alcançar a integralidade.
A) Desenvolver estratégias paliativas.
B) Desenvolver boas relações pessoais.
C) Solução para situações mais simples de se resolver.
D) Solução de um problema complexo e multicausal.

A respeito do conceito de determinação social incidindo no processo saúde doença temos um importante profissional que contribuiu com estudos a esse respeito - Henry Sigerist que no ano de 1942, este pronunciava que o profissional de medicina tinha quatro amplas tarefas a ser adimplidas para auxiliar nesse processo.
Sendo assim, sobre as quatro tarefas citadas por Henry Sigerist, assinale a alternativa CORRETA:
A) Desenvolver ações curativas.
B) Restabelecer o doente.
C) Induzir ao uso de medicamentos.
D) Considerar saúde ausência de doenças.

Prévia do material em texto

1- A comissão nacional dos determinantes sociais da saúde fez uma análise profunda dos determinantes sociais da saúde no Brasil e uma série de políticas e ações, cuja finalidade final é a promoção da saúde. Cabe ressaltar que a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem uma definição a respeito dos DSS. No que apresenta essa definição abordada na contextualização, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Completo estado de ausência de doença do ser humano. 
B) Completo bem-estar biológico do ser humano do ser humano. 
C) Completo estado de recuperação da saúde do ser humano. 
D) Completo bem-estar psicossocial do ser humano.
2- Existem dois tipos de comunicação: a verbal e a não verbal. A verbal se utiliza de palavras para comunicar, como, por exemplo, a comunicação oral e a comunicação escrita. Já a comunicação não verbal, utiliza-se de outras ferramentas para transmitir as informações. Nesse sentido, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem: 
( ) Comunicação por mímica: são os gestos das mãos, do corpo e da face.
( ) Comunicação por expressões faciais: é o olhar, a forma dos lábios e a contração dos músculos da face.
( ) Comunicação pela postura: é o modo como sentamos, o corpo inclinado para trás ou para frente e até mesmo a posição dos pés.
( ) Comunicação por gestos: pode ser voluntária, como um beijo ou um cumprimento, mas também pode ser involuntária, como, por exemplo, mãos que não param de rabiscar ou de mexer em algo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A) F – V – V – V. 
B) F – V – V – F. 
C) V – V – V – V. 
D) V – V – V – F.
3- É fundamental que os/as profissionais da saúde sempre busquem se aprimorar para o exercício profissional e tenham conhecimento a respeito dos conceitos que tangenciam os estudos em saúde. Ampliar o conhecimento é ampliar a possibilidade de análise e intervenção diante das inúmeras demandas de atendimento. Em relação ao conceito de promoção de saúde podemos dizer que se tem três grandes resultados quando é trabalhado nessa perspectiva. Desse modo, no que apresente um dos três resultados que podemos conferir a promoção de saúde, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Bem-estar empregatício. 
B) Bem-estar regional. 
C) Bem-estar financeiro. 
D) Bem-estar social.
4- Acerca da rede de atenção à saúde elas tem por característica a constituição de relações pautadas na horizontalidade, e deve ter como cerne da comunicação a atenção básica em saúde, além de ter como foco atender as demandas inerentes a saúde da população, e o desenvolvimento de atendimento na perspectiva do acompanhamento contínuo em rede, analisando a pessoa a partir dos fatores sociais que podem interferir no processo de saúde. Sendo assim, no que corresponde a rede de atenção à saúde, assinale a alternativa INCORRETA: 
A) Ser base. 
B) Coordenar cuidado. 
C) Ser resolutiva. 
D) Garantir rápido atendimento.
5- A saúde coletiva, no campo da saúde, reorganiza as coordenadas deste campo, conduzindo para seu interior as perspectivas simbólica, ética e política. Além de estabelecer limites do social e do biológico e auxilia a compreensão e interpretação das questões determinantes da produção social das doenças e da organização social dos serviços de saúde. Sendo assim, para que a saúde coletiva tenha todo esse alcance de compreensão e ação é necessário incorporar uma determinada área do conhecimento. Quanto ao tipo dessa área, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Ciências humanas. 
B) Ciências artísticas. 
C) Ciências cênicas. 
D) Ciências exatas.
6- Apesar da possibilidade de aprender pelos sistemas auditivo, visual e sinestésico, de maneira combinada, a maioria das pessoas utilizam um deles de forma predominante. Sobre os estilos de organização de acordo com a predominância sensorial, analise as sentenças que seguem: 
I – Visual: a percepção é global, ou seja, percebe o todo e, se necessário, decompõe em partes menores a percepção inicial.
II – Sinestésico: depende de informações detalhadas e de instruções na forma de passo a passo.
III – Auditivo: organização gradual, criativa e divergente, que se caracteriza por conclusões diferentes da maioria. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
A) As sentenças II e III estão corretas. 
B) A sentença I está correta. 
C) As sentenças I e III estão corretas. 
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
7- Quando falamos em saúde, implica considerar um padrão adequado de alimentação, de habitação e de saneamento, boas condições de trabalho, acesso à educação, ambiente físico limpo, apoio social para famílias e indivíduos e estilo de vida responsável. Desse modo, sobre o conceito de saúde que está relacionado a contextualização apresentada, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Reabilitar saúde. 
B) Prevenir saúde. 
C) Recuperar saúde. 
D) Promover saúde.
8- Sabemos que existem alguns tipos de modelo de atenção à saúde. Alguns modelos mais voltados para a perspectiva biopsicossocial de saúde e outros pautados no binômio saude – doença. No que diz respeito ao modelo de prevenção de saúde proposto originalmente para elucidar a história natural da doença, oferece três níveis de prevenção. Desse modo, no que apresenta um dos referidos três níveis, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Primeiro. 
B) Movimentação. 
C) Primário. 
D) Estagnação.
9- Ao analisarmos a história da população brasileira no que tange acesso a direitos, podemos perceber que muitos dos direitos foram com base em manifestações populares e pressão política. Sabe-se que a promulgação da Carta Magna em 1988 assegurou o acesso a saúde pública que durante anos, não era concedido a todos os cidadãos brasileiros. Assim, como o Estado garantirá o acesso à saúde para a população? Assinale a alternativa CORRETA: 
A) Mediante políticas sociais e econômicas. 
B) Por meio de políticas neoliberais. 
C) Por meio de ações assistencialistas. 
D) Mediante políticas compensatórias.
10- Nossa mente processa tudo por meio de imagens, sons e sensações, registrados internamente. Embora todos tenham os sistemas visual, auditivo e sinestésico, é comum que um deles seja mais desenvolvido do que os outros. Compreendido isso, analise e associe os itens que seguem: 
I – Predominância sensorial visual.
II – Predominância sensorial auditiva.
III – Predominância sensorial sinestésica. 
( ) As pessoas com desta predominância dizem muito "E então eu disse... Daí ele falou... Eu sempre falo que...”, enquanto contam uma história, um fato ou uma lembrança.
( ) As pessoas desta predominância são capazes de falar durante meia hora sobre um almoço delicioso, contando sobre a beleza dos pratos, da louça e dos talheres.
( ) As pessoas desta predominância estão sempre dizendo "Eu sinto...", “Pressinto que...”. Geralmente são pessoas que gostam de tocar e abraçar as demais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A) I – III – II. 
B) I – II – III. 
C) III – I – II. 
D) II – I – III.
11- Sabemos que existem diversas concepções a respeito do entendimento de saúde com relação a doença, mas que em uma visão integral e universal, devemos nos aportar da concepção de promoção da saúde. Cabe ressaltar que existem uma gama de modelos de atenção à saúde. E iremos destacar aqui a medicina preventiva. Desse modo, analise as afirmativas a seguir: 
I. Especialidade médica focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos.
II. Motivado por interesses agroexportadores no começo do século XX – fundamentou-se em campanhas sanitárias.
III. Influenciado pela medicina liberal, e seu objetivo ofertar assistência médico-hospitalar para os trabalhadores urbanos e industriais.
IV. Surgiu em meados do século XX como um movimento que propunha uma abordagem diferente da medicina. Assinale a alternativa CORRETA: 
A) As afirmativas II e IV estão corretas. 
B) As afirmativas II e III estão corretas. 
C) As afirmativas I e IV estão corretas. 
D) As afirmativas I e III estão corretas.
12- Comunicação é o processode transmissão de informação de uma pessoa para outra e compartilhada por ambas. Nesse sentido, assinale V para verdadeiro e F para falso acerca dos elementos que compõem o processo de comunicação: 
( ) Emissor ou fonte: é a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada.
( ) Mensagem: é o uso de SMS e mensagens de Whatsapp.
( ) Canal: espaço situado entre emissor e receptor.
( ) Destino ou destinatário: é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A) F – V – V – F. 
B) V – F – V – F. 
C) V – F – F – F. 
D) F – F – V – F.
13- No Brasil, surgiu um modelo de medicina na década de 1920 influenciado pela medicina liberal, e seu objetivo ofertar assistência médico-hospitalar para os trabalhadores urbanos e industriais, na modalidade de seguro-saúde/previdência. Esse modelo é ainda conhecido também pela sua dimensão hospitalocêntrica. Desse modo, quanto ao tipo de modelo que surgiu no Brasil na referida década, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Biomédico. 
B) Previdenciário privatista. 
C) Campanhista. 
D) Sanitarista.
14- A partir da concepção ampliada do processo saúde-doença, a atenção à saúde diligência conceber e organizar as políticas e as ações de saúde numa perspectiva interdisciplinar, partindo da crítica em relação aos modelos excludentes, seja o biomédico curativo ou o preventivista. No âmbito do SUS, há três princípios doutrinários fundamentais a serem considerados em relação à organização da atenção à saúde. Assim, sobre um desses três princípios fundamentais, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Transversalidade. 
B) Financeirização. 
C) Universalidade. 
D) Economicidade.
15- Algumas soluções imprescindíveis para ter saúde de modo pleno como por exemplo: alimentação adequada, recursos sustentáveis, paz, renda, moradia, educação, ambiente saudável, equidade e justiça social, com toda a complexidade que sugerem quaisquer desses quesitos. Sendo assim, como podemos considerar a promoção da saúde?Assinale a alternativa CORRETA: A) Decorrência de uso contínuode medicamentos. 
B) Consequência do uso de próteses e órteses. 
C) Consequência de ausência de doença. 
D) Decorrência de um conjunto de fatores sociais.
16- O movimento da medicina social definia que um aspecto fundamental enquanto o principal meio estratégico de mudança da realidade de saúde, na perspectiva de que as revoluções populares garantissem justiça, igualdade e cidadania. Sendo assim, qual aspecto a contextualização se refere? Assinale a alternativa CORRETA: 
A) Participação política. 
B) Participação partidária. 
C) Participação monetária. 
D) Participação financeira.
17- No que diz respeito a criação do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), eles são de fundamental importância para prestarem apoio técnico e operacional as equipes de estratégia de saúde da família (ESF), além disso, os NASF materializam o incremento dos atos da atenção básica em saúde e expande a oferta de atendimento de saúde na rede. Desse modo, qual o ano e a portaria que o Ministério da Saúde instituiu o respectivo programa? Assinale a alternativa CORRETA: 
A) Portaria ministerial 154 de 2008. 
B) Portaria ministerial 053 de 2005. 
C) Portaria ministerial 170 de 2010. 
D) Portaria ministerial 142 de 2000.
18- Nasceu em meados do século XX como um movimento que sugeria uma abordagem díspar da medicina. A ideia basilar era alterar o foco da prática médica, que até então se aplicava tão somente no tratamento das doenças, para uma visão mais voltada à promoção da saúde. Sendo assim, quanto ao tipo de medicina surgida nesse período e com os propósitos assinalados, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Medicina do trabalho. 
B) Medicina social. 
C) Medicina preventiva. 
D) Medicina urbanista.
19- A intersetorialidade constitui um dos princípios da Política Nacional de Promoção de Saúde (PNPS) e pressupõe a articulação dos saberes para a promoção de saúde. Desse modo é muito importante considerarmos a integração dos setores que constitui a base do conceito da intersetorialidade em saúde e tem o objetivo de alcançar a integralidade. Assim, além de alcançar a integralidade, qual outro objetivo pode-se obter a respeito desse assunto? Assinale a alternativa CORRETA: 
A) Desenvolver estratégias paliativas. 
B) Desenvolver boas relações pessoais. 
C) Solução para situações mais simples de se resolver. 
D) Solução de um problema complexo e multicausal.
20- A respeito do conceito de determinação social incidindo no processo saúde doença temos um importante profissional que contribuiu com estudos a esse respeito - Henry Sigerist que no ano de 1942, este pronunciava que o profissional de medicina tinha quatro amplas tarefas a ser adimplidas para auxiliar nesse processo. Sendo assim, sobre as quatro tarefas citadas por Henry Sigerist, assinale a alternativa CORRETA: 
A) Desenvolver ações curativas. 
B) Restabelecer o doente. 
C) Induzir ao uso de medicamentos. 
D) Considerar saúde ausência de doenças.

Mais conteúdos dessa disciplina