Buscar

CROMOSSOMOS, GENES, DNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CROMOSSOMOS, GENES, DNA
Um cromossomo é uma molécula de DNA condensada em associação a proteínas histonas. A condensação só é possível pela presença de histonas (presente em células eucarióticas). Pode ser visualizado no momento da mitose ou meiose.
 Cromossomo duplicado: duas cromátides-irmãs ligadas por um centrômero. No centrômero há um conjunto de proteínas chamas coenzimas que mantém essas cromátides unidas. Em um cromossomo há um conjunto de genes (proteínas) formados por nucleotídeos (fosfato + base nitrogenada+ açúcar desoxirribose). Todo nosso material genético está guardado nos cromossomos.
Células diplóides: somáticas (2n)
Todas as células do nosso corpo
Células haplóides: sexuais ou gametas (n)
Cromossomos homólogos são os que possuem o mesmo conjunto de genes.
Cromossomo metafásico: faz alusão a metáfase, fase na qual geralmente é realizada o exame cariótipo. O qual é possível observar quantos cromossomos há naquela espécies, possíveis alterações gênicas(exemplo, trissômia do cromossomo 21 que causa a doença síndrome de Down), etc. 
Existem ‘’pedaços’’ de DNA que são chamados de gene, a posição que o gene ocupa no cromossomo é o loco gênico. E quando os genes ocupam a mesma posição eles são chamados de alelo. Sendo assim um gene é a união de dois alelos.
AA: indivíduo em Homozigose, manifestando características dominantes
Aa: indivíduo em heterozigose, manifestando características dominantes
aa: indivíduo em Homozigose, manifestando características recessivo
Alelos recessivos: são genes que ao sofrerem uma mutação perdem sua função e manifestaram fenótipos recessivos
Exon: região onde há informação genética
Intron: sem informação genética
Duplicação é semi-conservativa:
Ocorre a produção de duas moléculas-filhas a partir de uma molécula-mãe, onde após a duplicação o filamento parental (da molécula-mãe) apresenta as mesmas informações que o filamento recém sintetizado. 
Cromatina é encontrada durante a interfase, é uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas e não histônicas. Quando a célula vai se dividir, a cromatina se transforma em cromossomo, o DNA começa a se enrolar até originar um cromossomo. Para não ‘’perder’’ sua informação genética e facilitar o processo de separação. 
 DNA é o material genético da grande maioria dos organismos e que cada espécie tem um número próprio de cromossomos onde estão localizados os genes.
O DNA tem o formato de dupla hélice, duas cadeias entrelaçadas de nucleotídeos, e em determinado trecho há uma sequência de bases (ATGGCA, por exemplo). Ou seja, é um conjunto enorme de bases pareadas, um aglomerado de moléculas orgânicas. 
Cromossomos homólogos
São cromossomos que apresentam a mesma forma, tamanho, posição do centrômero, carregam os alelos (A, a) do mesmo gene. 
Exemplo: Espécie humana, recebe 1 conjunto de cromossomos do pai e conjunto de cromossomos da mãe. Ou seja, cada gameta contendo 23 cromossomos, após a fecundação o zigoto apresenta um total de 46 cromossomos. 
n= 46
2n= 23
- Crossing-over: troca de alelos que ocorre durante a meiose entre cromossomos homólogos, que impulssiona no aumento da variabilidade genética.

Outros materiais