Buscar

A 1- TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO (dissertativa)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Maíra Gomes de Andrade
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Atividade 1
Caro estudante,
No decorrer da unidade foram apresentados diversos temas relacionados à tecnologia no campo da educação e como a tecnologia tem sido recebida nas escolas. As tecnologias de informação e comunicação presentes na escola não substituem a presença do professor, mas podem auxiliar e transformar suas ações, pois a tarefa de armazenar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas de computador. O papel do professor passa a ser o de estimular e orientar o estudante a pesquisar, querer acessar as informações relevantes, fontes confiáveis e compartilhar conhecimentos. A escola, enquanto instituição responsável por formar sujeitos, pode auxiliar no processo também da formação da capacidade de lidar com os avanços tecnológicos. Na escola, o sujeito pode ter contato com as tecnologias da informação e comunicação e colocar a tecnologia em prol da aprendizagem. Por isso, é importante que o professor alie à sua rotina as tecnologias, na busca pelo desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem mais adequado e adaptado às demandas da sociedade atual.
Com base nisso,
- Elabore uma atividade pedagógica, utilizando o celular como ferramenta tecnológica educacional.
- Aponte as vantagens e desvantagens que se pode obter por meio do uso dessa ferramenta.
 Como vimos no conteúdo disponibilizado nesta unidade, a tecnologia está presente desde os primórdios da humanidade, e cooperou muito para a sobrevivência e evolução da espécie humana.
 Em dias da cibercultura, o celular é uma das tecnologias mais presentes no dia-a-dia, ele é uma das ligações entre o homem e o conhecimento, é rápido com as notícias, mantem o contato entre as pessoas, é ferramenta de fazer renda pois muitos trabalhos acontecem através deste aparelho, e também pode ser usado para fins educativos auxiliando o professor. Com um celular nas mãos, um mediador e uma sala de aula, a criança está em vantagem, pois tem uma rica ferramenta para os estudos a seu favor, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. 
 Nas aulas de geografia por exemplo, o professor pode elaborar seu plano de aula incluindo o Google Maps como ferramenta de auxilio e aprendizagem. 
 Nesse plano os alunos deveram se sentar em dupla, cada dupla deverá escolher uma região do globo terrestre pelo Google Maps, e em seguida fazer uma breve pesquisa sobre as relações de poder nesses territórios.
A pesquisa deve durar em torno de 30 minutos e o resultado dessas pesquisas serão debatidos na próxima aula. O intuito é fazer uma comparação entre os territórios pesquisados e o meio em que os alunos vivem, e também aprender um pouco sobre as outras culturas.
 O Google Maps é um serviço gratuito de pesquisa de locais muito utilizado e completo, com funções de navegação, imagens, informações de endereços, dentre outros. 
 Podemos chamar a geração da última década de nativos digitais pois já nasceram nessa era, eles são os protagonistas do ciberespaço, são totalmente familiarizados com as ferramentas, mas ainda sim precisam de mediadores.
 As crianças devem estar sempre sob a supervisão de um adulto ao utilizar uma tecnologia que oferta tantos meios e possibilidades como o celular, com sua popularização o acesso tem acontecido cada vez mais cedo, e na maioria das vezes sem supervisão. Isso causa um sentimento de autossuficiência e independência fora de hora nas crianças, tornando-as precoce, e essa atitude pode ser suficiente para que as crianças fujam da proposta inicial da aula. A desvantagem que o celular em sala pode causar é uma distração, um desvio de atenção, uma fuga para as redes sociais ou canais do Youtube sem conteúdo algum, fazendo com que percam a chance de aprender.
A TICs é um grande desafio para a sala de aula, mas muito necessária para uma educação de qualidade.

Continue navegando