Buscar

codigo de etica de enfermagem

Prévia do material em texto

Aluno(a):Adrielle Matos da silva
	Turma: Vespertino
	Professor: José Carlos B. de Araujo
	Data: 12.02.2022
	Curso:Tec. enfermagem
	Disciplina: Psicologia Aplicada
CÓDIGO DE ÉTICA
Código de Ética Profissional pode ser definido como um conjunto de normas, direitos e princípios morais que servem como fundamentos para orientar o exercício de determinada profissão, a partir de padrões de condutas que representam o que se espera de uma determinada classe profissional.
 Agora vou apresentar resumidamente os código de ética dos profissionais de enfermagem:
Art. 5º - Exercer a profissão com justiça, compromisso, eqüidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade. ( é de extrema importância um profissional de enfermagem ter compromisso com a profissão escolhida, não adianta ser enfermeiro e não ter amor por sua profissão.)
Art. 10- Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade. ( é muito importante o enfermeiro ter consciência que não pode fazer o trabalho de outro profissional pois pode se prejudicar e acabar prejudicando outras pessoas.)
Art. 20 - Colaborar com a Equipe de Saúde no esclarecimento da pessoa, família e coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca de seu estado de saúde e tratamento. ( colaborar sempre com sua equipe, é muito importante ter essa união.)
Art. 25 – Registrar no Prontuário do Paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar. ( esse é bastante importante! Nunca podemos esquecer de colocar as devidas informações no prontuário do paciente, o prontuário é o local onde fica toda evolução, informações, alimentações e medicamentos que o paciente deve tomar.)
Art. 26 - Negar Assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência. (Ajudar sempre, nos tornamos profissionais da área de saúde com o objetivo de ajudar pessoas doentes, então em caso de acidentes, prestem sempre o socorro.)
Art. 30 - Administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade dos riscos. ( só administrar medicamentos do seu conhecimento ou pode acabar causando problemas nos pacientes.)
Art. 7º Comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional. (é sempre importante comunicar ao COREN)
Art. 15 - Prestar Assistência de Enfermagem sem discriminação de qualquer natureza. ( Prestar sempre assistência independente de quem seja a pessoa.)
Art. 31 - Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casos previstos na legislação vigente e em situação de emergência. ( o enfermeiro jamais poderá fazer o papel de outro profissional. Isso é proibido.

Continue navegando