Buscar

PSICOLOGIA DO TRABALHO AS 5 E 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

as 5 
PERGUNTA 1
1. Hoje é sabido que sem o homem não existe funcionamento de uma organização. É por isso que muito se discute a respeito:
• Do conhecimento,
• Das habilidades,
• Das atitudes,
• Dos comportamentos humanos,
• Da motivação,
• Da qualidade de vida, etc.
Segundo Fleury, “o indivíduo agrega valor econômico à organização”, e esta tem a função de agregar “valor social ao indivíduo”. Trata-se de uma via de mão dupla, uma parceria que se estabelece entre as partes.
Pensando nisso, é correto afirmar:
	
	a.
	Os trabalhadores devem tratar junto a família os problemas como absenteísmo e presenteísmo e fatores relacionados à saúde, a problemas pessoais, vícios com álcool ou drogas, uma vez que a empresa não tem nenhuma relação com tais problemas.
	
	b.
	Muitos não encontram significado no trabalho. A empresa por sua vez não deve se preocupar com isso, já que o que importa é seu sucesso no mercado a qualquer preço.
	
	c.
	O atual modelo socioeconômico tem trazido somente benefícios aos trabalhadores.
	
	d.
	Transtornos mentais, conflitos no trabalho são causados por pessoas que não são comprometidas com a empresa. Nesse caso cabe ao gestor avaliar se a pessoa que está causando problema deve continuar.
	
	e.
	A empresa deve se preocupar com a saúde psico, social e emocional do seu trabalhador. É benéfico que o trabalhador esteja feliz no trabalho.
0,17 pontos   
PERGUNTA 2
1. Vivemos em uma sociedade em que as pessoas têm dificuldades em se inserir em um emprego.
Trabalho significa status. Sem trabalho, o homem se sente deprimido, rebaixado. Ainda sobre os prazeres extrínsecos ao trabalho, Mills chama a atenção também para o fato de que algumas pessoas acreditam que trabalham durante a semana para viverem nos finais de semana. O autor ressalta que trabalho e vida estão totalmente separados. “Toda a satisfação que a vida lhes proporciona ocorre fora dos limites do trabalho; trabalho e vida estão profundamente separados” (MILLS, 1976, p. 253).
Pensando nisso, identifique se as afirmações a seguir são verdadeiras:
1. No que se refere à relação homem-trabalho, podemos afirmar que a atividade de trabalho beneficia o indivíduo no sentido de lhe permitir consumir.
2. A relação homem x trabalho perturba a vida familiar uma vez que sempre adoece o trabalhador.
3. A saúde mental no trabalho, aspecto por vezes negligenciado por empresas e profissionais, ao contrário do que muitos acreditam, pode resultar em prejuízo tanto para o trabalhador quanto para a empresa.
E é papel de qualquer gestor a promoção de saúde mental no ambiente organizacional.
	
	a.
	Somente assertiva 2.
	
	b.
	Somente assertiva 1.
	
	c.
	Todas as assertivas.
	
	d.
	Somente assertiva 3.
	
	e.
	Somente assertivas 1 e 3.
0,17 pontos   
PERGUNTA 3
1. Muitas vezes a doença de um trabalhador é tratada como falta de comprometimento, desmotivação, desinteresse. Sabe-se que é crescente o número de pessoas que de alguma maneira tem sua saúde física e mental afetada pelo ambiente de trabalho. Fatores como exigências, pressões, mudanças, sobrecarga de trabalho, estão cada vez mais presentes no cotidiano das organizações, contribuindo para o estresse ocupacional.
Acerca desse tema, é INCORRETO afirmar que:
	
	a.
	Compreender os transtornos relacionados ao estresse do trabalho não é uma atribuição para um gestor, ou seja, para a empresa. Os trabalhadores devem cuidar pessoalmente de sua saúde.
	
	b.
	Os cargos ficam desconexos, sem sentido já que reúnem o trabalho de diferentes profissionais. Não há uma identidade definida para um cargo. Essa poderá variar de acordo com a necessidade da empresa.
	
	c.
	As causas do estresse ocupacional relacionam-se às exigências físicas ou mentais exageradas, podendo incidir mais fortemente naqueles trabalhadores já afetados por outros fatores, como conflitos com a chefia ou até um problema familiar.
	
	d.
	As repercussões tanto para o profissional quanto para a organização geradas pelo efeito do estresse ocupacional, justificam medidas de prevenção e apoio contínuo.
	
	e.
	A sobrecarga de trabalho é uma realidade, uma vez que estamos vivendo em meio à dissolução dos empregos convencionais, forçando as organizações a acrescentarem novas responsabilidades aos profissionais que ficam.
0,17 pontos   
PERGUNTA 4
1. Atente-se para as asserções a seguir:
I. Muitos trabalhadores estão sofrendo de depressão causada pela relação doente estabelecida entre homem x empresa, seja no que se refere a excesso de trabalho, baixo reconhecimento, assédio moral etc.
II. Segundo dados do Ministério da Saúde (2001) houve um aumento de 15% do número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho entre os anos de 1994 e 1998, sendo que os transtornos mentais são a terceira maior incidência nos casos de auxílio-doença por incapacidade para o trabalho ou aposentadoria por invalidez.
III. Enquanto nos Estados Unidos, o prejuízo gerado por funcionários doentes chega a US$ 150 bilhões por ano, no Brasil, esse número pode ser de aproximadamente 3% do PIB (Produto Interno Bruto).
São verdadeiras:
	
	a.
	Somente assertiva II.
	
	b.
	Somente assertivas I e III.
	
	c.
	Somente assertiva III.
	
	d.
	Todas as assertivas.
	
	e.
	Somente assertiva I.
AS 6 
PERGUNTA 1
1. Mudar uma cultura organização não é algo simples, fácil e rápido. Ao contrário, mudar a identidade de uma empresa é algo difícil, demorado e muito complexo. É por essa razão que o “manter e mudar” é considerado por alguns estudiosos, entre eles Johann, como o mais viável e menos doloroso. O autor afirma que a troca do “ou” – manter ou mudar – pelo “e” – manter e mudar permite desempenhos mais significativos.
Como é chamado esse processo de “manter e mudar” que toda organização deveria incorporar?
	
	a.
	Mudança de clima organizacional
	
	b.
	Troca de cultura
	
	c.
	Mudança de cultura
	
	d.
	Troca de clima organizacional
	
	e.
	Revalorização da cultura organizacional
0,17 pontos   
PERGUNTA 2
1. Tamires relatou que na empresa onde trabalha a integridade e transparências são fatores primordiais das relações entre as pessoas.
José explicou que em sua empresa as mulheres se vestem com uniformes compostos de saia, gravata e blusa de manga longa.
Simone disse que a organização onde trabalha tem uma distribuição de espaço físico bem caracterizada: as salas dos diretores são amplas e localizadas no último andar do edifício da empresa. Já as salas dos encarregados ficam no andar térreo e ocupam espaços pequenos.
Observando as situações acima descritas, é possível afirmar:
	
	a.
	Tamires e José descreveram a cultura não material da sua empresa. Simone descreveu elementos da cultura material de sua empresa.
	
	b.
	Tamires descreveu a cultura material da sua empresa. José e Simone citaram elementos da cultura não material de suas empresas.
	
	c.
	José descreveu a cultura não material da sua empresa. Tamires e Simone citaram elementos da cultura material de suas empresas.
	
	d.
	Tamires descreveu a cultura não material da sua empresa. José e Simone citaram elementos da cultura material de suas empresas.
	
	e.
	Tamires e Simone descreveram a cultura material da sua empresa. José citou elementos da cultura não material de suas empresas.
0,17 pontos   
PERGUNTA 3
1. Nildo relatou que seus chefes sempre tomam decisões como o aval da diretoria. Isso é muito evidente e claro para todos os membros que fazem parte da empresa.
Cintia e sua equipe sempre discordam das decisões dos sócios da empresa. Quando pode, altera a estratégia planejada ajustando ao que entende ser o melhor para o trabalho.
Ruth sabe que seu chefe determinou que o café da manhã deve se encerrar às 9:00. No entanto, em seu departamento, concede aos seus subordinados a possibilidade de encerrarem o café às 9:30.
Analisando as assertivas, está correto o que se afirma em:
	
	a.
	Nildo demonstrou que a cultura de sua empresa é do tipo densa. Ruth relata uma situação de contracultura. Cintia cita uma situação que demonstra a subcultura.
	
	b.
	Nildo demonstrou que a cultura de sua empresa é dotipo densa. Cintia relata uma situação de contracultura. Ruth cita uma situação que demonstra a subcultura.
	
	c.
	Ruth demonstrou que a cultura de sua empresa é do tipo densa. Cintia relata uma situação de contracultura. Nildo cita uma situação que demonstra a subcultura.
	
	d.
	Nildo e Cintia demonstraram que a cultura de suas empresas é do tipo densa. Ruth relata uma situação de contracultura.
	
	e.
	Cintia demonstrou que a cultura de sua empresa é do tipo densa. Nildo relata uma situação de contracultura. Ruth cita uma situação que demonstra a subcultura.
0,17 pontos   
PERGUNTA 4
1. Identifique qual alternativa a seguir contém informações corretas acerca da Psicologia Industrial: Toda organização possui sua cultura e seu clima organizacional. Esses são diferentes de outras empresas por fazerem parte da identidade organizacional, de sua forma de ser. Robbins define Cultura Organizacional como “um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais” (2005, p. 375) e Johann complementa a definição ao afirmar que a Cultura Organizacional é o “compartilhamento de costumes, crenças, ideias preestabelecidas, regras e tabus que se cristalizam na forma de modelos mentais que fornecem um modo de encarar, interpretar e se adaptar ao mundo” (2006, p. 22).
Pensando nisso, identifique a alternativa correta:
	
	a.
	É possível identificar a cultura de uma empresa de duas formas: através do que chamamos de cultura material ou através da cultura não material
	
	b.
	Como as pessoas se vestem é parte do que chamamos de cultura não material.
	
	c.
	A forma como os gestores tomam suas decisões demonstra a cultura material de uma empresa.
	
	d.
	Um exemplo de cultura material é a forma como as pessoas se relacionam com seus pares.
	
	e.
	Um exemplo de cultura não material são os móveis da empresa.

Outros materiais