Buscar

Portfolio inicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

///F/P105 – Portfólio I
	Ponto de partida	
Nome completo: Lara Naíne Rodrigues
Usuário: BRFPMME2878237
Nome completo do(a) professor(a): 
Data: 29/06/2022
Experiências formativas e profissionais relacionadas à Educação
A formação docente vai muito além do curso de graduação inicialmente cursado. Acredito que toda a vida escolar nos prepara para o trabalho como docentes, pois tratam-se de experiências significativas experimentadas enquanto alunos, que acabam por influenciar na futura atuação docente. 
De forma especial, podemos destacar a formação acadêmica especifica que cursamos para iniciar a carreira docente. De certo, o caminho inicia-se pelo curso de graduação onde têm-se as primeiras concepções sobre o trabalho docente, atrelado ao estágio que direciona para novos conhecimentos. Entretanto, obviamente, como estudiosos e curiosos que somos, buscamos aprimorar nas áreas de maior interesse. Através de diversos cursos de capacitação, de formação continuada, palestras, eventos e seminários voltados para o trabalho docente, assim como por meio de algumas especializações sempre busquei melhorar a qualidade do meu trabalho. 
Uma das formações que mais me chamou atenção, trata-se de uma pós graduação em Docência na Educação Básica, que cursei no IFMG campus Arcos, uma vez que a metodologia de ensino do curso era voltada para prática, expondo muitos exemplos, além de fornecer muitos conhecimentos, especialmente sobre a forma como o ser humano aprende. Fato que me chamou atenção e me proporcionou a reflexão de como a formação inicial dos professores falha em não apresentar tais teorias e intensifica-las, assim cheguei à conclusão que o caminho para que eu mudasse tal realidade, seria intensificar ainda meus estudos e compartilhá-los com os meus colegas de profissão, surgindo então a ideia de me especializar em Formação de professores, de forma que eu pudesse entender qual a melhor forma de repassar meus conhecimentos aos docentes.
Outra inquietação que me provocou bastante durante a minha atuação, é a forma como avaliamos o aprendizado do educando. Uma vez, que diversas maneiras de avaliar acabam por segregar, frustrar, e desanimar os educandos. O que fez com que eu pesquisasse e refletisse mais sobre o assunto, transformando-o em assunto para minha tese de conclusão do curso de especialização, a qual pretendo aprofundar durante os próximos meses, para possivelmente transformá-la em minha tese de conclusão do mestrado, enriquecendo meu estudo e contribuindo para uma melhor formação dos docentes.
Representações e crenças iniciais sobre a educação
Ao meu ver a educação trata-se do processo pelo qual todos os seres humanos passam durante seu crescimento e desenvolvimento, desde seu nascimento até a sua morte, desta forma, não acredito que a educação deve ser limitada aos muros da escola, uma vez que todos os ambiente tem potencialidade de ensinar ao indivíduo.
De certo, percebe-se que o atual cenário educativo passa por grandes desafios, como a falta de interesse, muitas dificuldades de aprendizado, defasagem, transtornos de aprendizagens, a ausência da família, etc. Mas é preciso buscar novos meios de superar tais desafios, por meio da compreensão do processo de aprendizagem, que é único e deve ser estruturado e intencional.
Além disso, buscar a incorporação das novas tecnologias de comunicação nos meios educacionais torna-se urgente e essencial, para despertar o interesse do aluno, certamente, bem como também para prepará-los para o mundo globalizado o qual vivemos. Sendo o aluno e professor elementos fundamentais no processo educativo, mas que deve usufruir de tais ferramentas, o professor enquanto mediador do conhecimento e o aluno como o educando de tal processo.
Necessidades de formação
	
Observa-se uma defasagem na formação do professor, no que diz respeito aos aspectos práticos, tais como e elaboração de documentos, o processo de avaliação de seus educandos, a inserção das novas tecnologias de comunicação e principalmente a crença de que o professor também é um sujeito em formação, que deve buscar novos conhecimentos, novas metodologias e deve estar abertos as mudanças que chegam para melhorar a qualidade do ensino ofertado.
Muito se fala nos novos desafios na área educacional, como anteriormente citado, entretanto, muitos desses desafios persistem pela resistência à mudança, apresentada por muitos docentes, sobretudo por aqueles que se encontram há muito tempo na área. Desta forma, é preciso sim investir na formação continuada dos docentes, mas também é preciso que eles compreendam a importância de tais formações, as realizem com entusiasmo e apliquem-nas em seus cotidianos.
A realidade educacional brasileira chegou a um determinado ponto que não há mais espaço para retroceder, só podemos caminhar para as mudanças positivas, para uma verdadeira transformação do sistema educativo, e os professores devem tomar a liderança para que tal mudança aconteça.
Expectativas de formação
Cursar o Mestrado representa para mim a realização de sonho. Desde o primeiro dia de minha graduação, venho estudando todos os dias para este momento, nunca me distanciei do mundo universitário, e pretendo que assim seja, pois compreendo-me como uma pesquisadora e sinto que minha missão é contribuir para a transformação do sistema educativo brasileiro. É certo que recursos financeiros e humanos para transformação já temos, então o que falta agora é o conhecimento cientifico que embase as melhores metodologias a serem utilizadas.
Durante o curso pretendo aprofundar meus estudos sobre a educação e sobre como se dá o processo de aprendizagem, tornando-me uma docente melhor e mais preparada para enfrentar os diversos desafios que possam surgir. Posteriormente, pretendo aprofundar meus estudos acerca da formação docente, para que possa contribuir com a transformação do sistema educativo brasileiro.
Além disso, espero melhorar meu reconhecimento profissional, e meu ganho financeiro. Futuramente, espero ainda ingressar na carreira de docente universitário, possibilidade que emerge com a formação no mestrado em educação.
1

Continue navegando