Buscar

Trabalho I - Resp Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DA DECISÃO ANEXADA, IDENTIFICANDO OS ELEMENTOS, AS FUNÇÕES E A CLASSIFICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL QUANTO AO FATO GERADOR, FUNDAMENTO E AGENTE
Os elementos ou pressupostos gerais da responsabilidade civil são os seguintes: conduta ou ato humano, nexo de causalidade e o dano ou prejuízo.
No presente caso os elementos foram a morte da filha da autora, que foi atingida por disparos efetuados a esmo em confronto entre policiais e suspeitos, por conduta imprudente dos agentes do Estado, gerando assim um dano que dá razão ao pedido de indenização por danos morais, bem como pelas despesas do funeral, e pensionamento dos pais por morte de filho menor. 
O instituto jurídico do dano moral tem três funções básicas: compensar alguém em razão de lesão cometida por outrem à sua esfera personalíssima, punir o agente causador do dano, e, por último, dissuadir e/ou prevenir nova prática do mesmo tipo de evento danoso.
Desta forma, as três funções básicas no presente caso foram: a fixação de pensão mensal dos pais, uma vez que a vítima contava com 14 anos na época dos fatos e não exercia atividade laborativa, assim sendo, a Jurisprudência do STJ firmou-se no sentido de que a pensão mensal deve ser fixada adotando-se por base a renda percebida pela vítima no momento em que ocorrido o ato ilícito. Todavia, em casos em que a vítima não exerce nenhuma atividade laborativa remunerada, a pensão deve ser fixada em valor em reais, equivalente a um salário mínimo e paga mensalmente. 
A Jurisprudência do STJ firmou-se ainda, com relação à necessidade de comprovação das despesas com o funeral, no sentido da inexigibilidade da prova da realização dos gastos “primeiro em razão da evidência do fato do sepultamento, segundo pela insignificância no contexto da lide, quando limitada ao mínimo previsto na legislação previdenciária; e, em terceiro, pelo relevo da verba e sua natureza social, de proteção à dignidade humana" (REsp nº 625.161, Rel. Min. Aldir Passarinho Júnior, Quarta Turma, DJ 17.12.2007). No caso, a esse título (despesas com funeral), vale asseverar que o Estado foi condenado ao pagamento de apenas R$ 200,00 (duzentos reais), em observância ao princípio da congruência (e-STJ fl. 264). 
Em síntese, a responsabilidade civil é classificada pela doutrina tanto em função da culpa (responsabilidade objetiva e subjetiva), como também em função da natureza (responsabilidade contratual e extracontratual).
No caso em comento, está claro que a responsabilidade civil foi em função da culpa, ou seja, responsabilidade objetiva e subjetiva.

Outros materiais