Buscar

PERSONALIDADE JURÍDICA EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERSONALIDADE JURÍDICA EMPRESARIAL
Personalidade jurídica é a ideia de que uma pessoa, seja física (pessoa natural), seja jurídica (empresa, ente público, associação sem fins lucrativos) tenha capacidade de adquirir direitos e contrair deveres na sociedade (direito civil) quando um indivíduo deixa de ser apenas pessoa física e por meio de um processo de regularização torna-se uma pessoa jurídica perante a sociedade, respondendo pelos direitos e deveres da sua empresa
Para fins práticos, no caso de empresas, temos que a personalidade jurídica confere à sociedade uma existência diversa em relação aos sócios, sendo então uma entidade jurídica individualizada e autônoma.
Adquire-se a personalidade jurídica pela inscrição do ato constitutivo da sociedade no registro próprio:
- Na Sociedade Empresária: Registro Público das Empresas Mercantis (Junta Comercial); e
- Na Sociedade Simples: Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
A extinção da personalidade jurídica ocorre com a averbação da dissolução e respectiva liquidação da sociedade no mesmo órgão de registro de sua abertura.
Os efeitos advindos da personalidade jurídica decorrem do fato de a sociedade constituir: nome próprio, patrimônio próprio, domicílio próprio, etc., acarretando desta forma, a separação patrimonial da sociedade em relação aos seus sócios, para efeitos de responsabilidade quanto às obrigações assumidas pela sociedade.
.
Pessoa jurídica é uma entidade que possui direitos e deveres reconhecidos pelo Estado. O termo se refere a empresas, governos, organizações ou qualquer outra entidade que possua uma finalidade específica.
O conceito é aplicado para uma personalidade jurídica independente e diferenciada para cada um dos seus membros, mesmo quando a entidade é formada por mais de uma pessoa jurídica.
Isso quer dizer, portanto, que a Justiça e o Estado representam a pessoa jurídica, a qual responde pelos atos praticados. De forma mais nítida o significado disso é que, a priori, a pessoa jurídica e a pessoa física que compõem esta entidade não se confundem.
Contudo, apesar dessa separação ser bem explanada, a Justiça pode responsabilizar membros de uma pessoa jurídica de maneira individual.
Por exemplo, quando fica provado que algum ato ilegal aconteceu devido a alguma decisão de um dos gestores da empresa. Assim sendo, tanto a empresa, quanto o empresário podem prestar satisfações à justiça.
Pessoas Jurídicas: tipos
A pessoa jurídica possui mais de uma classificação, de acordo com o Código Civil. Elas são classificadas levando em conta o forma como são constituídas e segundo as leis correspondentes.
Assim sendo, a pessoa jurídica é classificada em: pessoa jurídica de direito público interno, pessoa jurídica de direito público externo e pessoa jurídica de direito privado.
Pessoa jurídica de direito público interno
São aquelas que representam juridicamente a União, os estados e os municípios. Além disso, correspondem também às autarquias e a todos os órgãos de administração público.
Pessoa jurídica de direito público externo
Se refere aos Estados estrangeiros e organismos internacionais. A Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) são alguns exemplos deste tipo de pessoa jurídica.
Portanto, elas têm como base as normas do direito internacional. Essas regras são reconhecidas pela legislação interna brasileira.
Pessoa jurídica de direito privado
Para que possa existir, a pessoa jurídica de direito privado precisa ser registrada, de maneira formal, nos órgãos competentes. Dessa forma ela vai existir perante a lei.
Assim sendo, os registros mais utilizados são o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e as inscrições municipais e estaduais. Portanto, é chamado de constituição o ato jurídico que representa o trâmite administrativo para que uma pessoa jurídica seja criada.
Um outro aspecto é que dependendo da origem dos recursos usados na constituição da pessoa jurídica, ela classifica em estadual ou particular.
A primeira conta com a participação do poder público. Alguns exemplos são as sociedades de economia mista e as empresas públicas. Enquanto isso, a outra possui apenas recursos particulares.
Dessa forma, a legislação brasileira classifica as pessoas jurídicas de direito privado em seis tipos:
· Associações
· Sociedades
· Fundações
· Organizações religiosas
· Partidos políticos
· Empresas individuais de responsabilidade limitada
Pessoa jurídica e pessoa física: qual é a diferença
O conceito de pessoa física se refere a um indivíduo concreto, o ser humano. Já a pessoa jurídica diz respeito a um sujeito abstrato.
Saiba mais sobre a diferença dos dois termos em
Os dois conceitos são utilizados frequentemente e enquanto um se refere ao ser humano em si, o outro diz respeito à uma empresa ou qualquer entidade que possui uma finalidade específica.
Muitas vezes, alguns termos são usados com frequência no dia-a-dia, mas muitas pessoas não sabem exatamente o significado daqueles conceitos.
qual é a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica?
Sim, há uma diferença e, apesar dos termos se assemelharem na nomenclatura, eles não significam a mesma coisa.
· Pessoa física: diz respeito a um indivíduo concreto
· Pessoa jurídica: se refere a um sujeito abstrato
De maneira mais explicada, a pessoa jurídica pode ser definida como uma entidade que reúne pessoas e patrimônio com algum objetivo. Assim sendo, alguns exemplos do conceito são as empresas, as associações, as fundações, os partidos políticos e as igrejas.  Além deste, há uma série de outros que possuem essas características.
Em contrapartida, o termo pessoa física representa todos os seres humanos enquanto indivíduos. Portanto, o conceito jurídico é para estipular os direitos e deveres de uma pessoa, desde seu nascimento até a sua morte.
Assim sendo, o ser humano já adquire o status de pessoa física assim que nasce. Apesar de o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ser o registro dos cidadãos para fins fiscais, não há a necessidade de existência do documento para adquirir a nomenclatura.
A pessoa jurídica, no entanto, para que possa existir legalmente precisa ser criada e registrada diante dos órgãos competentes. Dessa forma, os documentos mais comuns de serem utilizados neste caso é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e as inscrições municipais e estaduais.
Quais são as duas formas de pessoa jurídica?
O Código Civil (Lei 10.406/2002) faz distinção entre dois tipos de pessoas jurídicas: as de direito público e as de direito privado.
Quais são os tipos de pessoa jurídica de direito privado?
São pessoas jurídicas de direito privado: as associações; as sociedades e as fundações. Iniciam sua personalidade jurídica com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização do Poder Executivo. Ver artigo 44 e seguintes do Código Civil.
Quando se inicia a personalidade jurídica?
A pessoa jurídica vai adquirir sua personalidade a partir da inscrição do ato constitutivo no respectivo registro.
São consideradas pessoas jurídicas de direito privado exceto?
 As fundações. As sociedades. As associações. As organizações religiosas.
Quais são as três divisões de pessoas jurídicas?
As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

Continue navegando