Buscar

N2 Prova COMUNICAÇÃO

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. O tempo é um dos fatores principais no que diz respeito às mudanças ocorridas na língua. Um exemplo disso, é que a muito tempo atrás havia a expressão “vossa mercê”, que foi se modificando com o uso dos próprios falantes da língua e sofrendo um processo de economia linguística - que resultou na expressão “você”.
 
Sobre o texto apresentado na questão e os conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa correta a respeito do tipo de mudança sofrida na língua influenciada pelo fator tempo:
	
	
	Social.
	
	
	Histórica.
	
	
	Verbal.
	
	
	Tecnológica.
	
	
	Climática.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Além dos tipos de comunicação — institucional, mercadológica, administrativa e interna —, é importante destacar as interfaces da comunicação organizacional. Em outras palavras, a forma como cada um dos tipos de comunicação pode ser utilizada.
 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresenta as dimensões da comunicação organizacional:
	
	
	Humana, instrumental e estratégica.
	
	
	Externa, instrumental e estratégica.
	
	
	Humana, externa e estratégica.
	
	
	Humana, instrumental e externa.
	
	
	Humana, instrumental e instantânea.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Uma das cinco estratégias de Halliday e Hasan (1976) diz respeito à seleção e ao uso de palavras que se relacionam entre si, articulando as ideias de maneira que a forma e o conteúdo do texto estejam harmoniosamente organizados.
Fonte: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Logman, 1976.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta a estratégia à qual se refere a definição apresentada:
	
	
	Coesão lexical.
	
	
	Referência.
	
	
	Substituição.
	
	
	Conjunção.
	
	
	Elisão.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. A comunicação mercadológica das organizações é composta de uma mensagem persuasiva, elaborada com base nas necessidades do público ao qual se destina e por meio dos canais a que o público tem acesso. É interessante notar, ainda, a existência de uma comunicação mercadológica voltada para as pessoas que compõem as organizações.
 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado no livro, assinale a alternativa que apresente o termo que define comunicação voltada aos colaboradores, clientes internos:
	
	
	Endomarketing.
	
	
	Marketing de relacionamento.
	
	
	Marketing Direto.
	
	
	Merchandising.
	
	
	Marketing Social.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Leia o trecho a seguir:
“[...] o conjunto de estratégias de sequencialização responsável pelas ligações linguísticas relevantes entre os constituintes articulados no texto” (OLIVEIRA, 2017, p. 195).
Fonte: OLIVEIRA, M. R. Linguística textual. In: MARTELOTTA, M. E. Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
Considerando a citação apresentada e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta o termo ao qual a citação se refere:
	
	
	Coesão textual.
	
	
	Coerência Textual.
	
	
	Hipertexto.
	
	
	Norma culta.
	
	
	Escolarização.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. A intertextualidade é um fenômeno linguístico bastante estudado que diz respeito à relação existente entre os textos. Atualmente, todos os textos criados tem alguma intertextualidade com outros textos criados no passado, e isso pode se dar de forma direta ou indireta.
 
Considerando a informação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Segundo Kristeva (1969), todo texto deve ser original e não deve apresentar menções a textos anteriores.
 
PORQUE
 
II. Existem em muitos textos menções a outros textos já proferidos anteriormente.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	
	A asserção I e II são verdadeiras, mas não apresentam relação entre si.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Em um dos três tipos de domínio da coerência textual é possível perceber como características o uso coerente de recursos gramaticais e a seleção adequada de palavras e expressões, a fim de esclarecer sobre o ocorrido, não havendo contradição em nenhum momento. Neste caso, o texto progride com novas informações sendo acrescentadas, o que contribuiu para a progressão textual e, consequentemente, para a coerência textual.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que indica o tipo de domínio ao qual o trecho acima se refere:
	
	
	Domínio Linguístico.
	
	
	Domínio Político.
	
	
	Domínio Pragmático.
	
	
	Domínio Extralinguístico.
	
	
	Domínio Estrangeiro.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Podemos exemplificar o hipertexto pelas mensagens instantâneas enviadas e recebidas por meio de sites de relacionamentos, como o Facebook e o Twitter; ou de aplicativos de comunicação, como o WhatsApp e o Telegram. Dessa forma, surgem novos gêneros textuais, propiciados pela emergência das tecnologias digitais.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta as características que impulsionaram os novos gêneros textuais:
	
	
	Hipertextualidade e multimodalidade.
	
	
	Hipertextualidade e unimodalidade.
	
	
	Aumento do envio de cartas e aumento de reuniões presenciais.
	
	
	Maior uso da norma culta e diminuição da linguagem coloquial.
	
	
	Unimodalidade e maior uso dos aplicativos de comunicação.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. A variação linguística acontece devido ao fato de a língua pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. No Brasil, por exemplo, temos como idioma oficial o português, porém este pode sofrer diversas variações.
 
Sobre o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa correta no que diz respeito à Variação Diatópica (regional):
	
	
	É a variação relacionada a quantas línguas diferentes o falante conhece.
	
	
	É a variação relacionada ao local que o falante vive.
	
	
	É a variação relacionada ao grupo social, ao gênero, à classe econômica etc.
	
	
	É a variação relacionada ao local onde vivem os familiares do falante.
	
	
	É a variação relacionada à situação de comunicação que o falante esteja.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Os autores Halliday e Hasan (1976) destacam cinco estratégias linguísticas de coesão textual que devem estar presentes na elaboração de um texto. Desta forma, este estará coeso e organizada para apresentar coerência ao leitor.
Fonte: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Logman, 1976.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta as cinco estratégias às quais os autores se referem:
	
	
	A referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical.
	
	
	O autor, a referência, a elisão, a conjunção e a coesão lexical.
	
	
	A referência, a substituição, a elisão, a conjunção e a coerência lexical
	
	
	A escolarização, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical
	
	
	O leitor, a substituição, a elisão, a conjunção e a coesão lexical.

Continue navegando