Buscar

Produção Textual e Gêneros Discursivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Produção Textual 
Unidade 4
1) Bakhtin (1997) argumenta que a diversidade dos gêneros discursivos é imensa, justificando que as possibilidades da atividade humana são inesgotáveis. Assim sendo, ele considera que, em cada esfera da práxis, pode [...].Aponte a alternativa correta.
a. Existir todo um repertório de gêneros discursivos que se diferencia e cresce à medida que se desenvolve, tornando mais complexa a própria esfera.
b. Todas as alternativas estão incorretas.
c. Existir todo um repertório de gêneros discursivos semelhantes e à medida que se conhece pode tornar complexa a própria esfera.
d. Existir diferentes formas comunicativas, no entanto nunca se expandem. Assim sendo, os gêneros textuais mantêm sua tipologia e tornam-se simples para trabalhar em sala de aula.
e. Existir variadas esferas discursivas, mas cada uma tem tipologia específica.
2) Brito (2014) relatou em sua pesquisa que a produção escrita no contexto escolar, o produto escrito (o texto fechado sobre si mesmo) encontra-se em crise, isto é, apresenta falhas de textualidade e problemas na escrita. O autor compreende que produção textual não é um mero produto final do processo de textualização. Assim, poderíamos dizer que produção de texto é [...]. Assinale a alternativa correta.
a. É um produto final, no entanto, o contexto social é avaliado para a interpretação do texto escrito.
b. É um processo de estrutura e organização da leitura e escrita.
c. É um processo e não produto; pensar a linguagem na sua dimensão dialógica intimamente ligada a fatos sócio-históricos.
d. É um processo estrutural e linguístico, um acontecimento a ler e a escrever de acordo com a Linguística Textual.
e. Todas as alternativas estão incorretas.
3) Cardoso e Costa Val (2014) trabalham com a produção de textos escritos a partir da concepção de linguagem como discurso ou enunciação. Elas apontam a perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bernard Schneuwly, o qual considera que a atividade de linguagem, na produção textual, se desenvolve por meio de um conjunto de operações mentais, que são realizadas em três níveis ou instâncias.Aponte-as.
a. A criação de uma base de orientação; o planejamento do texto; a linearização.
b. A criação de uma base de orientação; o planejamento do tema e do gênero textual.
c. A criação de uma base de orientação; a linearização; a discursividade.
d. A criação de uma base de orientação; o planejamento do texto; a linearização.
e. A criação de uma base de gênero textual; o planejamento estrutural do texto; a linearização.
4) Cassana (2013) desenvolveu um trabalho e analisou uma tirinha, gênero textual HQ, sob diferentes perspectivas teóricas e aponta que o embasamento teórico que o professor adota em sua prática pedagógica reflete em todo o seu trabalho em sala de aula, tanto com leitura e interpretação de textos quanto com produção textual. Observe a tirinha: 
Miguelito usa a conjunção adversativa “mas”, cujo uso, textualmente, está sempre relacionado à expressão de duas ideias contrárias. No entanto, ele não está dizendo nada ao contrário, adverso ao que foi dito anteriormente, apenas insinua, pelo seu conhecimento de mundo, o que passa normalmente na televisão. A forma como as outras orações são encadeadas é vista, pela ótica da Linguística Textual, como organizadores textuais e estabelecem relações de coesão. No âmbito da AD, o vocábulo “mas” não pode ser considerado apenas um índice que expressa uma adversidade, que demonstra duas expressões em contradição. Assinale a alternativa correta.
a. Miguelito usa a conjunção adversativa “mas”, cujo uso textualmente está correto dentro das normas da língua padrão.
b. O “mas” é um indicador de uma oposição. O discurso de Miguelito demonstra certa insatisfação com os programas e publicidades veiculados pela mídia.
c. O “mas” não é um indicador de uma oposição, mas a demonstração, no discurso do sujeito: a incidência de uma formação discursiva (mídia) que prega o consumo exagerado no discurso do sujeito.
d. O “mas” não é um indicador de uma oposição. O discurso de Miguelito demonstra certa insatisfação com a visita de Mafalda ao interromper seu momento de lazer diante da televisão.
e. O “mas” atua, no discurso em questão, antecipa a insatisfação de Miguelito quanto à presença da Mafalda, ele deseja que ela pare de falar.
5) De acordo com Cardoso e Costa Val (2014), cada uma das instâncias da produção – da criação da base de orientação até o envio do texto pronto para o leitor pretendido – pode ser destacada e trabalhada na sala de aula, para que o aluno entenda e domine o processo de escrita. As autoras consideram que a perspectiva enunciativo-discursiva da produção de textos seja mantida nas práticas pedagógicas, promovendo as interações entre os sujeitos. Elas apontam uma sugestão para a produção da escrita no contexto escolar. Assinale a alternativa correta.
a. Por meio de projetos, os textos serão selecionados de acordo com o gênero solicitado pelo professor. Posteriormente, reescritos para avalição final.
b. Por meio de projetos, os textos serão produzidos para diferentes interlocutores, com diferentes objetivos, em diferentes situações, de modo semelhante ao que acontece em interações fora do contexto pedagógico.
c. Por meio de produção coletiva de textos. Exposição em sala de aula e intercâmbio de atividades entre outros anos escolares/séries escolares.
d. Todas as alternativas estão incorretas.
e. Por meio de planejamento, os textos serão produzidos para avaliação do professor e posteriormente classificados para exposição em sala de aula.
6) Dolz e Schneuwly (2004) enfatizam que o ensino de uma determinada língua deve se dar numa perspectiva interacional. Toda e qualquer ação deve considerar o contexto histórico e social em que as atividades linguísticas ocorrem. Os autores propõem um estudo em forma espiral, ou seja, os conteúdos devem ser constantemente retomados. Esse conjunto de atividades denomina-se [...].Aponte a alternativa correta.
a. Sequência textual.
b. Sequência metodológica.
c. Sequência didática.
d. Sequência discursiva.
e. Sequência tipológica.
7) Figueiredo-Gomes e Souza (2015, p. 49) defendem a ideia de que, nas diferentes esferas de comunicação humana, as formas de interação diferem, acarretando assim uma vasta variedade de gêneros, pois elas “[...] estão sempre relacionadas com a utilização da língua, a riqueza e a variedade dos gêneros”. O conceito de esferas de comunicação de Bakhtin (1997) foi amplamente debatido, chegando a ser modificado e ampliado por alguns estudiosos, recebendo, inclusive, outras denominações. Como Marcuschi denomina o conceito de “esferas de comunicação” de Bakhtin?
a. Domínio enunciativo.
b. Domínio discursivo.
c. Domínio linguístico.
d. Domínio de gêneros textuais.
e. Domínio comunicativo.
8) Orlandi (1995) afirma que, quando a relação sujeito/língua/história se dá num fazer puramente mecânico, estanque, que parte de um comando, sem reflexão e sem significação, há comprometimento da linguagem. Aponte um dos aspectos negativos quando o processo mecânico da escrita de texto recai no entendimento da língua enquanto sistema de signos, domínio das regras, naturalizando o sentido de que texto se resume à organização empírica de imagem, espaço, som, letras e organização. Assinale a alternativa correta:
a. A leitura e a escrita são processos interligados; quem lê bem escreve bem porque segue a estrutura da língua.
b. A história de leitura dos interlocutores e a historicidade constitutiva do texto é valorizada.
c. A história de leitura dos interlocutores e a historicidade constitutiva do texto é apagada.
d. A história de leitura dos interlocutores e a historicidade constitutiva do texto é reestruturada.
e. A produção textual em sala de aula está intrinsicamente ligada aos textos de apoio do livro didático e estes são sempre contextualizados social e historicamente.
9) Orlandi (2004) afirma que o texto é visto enquanto uma unidade de sentidos que não se significa por si só, mas em sua historicidade constitutiva, entendida comoos meandros do texto, o seu acontecimento como discurso e o trabalho dos sentidos nele. A AD considera o texto [...]. Assinale a alternativa correta.
a. A AD preocupa-se com a organização textual e organiza as informações apresentadas ao texto.
b. A AD interessa-se por aquilo que o texto organiza em sua estrutura sintática em relação à ordem da língua e das coisas.
c. A AD interessa-se por aquilo que o texto organiza em seus significados e significantes em relação à ordem da língua e das coisas.
d. A AD compreende o texto como uma unidade de sentido que permite dar visibilidade ao discurso, o qual é afetado pelas condições de produção.
e. A AD preocupa-se com a organização empírica do texto, que tem ‘começo, meio e fim’.
10) Possenti (1998, 2006), Marcuschi (2008), entre outros estudiosos da linguagem, tecem alguns comentários sobre as práticas atuais de ensino de línguas, e que muitas escolas ainda se estruturam em práticas pedagógicas estruturalistas para desenvolver o trabalho com produção textual em sala de aula. Aponte a alternativa correta.
a. Os autores desconsideram as práticas de ensino de língua como atividades tradicionais, ‘redações’ ou ‘produção de texto’, feitas sobre uma temática qualquer, e apenas para cumprir com um conteúdo programático.
b. Os autores compreendem a linguagem em seu funcionamento discursivo, ou seja, a escola precisa romper com a compreensão de que a leitura e a escrita se destinam à pura expressão do pensamento e à comunicação.
c. Os autores consideram as práticas de ensino de produção textual como atividades tradicionais, elaboradas a partir das instruções do livro didático e destinadas a cumprir com um conteúdo programático, como atividades dissociadas do contexto social de linguagem.
d. Os autores consideram que a filiação teórica tradicional pressupõe as práticas de ensino de língua; assim sendo, o trabalho com o texto escrito como algo mecânico, pautado em um movimento de atividades repetitivas, é desmotivador para os alunos.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando